Business Intelligence: o que é e por que investir?

4 minutos para ler

Há inúmeras razões pelas quais as organizações devem adotar ferramentas de Business Intelligence, cujas soluções podem gerar inúmeros benefícios.

Graças aos recursos de Business Intelligence, é possível que a sua empresa alcance uma visão precisa e holística dos negócios. Com tais ferramentas, os gestores agora têm a capacidade de usar dados para conhecer todos os cenários da organização, desde a jornada de compra do cliente até a área financeira, sem depender de relatórios estáticos e desatualizados.

Pensando em mostrar como o Business Intelligence pode ajudar a sua empresa, fizemos este post para explicar o conceito e demonstrar quais são as vantagens competitivas de tal investimento, a fim de superar a concorrência. Acompanhe!

O conceito e a aplicação de Business Intelligence

Business Intelligence (conhecido por BI, ou Inteligência de Negócios, em tradução literal) refere-se a tecnologias, aplicativos e práticas para a coleta, integração, análise e apresentação de informações relativas ao negócio de uma organização.

O objetivo do Business Intelligence é apoiar melhores tomadas de decisão em uma empresa, por meio de sistemas de informação orientados por dados. Podemos dizer que o BI está intimamente associado à chamada ciência de dados (data science).

Os sistemas de Business Intelligence permitem a visualização de dados em caráter histórico, atual e preditivo das operações de negócios, na maioria das vezes usando informações que foram reunidas em um banco chamado data warehouse (armazém de dados), bem como a partir de dados operacionais.

Aí estão incluídas informações sobre vendas, produção, finanças e muitas outras fontes de dados com o intuito de se chegar ao pleno gerenciamento de desempenho de negócios.

Os motivos que comprovam a necessidade de investir

Confira algumas razões cruciais para adotar de vez o Business Intelligence em sua empresa.

Oportunidade de foco no core business

O core business é o foco de toda a organização, a atividade principal que é a força da empresa. Com o Business Intelligence, é possível reduzir sensivelmente a burocracia, otimizar processos e se concentrar nesse objetivo fundamental da organização para gerar mais resultados.

Com isso, atividades burocráticas e operacionais frequentemente trabalhosas, repetitivas e demoradas são feitas de maneira automatizada. Dessa forma, todos os colaboradores podem se concentrar nas metas e nos objetivos da organização.

Chance de uma gestão baseada em dados

Com muita frequência, as decisões de negócios são tomadas com base em apostas e intuição ― o que representa um risco. Contudo, o Business Intelligence fornece os dados e as ferramentas necessárias para um processo de tomada de decisão quantitativo e orientado.

Analisando as estatísticas de um determinado período, você pode ter uma boa noção de onde a sua empresa estava e para onde ela deve ir. Combinando essas estatísticas com a análise preditiva, é possível ter uma estimativa bem mais clara do que pode acontecer com a sua empresa no futuro e, enfim, tomar as melhores decisões.

Melhoria da eficiência operacional

O Business Intelligence é uma ferramenta essencial para analisar as forças e fraquezas de sua empresa. Como permite uma análise eficiente desde o gerenciamento de estoque, contabilidade, inteligência do cliente até a gestão de pessoas na empresa, é possível aumentar a eficiência operacional e obter uma vantagem competitiva.

Além disso, essa análise de dados permite compreender as tendências de mercado e assumir novos modelos de negócios, técnicas e processos baseados no BI. Tais insights, sem dúvida, refletem diretamente em eficiência operacional.

Tomada de decisão mais estratégica no negócio

Ao agir estrategicamente, as chances de reagir rapidamente às mudanças no mercado são bem maiores. Uma pesquisa realizada pela revista Forbes apontou que as empresas que utilizam análises de BI são 5 vezes mais propensas a tomar decisões mais rápidas do que a média.

Com um sistema bem projetado, você conseguirá obter respostas instantâneas em quase todas as consultas analíticas relacionadas a negócios e tomar uma decisão informada em tempo real. Assim, fica mais fácil ultrapassar a concorrência.

Se você chegou até aqui, esperamos que este conteúdo tenha sido útil para compreender a importância de adotar soluções de Business Intelligence em sua empresa. Agora, convidamos à leitura de mais um artigo sobre como desenvolver uma estratégia infalível de marketing empresarial!

Compartilhe!

Posts relacionados