Descubra como melhorar a capilaridade empresarial do seu negócio

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Quando analisamos o nosso negócio, sempre nos preocupamos em atualizar as estratégias de como vender mais e, naturalmente, aumentar a nossa lucratividade. Mas você já ouviu falar em capilaridade empresarial?

Ela tem grande importância quando nos deparamos com a alta competitividade do mercado, tendo em vista que precisamos cada vez mais buscar novas formas de atrair mais clientes e aumentar as vendas. E é exatamente esse o objetivo da capilaridade empresarial.

Ficou interessado? Leia, então, este nosso post e entenda um pouco mais sobre o assunto!

Mas, afinal, o que é capilaridade empresarial?

O conceito de capilaridade vem da física, que é a forma com que a água consegue subir ou descer tubos extremamente finos. Essa ação faz com que os líquidos fluam mesmo contra a gravidade, alcançando lugares mais distantes.

Trazendo esse conceito para o ambiente empresarial, utilizamos a capilaridade empresarial como estratégia para ascender a empresa no mercado, ganhando espaço em outras cidades ou conquistando um outro perfil de clientes. Tem o objetivo de expandir o nosso mercado de atuação, a quantidade de clientes e as vendas. Quanto maior for o alcance, maior será a capilaridade!

Por que é importante ter capilaridade empresarial?

Investir na estratégia de capilaridade empresarial abre caminho para alcançar grande número de clientes, sendo oportuno para aumentar a lucratividade da empresa e, consequentemente, consolidar sua marca no mercado.

Como obter capilaridade empresarial em seu negócio?

Após o entendimento do que é capilaridade empresarial e qual a importância de aumentá-la, vamos entender como aplicar essa estratégia no dia a dia da empresa para potencializar esses resultados, com o apoio desses 4 passos!

1. Faça uma análise da sua base de clientes

É necessário conhecer a fundo seu cliente para obter uma adequada capilaridade empresarial. Analise as características do seu consumidor atual, por meio de uma pesquisa na sua base para: entender qual é a faixa etária predominante; com que frequência ele compra; qual é a média da receita gerada em cima desses clientes; entre outras informações relevantes.

Coletando essas informações, na hora de pensarmos nas estratégias para a expansão da empresa, vamos conseguir focar nossos recursos, com mais precisão, no que realmente trará resultado e adesão do mercado.

2. Promova uma gestão empresarial eficiente

Ainda para aumentar a capilaridade empresarial, a empresa precisa ter um planejamento estratégico para a expansão. Porém, quando fizer isso, deve ter uma organização bem estruturada, com financeiro organizado; e é neste ponto que entra a gestão empresarial eficiente.

Otimize os processos da empresa, tenha um bom controle financeiro e organize a administração de recursos humanos, cronogramas, objetivos e metas.

3. Desenvolva uma boa relação com os seus clientes

Uma das iniciativas de destaque para a expansão de uma empresa está em conquistar novos clientes. Porém, um passo antes de conquistar novos clientes consiste em manter uma boa relação com os existentes, convertendo a base atual em clientes fiéis, para que gerem novas oportunidades de negócio.

Dessa forma, tenha plataformas diferentes, tanto presencialmente quanto em meio online, para que o cliente consiga o contato necessário com o setor de relacionamento. Além disso, forme uma equipe acolhedora para essa área, buscando encantar o cliente.

4. Invista na estratégia de marketing da sua empresa

Basicamente, é com a ajuda do marketing que o cliente terá contato direto com a sua empresa. Afinal, não adianta expandir o negócio para outros mercados, como outra cidade, se ninguém tiver conhecimento dessa expansão.

Faça divulgações do seu produto nas redes sociais, turbine essa ação com publicidades online, para que o seu cliente fique cada vez mais ciente do que você vende e onde te achar. Por isso, ter uma gestão estratégica de marketing é algo que vai possibilitar ações mais apropriadas na hora da expansão.

Levando em conta tudo o que foi observado neste artigo, conseguimos concluir que ter uma boa capilaridade empresarial não é uma ação para se fazer da noite do dia, mas sim um planejamento estratégico para atingir a expansão da empresa. Porém, quando atingir essa expansão, terá as vantagens de ter um faturamento maior, chegar a áreas remotas, tornar-se referência no mercado e, consequentemente, vencer a concorrência.

O que achou deste artigo? Continua buscando formas de como crescer as vendas na sua empresa? Aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e trocar ideias com os profissionais que conhece!

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