Conteúdos
Você já ouviu falar na aceleração digital? Esse termo tem chamado a atenção de gestores e de companhias de todas as áreas ao redor do mundo, sendo importante conhecer sobre o tema para se manter alinhado às tendências do mercado.
Os efeitos da aceleração digital são diversos e podem determinar o sucesso ou o fracasso dos negócios da companhia — afinal, é preciso se adaptar às novas realidades para continuar competitivo.
Pensando em ajudar você a compreender sobre o tema, elaboramos este post com as principais informações que você precisa saber sobre aceleração digital. Preparado? Então vamos lá!
O que é a aceleração digital?
A aceleração digital é um processo que visa a implementação da mentalidade digital em todas as áreas de uma companhia, independente do produto ou serviço oferecidos pela empresa — ele pode ser, inclusive, o mais analógico possível.
O que deve ser considerado é se os processos usados para a produção e comercialização obedecem à lógica do mundo digital, ou seja, de alterações ágeis, flexibilidade, respostas instantâneas e rapidez.
Dessa maneira, podemos dizer que a aceleração digital é um processo em que as empresas utilizam a tecnologia a fim de melhorar o seu desempenho, garantir melhores resultados e aumentar o alcance. Ou seja, é uma alteração na estrutura da companhia por meio da tecnologia.
Qual é o seu impacto nas empresas?
A tecnologia, de maneira geral, muda as nossas vidas a cada dia, afinal, as coisas se tornaram mais ágeis e o volume de informações que são recebidas a todo o momento aumenta cada vez mais.
Mais um ponto relevante é que a vida da sociedade se tornou mais fácil com o surgimento da tecnologia, já que produtos e serviços automatizados proporcionam uma comodidade que nem sequer era imaginada há alguns anos. Hoje em dia, as empresas precisam se adaptar à tecnologia para que elas consigam suprir as demandas da sociedade.
Contudo, por outro lado, também surgem novos desafios para as companhias, especialmente porque é preciso estar preparado para lidar com a digitalização. Assim, com a evolução da tecnologia, surgem tanto novas soluções quanto problemas que exigem atenção.
Como se adaptar a essa nova realidade?
As companhias que desejam se adaptar a essa nova realidade devem adotar medidas que tem como objetivo a aceleração digital. A seguir, vamos apresentar quais são elas.
Automação de atividades
Ao realizá-la os colaboradores não precisam mais perder tempo em atividades que podem ser feitas de forma mais rápida e precisa por uma máquina. Assim, eles podem se concentrar em atividades mais estratégicas.
Avaliação de métricas e indicadores
Ao usar as ferramentas disponíveis no meio online, fica mais fácil avaliar métricas e indicadores, bem como acompanhar o desempenho das equipes. O que possibilita que os líderes tenham uma gestão estratégica e adotem decisões mais precisas.
Integração de sistemas
Integrar diferentes sistemas é uma maneira de ampliar o conceito de colaboração e fazer com que todos trabalhem em sintonia.
Como os gestores devem se preparar para isso?
A aceleração digital deve vir do topo, ou seja, dos gestores. Assim, é preciso estabelecer um plano e liderar sua execução para atingir os resultados esperados.
Hoje em dia, a liderança digital requer a capacidade de reimaginar e reinventar o negócio em si. Para isso, é fundamental estudar sobre o tema, já que se trata de uma decisão que se espalha por todas as decisões estratégicas e processos da empresa.
Agora que você já sabe o que é a aceleração digital e como lidar com esse desafio na empresa, lembre-se de que ela não está relacionada apenas à tecnologia, mas sim com a estratégia. Dessa forma, é preciso que os gestores compreendam esse processo e se preparem para as economias do futuro.
Gostou das dicas que apresentamos neste post? Então curta nossa página no Facebook!