Veja 4 passos de como fazer networking

4 minutos para ler

Com uma sociedade em intensa revolução, o perfil de um líder mudou bastante. O chamado líder do futuro deve aplicar uma gestão de inovação com várias habilidades, conhecidas como soft skills, que abrangem áreas, além de saber como fazer networking.

Dentro da área da comunicação, destaca-se a forma como você administra sua rede de contatos. No mundo conectado em que vivemos, é de extrema importância ter uma grande quantidade de contatos, pois essas pessoas podem virar, até mesmo, futuros clientes.

Que tal saber os benefícios de acertar no networking e o que deve ser realizado para ter uma boa rede de contatos? Leia nosso post e fique por dentro!

Por que vale aprender como fazer networking?

Já ouviu aquela frase: “Quem não é visto, não é lembrado”? Quanto mais pessoas você conhecer e quanto maior for sua rede de networking, provavelmente mais oportunidades de trabalho vão aparecer.

Além disso, isso faz com que você tenda a adquirir mais conhecimento e até conhecer potenciais futuros chefes, sócios, colegas de trabalho, patrocinadores e clientes.

Quais são os passos para construir um bom networking?

As habilidades para expandir contatos profissionais e descobrir oportunidades não são um talento nato, mas exigem prática ao longo do tempo. Isso significa que, com um pouco de ação de sua parte, você poderá ter recompensas significativas e desenvolver-se cada vez mais na arte de como fazer networking. Veja 4 dicas para acertar!

1. Tenha participação ativa

Montar sua rede de contatos não é somente conhecer pessoas, é criar uma relação de verdade com elas. Essa relação deve ser cultivada para que seja duradoura. Também é crucial valorizar o equilíbrio entre a qualidade e a quantidade de contatos: de nada adianta ter uma grande variedade de pessoas, mas não ter nenhuma conexão profissional verdadeira. Esteja sempre pronto para ajudar e ser ajudado!

2. Participe de eventos

Uma ótima forma de conhecer pessoas da sua área é frequentar eventos do segmento em que atua. Vá a seminários, congressos e convenções em que estarão outros profissionais do seu meio. Será também uma ótima oportunidade de adquirir novos conhecimentos!

3. Utilize as redes sociais

No mundo globalizado, as pessoas estão cada vez mais conectadas. Sua rede de contatos pode abranger outras áreas, além do local em que vive ou onde a empresa em que trabalha fica. Você poderá participar de fóruns, seguir as mídias sociais de outras empresas e especialistas que você admira. Interaja, comente e curta os posts!

4. Faça um curso digital

Uma excelente maneira de conhecer pessoas do seu ramo é investir em cursos, como em uma pós-graduação na sua área. Ela pode ser a distância, ou seja, por meio digital, sabia? Essa modalidade vai otimizar o tempo e viabilizar que você conheça indivíduos que também atuam na mesma atividade.

Além de conhecer vários professores que ministrarão o curso, ao criar uma boa relação com um deles, pode ganhar um mentor. Isso poderá ser uma tremenda vantagem competitiva para sua carreira!

Quais são os benefícios de adotar essas práticas?

Os benefícios de investir atenção e tempo na criação e aprimoramento da rede de networking são diversos:

  • Construir uma boa reputação;
  • ter mais acesso a vagas de trabalho;
  • adquirir novos conhecimentos;
  • ter aperfeiçoamento como profissional;
  • dar maior visibilidade para sua empresa;
  • ter a chance de expandir o empreendimento em que atua.

Além disso, um dos pilares da rede de contatos é o crescimento em conjunto. Você não é o único que se beneficia. Seus conhecimentos e habilidades também ajudarão outras pessoas. E isso torna o ambiente empresarial mais humanizado, solidário e empático.

Agora que sabe mais sobre como fazer networking, invista em você e no seu desenvolvimento. Saiba que uma boa rede de contatos não é útil apenas para trabalho.

Com ela, é possível conhecer e fazer amizades verdadeiras, que levará para a vida pessoal! Se você seguir as dicas listadas acima, com certeza vai colher o melhor, tanto para a vida profissional, como para a pessoal.

Gostou delas? Quer saber mais de boas informações e sugestões? Basta acompanhar nosso Facebook e Instagram para ficar sempre por dentro!

Posts relacionados

Deixe um comentário