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Você sabe como aplicar o neuromarketing em suas estratégias de marketing digital? Neuromarketing, na realidade, é uma junção das palavras neurologia e marketing.
Assim, trata-se de um conceito que visa entender qual é a influência que determinadas ações de marketing têm no cérebro e no comportamento humano a fim de criar estratégias cada vez mais eficazes.
Se interessou pelo tema e quer aprender mais sobre neuromarketing? Então, continue a leitura deste post que vamos apresentar mais detalhes sobre o assunto. Não perca!
O que é neuromarketing?
O neuromarketing é um ramo da ciência que procura estudar e entender quais são os fatores que influenciam os consumidores na decisão de compra. Ao obter esse tipo de informação, se torna possível criar métodos e adotar técnicas que geram benefícios para as atividades do negócio.
O neuromarketing é importante porque o processo de decisão de compra, em geral, acontece no subconsciente de cada pessoa. Por isso, questionar de maneira direta se o indivíduo gostou ou não de um item pode não gerar uma resposta verdadeira.
Já ao usar os métodos dessa ciência, é possível ter acesso a um local mais profundo do cérebro humano e, assim, usando, por exemplo, a ressonância ou outras tecnologias de medição de atividade cerebral, se torna possível obter uma resposta mais precisa.
Como aplicá-lo no marketing digital?
Agora que você já sabe o que é o neuromarketing, vamos explicar como você pode aplicá-lo, na prática, em seu dia a dia. Confira!
Storytelling
O storytelling visa criar narrativas que envolvem a criatividade e não necessariamente têm relação com o produto ou serviço comercializado pela empresa.
Com isso, se torna possível ativar o lado afetivo do potencial cliente que, por sua vez, obtém identificação com a história e entende o conteúdo sem perceber que está sendo conduzido a uma decisão de compra.
Além disso, como no subconsciente há a criação de um vínculo afetivo com a campanha, a marca tem a sua imagem melhorada perante a persona — o que possibilita que a sua mensagem seja entendida naturalmente.
Psicologia das cores
A psicologia das cores, que ainda é ou já foi usada por grandes empresas, consiste no entendimento de que o fator visual é um dos que mais influencia o comportamento do público. Portanto, é preciso identificar as cores que devem ser usadas para gerar o impacto desejado nos consumidores.
Gatilhos mentais
Mais uma forma de como aplicar o neuromarketing é por meio dos gatilhos mentais — uma das técnicas mais usadas pelos profissionais de marketing para influenciar uma decisão de compra.
Nesse caso, o objetivo é passar para o consumidor uma informação, subjetiva ou objetiva, que visa gerar em sua cabeça a necessidade ou vontade de consumo. Entre os gatilhos mais usados está o da escassez, em que é passado para o consumidor um senso de urgência com o propósito de acelerar a decisão de compra.
Onde se aprofundar sobre esse assunto?
Se você tem interesse em se aprofundar sobre esse tema, é relevante saber que o neuromarketing e as tendências de consumo para as novas gerações são estudados no curso de pós-graduação digital em Neuromarketing & Consumer Insights.
Essa especialização é ideal para os profissionais que desejam entender como o cérebro integra os sentimentos, pensamentos e comportamentos de compra, para motivar ações que conseguem conquistar, fidelizar e reter consumidores.
Agora que você já sabe como aplicar o neuromarketing, se especialize na área para colocá-lo em prática quanto antes para evitar o ócio criativo e se aperfeiçoar como profissional.
Se você deseja conhecer mais detalhes sobre os cursos de pós-graduação digital da HSM University, entre em contato conosco!