Análise competitiva: quais os benefícios e como fazer?

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Uma das melhores maneiras para elevar o desempenho empresarial é efetuar uma análise competitiva. A partir dela, você identifica pontos positivos e negativos da concorrência, oportunidades e ameaças.

Ou seja, esse método consiste em observar de perto o comportamento de outras pessoas que atuam no mesmo negócio que o seu. Contudo, não basta apenas ficar de olho nas ações efetuadas. A análise competitiva também fala em montar estratégias com base na visão panorâmica e no entendimento profundo de quem compete com seus negócios.

Percebeu como você ainda pode ter muito a aprender sobre esse conceito? Por isso, preparamos este post para esclarecer a sua definição, importância, benefícios, como colocar em prática, principais métodos envolvidos e de que modo uma pós-graduação pode ajudar. Confira!

O que é análise competitiva?

Esse conceito exige uma visão 360 graus do seu mercado de atuação para efetuar um comparativo com a concorrência. Assim, é possível criar um panorama com pontos negativos e positivos, ameaças e oportunidades percebidas.

Parte desse estudo pode ocorrer ao considerar preços, marketing e forma de distribuição da concorrência direta ou indireta. Dessa maneira, os dados obtidos sinalizam o que pode funcionar ou não no segmento e inspirar boas práticas para um negócio.

Qual é a importância da análise competitiva?

Como visto, efetuar um estudo e ter uma visão panorâmica do segmento é útil para que empresas tenham referenciais. Caso contrário, é como se você andasse no escuro em meio a um mercado muito competitivo. Logo, é natural ter dificuldades ao definir quais direcionamentos seguir.

Diante disso, as decisões tomadas na empresa onde você trabalha também tendem a ser baseadas em achismos, o que eleva os riscos de erro. Da mesma maneira, isso dificulta o refinamento das estratégias adotadas, já que você tem pouco embasamento sobre a concorrência.

Sendo assim, é importante que empresas de todos os portes e segmentos façam uma análise competitiva. Isso é ainda mais recomendado para os setores que lidam com constantes transformações, como o de marketing e inovação. Então, esse tipo de estudo é útil para criar um planejamento estratégico mais robusto.

Quais são os principais benefícios da análise competitiva?

Diferenciais

Ao estudar o mercado de atuação, você compreende como seus concorrentes diretos e indiretos se comportam. Assim, é possível descobrir como preencher lacunas para se destacar e encantar o público. Consequentemente, o seu volume de vendas e a satisfação da clientela tendem a aumentar.

Por exemplo, imagine que a análise competitiva descobriu que o atendimento ao cliente do concorrente X só é bem avaliado presencialmente. Contudo, o oferecido no meio digital deixa a desejar.

Especialmente após obter essa informação, você consegue se diferenciar no mercado ao investir no suporte ao consumidor de primeira e ocupar um espaço que a concorrência foi incapaz. Para isso, é importante ir mais a fundo para descobrir qual o problema percebido pelo público no atendimento e como ele gostaria de ser atendido. Desse modo, você consegue vantagem competitiva.

Inovação

A análise competitiva também beneficia as empresas por possibilitar a inovação em estratégias ainda não aplicadas. Isto é, você percebeu uma demanda por produtos e serviços para vegetarianos que ainda não foi atendida?

Os insights fornecidos por meio desse estudo podem contribuir para a sua inovação no mercado. No entanto, decidir investir nesse segmento sem ter embasamento pode refletir em desperdícios de recursos. Da mesma maneira, ao ignorar inspeções como essas, você tende a desprezar oportunidades de inovação.

Correção de fraquezas

Como visto, a análise competitiva serve para que empresas tenham referenciais. Isso é válido tanto para avaliar o que funciona quanto o que não funciona na concorrência. Então, tal estudo serve como um espelhamento para as ações adotadas na sua empresa.

Por exemplo, você gerencia um e-commerce, cujas métricas evidenciam que a taxa de retenção dos usuários é baixa. Por outro lado, o mesmo não ocorre com quem disputa mercado com você. Então, verifique o que um faz e o outro não. Dessa forma, a corporação corrige possíveis fraquezas.

Como fazer uma análise de competitividade?

Examine a competição e as métricas

O primeiro passo é identificar e escolher alguns concorrentes diretos e indiretos para serem estudados. O critério de seleção pode ser as empresas que integram o mesmo segmento, as de maior proximidade geográfica, as que apresentam ameaça futura etc.

Seja como for, após defini-las, registre informações básicas sobre elas, como nome, localização, principais produtos e serviços, plataformas utilizadas e número de seguidores. Ao estudar as métricas da concorrência, foque nas que sinalizam o crescimento do negócio, como receita, clientes e financiamento.

Analise o produto ou o serviço

É o momento de verificar os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças existentes no que a concorrência oferece. Então, é crucial considerar o detalhamento de características, tecnologia envolvida, preço e bônus. Ficar por dentro disso pode ajudar a entender por que um cliente opta por uma marca ou outra.

Avalie o brand awareness (reconhecimento da marca)

Observe o quanto a marca é legitimada pelo público e quais as estratégias adotadas para atingir isso. Tal resposta pode ser encontrada ao buscar plataformas de redes sociais, sentimento dos clientes e share of voice (visibilidade da empresa nas mídias).

Estude o marketing da concorrência

Identifique quais redes sociais são mais usadas pela concorrência, influenciadores escolhidos para representá-la, conteúdo produzido etc. Além disso, pesquise palavras-chave e hashtags adotadas, ferramentas de atendimento e de venda e outros recursos relacionados.

Quais são os principais métodos de análise competitiva?

  • Análise SWOT — é uma ferramenta objetiva que mapeia pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças de uma marca;
  • Benchmarking Competitivo — efetua uma comparação direta com os concorrentes da corporação;
  • Cinco Forças de Porter — avalia a ameaça de produtos e da concorrência, poder de negociação e de barganha com clientes e fornecedores.

Como uma pós-graduação pode ajudar?

Qualificar-se com especializações ensinem a análise competitiva é fundamental para auxiliar empresas a implementarem refinamentos nas ações e no planejamento estratégico. Como visto, muitos setores passam por transformações constantes, o que exige ainda mais estudos para se adequar às tendências e as demandas do cliente.

Então, entendeu do que se trata a análise competitiva e como a pós-graduação ajuda a colocá-la em prática com mais inteligência? Afinal, é preciso ficar por dentro das tendências, mudanças de mercado e comportamento do consumidor.

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