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A estratégia comercial é fundamental para orientar a equipe de vendas, uma vez que ela tem como principal finalidade aprimorar os resultados de acordo com as metas que foram definidas para o período.
Para que tudo ocorra conforme o planejado, é preciso contar com uma gestão estratégica para que as metas estejam alinhadas ao momento da companhia, ao modelo de negócio e relacionadas ao planejamento estratégico.
Se você tem interesse pelo tema e quer conhecer as principais informações sobre estratégia comercial, bem como descobrir como um líder pode se preparar para atuar nessa posição, continue a leitura deste post. Vamos apresentar todos os detalhes: não perca!
Quais são as premissas de boas estratégias comerciais?
De maneira geral, podemos dizer que as estratégias comerciais contam com quatro grandes premissas:
- encontrar potenciais clientes;
- conquistar a referida clientela;
- manter os clientes conquistados;
- aumentar as vendas.
Na prática, a estratégia de venda usada pode mudar de acordo com o ciclo de vida da companhia, bem como depende dos produtos ou serviços comercializados pela empresa. Em cada etapa há uma finalidade estratégica e formas de atingir o esperado.
Um negócio que está em fase de validação, por exemplo, precisa reunir esforços para encontrar e conquistar clientes. Nessa etapa, é preciso testar diversos canais de aquisição e se especializar nos que apresentam maior conversão e qualificação dos leads.
Uma empresa mais sólida e que já se encontra no nível máximo de capacidade de atendimento aos clientes, por sua vez, pode optar por uma estratégia comercial voltada para manter clientes e aumentar o valor em vendas.
O que não pode faltar em uma estratégia comercial?
Para a criação de uma estratégia comercial existem alguns pontos que não podem ser deixados de lado. A seguir, vamos apresentar quais são eles!
Estratégias para conquistar clientes
Inicialmente, é preciso saber qual é o público para o qual sua empresa vende para que seja possível criar uma estratégia voltada especialmente para essas pessoas. Para conhecer esse tipo de informação, o recomendado é usar o histórico de vendas ou referências de mercado.
Por exemplo: imagine uma empresa que nota que as pessoas com perfil de cliente ideal não costumam consumir conteúdo pela internet. Nesse caso, pode ser que o Inbound Marketing não seja a melhor solução para atrair clientes.
Estratégias para aumentar as vendas
Durante essa etapa é preciso criar uma estratégia para aumentar as vendas. Nesse momento, não tenha medo de mudar até encontrar a que melhor se aplica a empresa. Afinal, é executando ações que se encontra o melhor plano.
Mapeamento do mercado
Por fim, lembre-se de que fazer o mapeamento também é fundamental, especialmente porque as estratégias comerciais devem estar alinhadas ao timing do mercado e dos clientes.
Qual é o papel do líder na criação e execução da estratégia comercial?
Trata-se de uma figura fundamental em todas as organizações, pois não há sucesso sem uma boa liderança. Durante a criação do planejamento estratégico e no acompanhamento da execução, a participação do líder é imprescindível.
Apesar de hoje em dia já existirem softwares de planejamento estratégico, por exemplo, nada substitui a atuação do gestor. Em pontos como análise de cenários e processo de controle de projetos e metas a figura de um gestor é necessária.
Qual tipo de conhecimento pode ajudar o profissional a se tornar um líder?
Para que seja possível atuar de maneira efetiva como um líder durante a estratégia comercial existem determinados conhecimentos que o profissional deve ter. Afinal, é preciso desenvolver o pensamento estratégico para atuar na gestão comercial e adotar as melhores condutas.
Para obter os conhecimentos necessários para atuar na área, o profissional precisa se especializar. Nesse sentido, a pós-graduação digital em estratégia comercial para a nova economia da HSM University é ideal para quem busca por esse tipo de conhecimento!
Agora que você já sabe como desenvolver uma boa estratégia comercial, não deixe de se especializar se deseja atuar nesse ramo a fim de aprender as técnicas que são necessárias para impulsionar negócios.
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