Conteúdos
Você está buscando formas de otimizar o crescimento da sua empresa, mas enfrenta problemas que deixam esse processo lento e incerto? Há uma solução para isso! Estamos falando do Blitzscaling, conceito ainda pouco conhecido, mas uma tendência para expandir o seu negócio rapidamente.
Ter um empreendimento bem-sucedido, mas que se movimenta devagar é um risco e gera certa margem para os concorrentes tomarem a liderança no segmento. Por isso, é importante inovar em estratégias de negócio e aplicar metodologias ágeis, garantindo vantagem competitiva.
Conheça aqui o conceito de Blitzscaling e quais são as suas etapas para ter um crescimento rápido e saudável.
O que é Blitzscaling?
O conceito foi criado por Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn e membro do conselho da Endeavor Global. Trata-se de crescer um negócio de forma rápida e constante em um nível maior do que os seus concorrentes. Com isso, a empresa alcança uma alta parcela de participação, destacando-se em um mercado que se transforma em ritmo acelerado.
É o mindset empreendedor de construir novos produtos e serviços. Grandes empresas surgiram aplicando essa metodologia — Facebook, Waze, Netflix, Uber, Amazon, PayPal, Airbnb, entre outros. Investir nesse modelo de inovação, portanto, permite alcançar uma estrutura capaz de melhorar os resultados do seu negócio.
Quais são as etapas desse modelo de gestão?
Antes de aplicar esse modelo no seu negócio, é preciso entender quais são as suas etapas, os objetivos propostos e a importância para um crescimento sustentável.
O Blitzscaling é dividido em 5 fases:
- família;
- tribo;
- vila;
- cidade;
- nação.
Confira, a seguir, cada uma delas.
Família
Essa é a fase inicial, na qual se percebe uma oportunidade e o produto ou serviço entra em desenvolvimento. A empresa ainda conta com poucos funcionários e está focada em testar o mercado, colocando o projeto em execução. Para que isso ocorra, é essencial identificar o que será comercializado e para quem — chamamos esse processo de product market fit.
Tribo
Depois dos passos iniciais de planejamento, chegamos à etapa de lançamento — em que o negócio tem uma base maior de colaboradores e especialistas. Aqui, o gestor analisa meios de financiar o negócio. Para isso, são usadas técnicas de aproximação e fidelização do público — redes sociais, SEO, parcerias e virais.
Vila
Nesse momento a empresa já tem uma estrutura adequada, com diversos departamentos e um extenso quadro de funcionários. Há setores responsáveis pelo marketing e processos jurídicos, portanto, tudo se torna mais amplo e complexo. Além disso, os concorrentes já perceberam essa oportunidade de atuação em um empreendimento promissor e iniciam projetos semelhantes.
Cidade
Quando a produção é realizada em grande escala, significa que a marca rompeu as barreiras iniciais e se consolidou no mercado. Assim, são abertas filiais em outros estados e há margem para o negócio global em outros países. No entanto, é fundamental ter equipes preparadas para identificar novas oportunidades e não deixar as burocracias atrapalharem.
Nação
A última fase é o reconhecimento mundial. A empresa atua em diversos países e precisa criar estratégias para suprir as necessidades de cada região e cultura. O objetivo é se tornar referência de mercado no segmento, mas seguir com a sua identidade e cumprindo o que foi idealizado no início do planejamento.
O Blitzscaling é uma tendência inovadora no mercado empreendedor, portanto, o gestor precisa estar preparado para aplicá-la na empresa e gerar crescimento diante da concorrência. É essencial se desprender de técnicas ultrapassadas, dando margem às tecnologias para negócios e aos novos métodos de gerenciamento.
Gostou do artigo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar sempre por dentro das novidades sobre o mundo de gestão e negócios!