Qual a importância dos processos de coaching e mentoria?

4 minutos para ler

Você sabe por que os processos de coaching e mentoria são importantes para o desenvolvimento da carreira profissional? Na prática, ambos os métodos têm como objetivo auxiliar pessoas a alcançarem as suas metas e conseguirem superar limitações.

Esses processos contam com métodos e ferramentas de desenvolvimento profissional que são capazes de ajudar, por exemplo, na tomada de decisões, na motivação e até mesmo no alcance de objetivos e metas.

Para conhecer mais sobre coaching e mentoria, continue a leitura do post que vamos apresentar os principais detalhes sobre o tema. Não perca!

Como funcionam os processos de coaching e mentoria?

O processo de coaching tem como finalidade ajudar uma pessoa a realizar reflexões e ter novos insights sobre carreira e vida pessoal por meio de técnicas e ferramentas que ajudam a aprimorar o autoconhecimento.

Já a mentoria, por sua vez, ocorre quando um profissional, com mais experiência, se compromete a transmitir conhecimento a um jovem talento e o auxilia com questões relacionadas à carreira.

Outro ponto relevante é que no processo de mentoring não há obrigatoriamente um período pré-estabelecido para que ele acabe. Já o coaching, costuma ter duração combinada previamente entre as partes.

Por que esses processos são importantes na carreira de quem deseja ser um grande executivo?

O grande objetivo dos processos de coaching e mentoria, como vimos, é aprimorar a performance do profissional e, como consequência, aumentar a produtividade na empresa.

Para o profissional que deseja atuar como um grande executivo ou ocupar cargos de liderança, é ainda mais relevante realizar esses processos.

Dessa maneira, ele aprende a exercer com maestria a função de influenciador positivo perante a sua equipe, afinal, essas práticas conseguem estimular e desenvolver algumas relevantes competências.

Quais são as vantagens dos processos de coaching e mentoria?

Agora que você já sabe o que os difere, vamos apresentar, a seguir, quais são os benefícios do coaching e da mentoria!

Nova perspectiva profissional

Quando um profissional de referência e com experiência ajuda outro, ele é capaz de proporcionar uma nova perspectiva profissional. Ou seja, mostrar uma solução que o outro ainda não conseguiu enxergar, o ajudando a encontrar alternativas aos desafios apresentados.

Identificação de objetivos

Esses processos também ajudam na definição de objetivos na carreira. Em geral, não costuma ser fácil realizar essa identificação por conta própria. Por isso, os direcionamentos de um profissional mais experiente e com uma trajetória de sucesso são capazes de fazer toda a diferença nesse momento.

Desenvolvimento de habilidades

Durante a mentoria ou coaching se torna possível aprender a agir e reagir de maneira mais equilibrada e sensata aos desafios e problemas que surgem no dia a dia. Consequentemente, são desenvolvidas novas habilidades que ainda estavam adormecidas por meio desse trabalho de autoconhecimento.

Por que contar com uma pós-graduação que oferece esse tipo de possibilidade?

Uma pós-graduação que oferece processo de coaching e mentoria vai além do conteúdo teórico e possibilita um desenvolvimento completo do profissional durante esse período de estudo.

Assim, o estudante termina a especialização totalmente preparado e com todas as competências que são requisitadas pelo mercado de trabalho, já que, além de adquirir novos conhecimentos, ele também aprimora soft skills.

Agora que você já conhece a importância dos processos de coaching e mentoria, procure realizar a sua especialização em uma instituição de ensino que proporcione uma formação completa — como a HSM University — para que você se torne um profissional ainda melhor.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre os cursos e processos de coaching e mentoria da HSM University, entre em contato conosco!

Compartilhe!

Posts relacionados