Conteúdos
Existem diferentes métodos de gestão. Quem já é empreendedor ou busca empreender precisa conhecer cada um deles para decidir qual adotar em seu negócio. Um modo de gerenciar é a administração por objetivos (APO) — tradução do termo Management by Objectives (MBO) — idealizado por Peter Drucker em sua obra Practice of Management, de 1954.
Neste post explicaremos como funciona a APO, quais são suas vantagens e como essa metodologia pode ser aplicada em uma empresa. Acompanhe a leitura e entenda melhor esse conceito!
O que é administração por objetivos?
É uma metodologia em que gestores e colaboradores trabalham juntos para traçar os objetivos de um negócio, definindo quais são as metas de cada um da equipe para obter o resultado pretendido. Em resumo: quando os profissionais cumprem suas metas individuais, é possível alcançar o objetivo da empresa.
Na APO, fica estabelecido quais são as atribuições de cada colaborador em relação ao resultado que se espera obter. Dessa forma, essa é uma ferramenta interessante para avaliar como cada um trabalha de forma individual e coletiva, o que ajuda o gestor a ter uma visão clara do desempenho do seu time.
Trata-se de um modelo de gestão que prioriza a participação das equipes no planejamento das etapas, na definição das responsabilidades de cada um e de quais estratégias serão utilizadas. Portanto, há um maior envolvimento dos profissionais com os resultados da organização.
Quais são as vantagens da APO?
A administração por objetivos traz uma série de benefícios para a empresa, como:
- colaboradores mais engajados com a organização, o que aumenta a produtividade;
- valorização das competências individuais, pois as atividades são distribuídas de acordo com o talento e experiência de cada um;
- incentivo ao trabalho em equipe, o que contribui para a redução de conflitos no ambiente organizacional;
- o gestor passa a conhecer os talentos da sua equipe, o que possibilita traçar planos de carreira mais direcionados a fim de reter os melhores profissionais;
- como os profissionais participam da definição dos objetivos, sentem-se mais motivados para propor ideias, colaborando para a cultura da inovação na empresa.
Como aplicar a APO?
Agora que você já conhece a definição desse método de gestão e suas vantagens, deve estar curioso para saber como ele pode ser aplicado em um negócio. Confira a seguir os passos para a APO ser colocada em prática.
Estabeleça os objetivos do negócio
Esse é o primeiro passo, que deve definir os objetivos que terão um impacto significativo nos resultados da empresa.
Determine as metas dos colaboradores
Com o objetivo definido, chega o momento de traçar as metas, que devem ser mensuráveis, alcançáveis e ter um prazo para sua realização.
Depois, é necessário que cada profissional assuma as atividades de cada etapa proposta de acordo com seu conhecimento, suas habilidades e sua experiência. É o momento de transmitir as tarefas com extrema clareza para que os profissionais saibam o que a empresa espera deles.
Monitore o progresso
Após distribuir as atividades, os gestores devem acompanhar o desempenho dos profissionais e intervir sempre que necessário.
Avalie os resultados
Ao final do processo, os colaboradores e superiores devem se reunir para avaliar os resultados e para dar feedback para a equipe. É preciso ainda que a empresa recompense os profissionais que mostraram bom desempenho.
A administração por objetivos é uma metodologia que vai engajar e motivar os colaboradores, contribuindo para que trabalhem em sintonia. Isso melhorará os resultados de um negócio.
O nosso post foi útil para você? Quer ficar por dentro de outros conteúdos com a mesma temática? Basta assinar a nossa newsletter!