Agile marketing: saiba como aprender e aplicar esse conceito

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Diante das transformações de mercado e do novo comportamento dos consumidores, tornou-se imprescindível adotar processos mais eficazes e aumentar a produtividade das equipes no ambiente de trabalho.

Nesse contexto, o marketing tem adotado novas estratégias para agir de forma mais rápida e extrair o melhor das pessoas e dos recursos disponíveis nas empresas. É aí que entra o Agile Marketing, estratégia que veio para colocar as equipes na era digital e tornar os processos mais inteligentes e ágeis.

Para que você saiba mais sobre o assunto, explicaremos melhor o conceito de Agile Marketing e como aplicá-lo. Acompanhe a leitura e confira!

O que é o Agile Marketing e como funciona?

Adaptado da área de desenvolvimento de softwares para os demais setores, o Agile Marketing é uma forma de gerir projetos aplicando ciclos curtos de trabalho, de modo incremental e interativo. Para que, dessa forma, ocorram otimizações contínuas nas estratégias de marketing de uma empresa.

Em outras palavras, trata-se de um conjunto de valores, princípios e ações que deixam as estratégias mais eficientes e adaptáveis às mudanças do mercado. Assim como permitem superar as crenças limitantes, fazendo com que as empresas respondam rapidamente, de maneira colaborativa e focada no consumidor.

A metodologia proporciona uma entrega completa ao consumidor final e evita estagnação frente às mudanças do mercado e do comportamento do cliente, devido às estratégias, que se transformam constante e rapidamente. Por isso, ela causa impacto diretamente na cultura da organização e no perfil dos colaboradores.

Como é possível aplicar o Agile Marketing na prática?

Em geral, ser ágil em projetos de marketing significa oferecer oportunidades de negócio ou soluções para dificuldades do cotidiano de forma criativa e efetiva aos clientes. Por meio do uso de dados, informações e análises como base para a tomada de decisão, ou da implementação de testes.

Nesse cenário, algumas metodologias específicas, conhecidas como frameworks, têm crescido e se difundido cada vez mais. Afinal, simplificam a gestão, o desenvolvimento e a entrega de projetos e produtos complexos. Confira a seguir!

Scrum

Esta é uma das metodologias mais utilizadas no Agile Marketing. O objetivo é gerar insights para aprimorar o trabalho realizado em tempo real, possibilitando entregas em menor tempo com mais valor agregado para o cliente.

Além disso, os ciclos de produção são melhorados com o conceito de sprint — que consiste em uma técnica de organização da própria metodologia, concentrando-se no andamento da estratégia ou campanha.

Kanban

Este é um sistema visual que emprega cartões coloridos para apontar as seguintes tarefas:

  • Pendentes;
  • Em andamento;
  • Já finalizadas.

Com uma visão total do fluxo de atividades de um projeto, colaboradores e gestores conseguem monitorar completamente o processo. Desse modo, é possível determinar as urgências e prioridades, focando sempre o cliente final.

Lean

Aqui, a ideia é aplicar processos simples e enxutos. Esse tipo de gerenciamento evita desperdícios. E, para isso, emprega apenas o estritamente necessário para realizar um trabalho, etapa ou processo. Em geral, tal conceito é excelente para empresas com metas mais específicas ou equipes menores.

Como o curso de Pós-graduação de Growth Hacking & Agile Mindset pode ajudar?

Está claro que o Agile Marketing é uma metodologia que requer mudanças na cultura, na mentalidade e nos procedimentos. Para isso, é necessário entender a fundo a metodologia, escolher o framework — conjunto de códigos genéricos capaz de integrar partes de um projeto em desenvolvimento — mais adequado ao seu negócio e envolver a equipe nessas mudanças.

Para ajudar a entender e aplicar esse conceito na empresa, o curso de Pós-graduação Digital em Growth Hacking e Agile Mindset da HSM University é um grande aliado. Ele desenvolve técnicas e competências de gerenciamento nos profissionais, que aprenderão a adotar métodos ágeis, construir times de sucesso e estratégias dentro do mindset ágil.

Por fim, colocando tais alterações em prática, o marketing da sua empresa consegue melhorar a performance e a qualidade das entregas. Além disso, é possível otimizar a velocidade da transformação digital que as organizações estão enfrentando neste momento!

Se você gostou do nosso conteúdo, não deixe de conferir como funciona a nossa Pós-graduação Digital em Growth Hacking e Agile Mindset!

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