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Por mais competente que seja um profissional, às vezes ele precisa de orientações adequadas para atingir seu máximo desempenho, principalmente quando as tarefas de uma pessoa estão ligadas às de outras. Nesses casos, o treinamento de equipe é indispensável.
Esse processo traz mais harmonia para o ciclo produtivo, define os papéis de cada colaborador e garante que todos tenham consciência sobre as melhores práticas laborais. Graças a isso, a capacitação aumenta a produtividade e ajuda a evitar o desperdício de tempo e recursos.
Quer aprender a tirar o máximo proveito do treinamento de equipes? Então, continue a leitura!
Identifique as necessidades
A primeira etapa de qualquer plano de ação em uma empresa é a análise de cenários e o levantamento de informações, correto? O mesmo vale para o treinamento de seus colaboradores. É preciso entender as demandas, carências e os pontos fortes e a melhorar de cada pessoa.
Se, por exemplo, os vendedores da sua empresa têm uma performance excelente, mas a área de Recursos Humanos frequentemente precisa mediar os conflitos internos, o treinamento deve ser voltado para o relacionamento interpessoal, não para argumentação de vendas.
Desse modo, conseguimos condensar o conteúdo a ser ministrado, reduzimos o tempo médio de treino e maximizamos o efeito dessa ação!
Adapte o tom para cada equipe
Depois de fazer o devido levantamento sobre as necessidades de cada área da sua empresa, é hora de definir qual seria a abordagem adequada para a capacitação. Cada setor tem sua “identidade” e é importante levar isso em consideração.
Apenas para ilustrar, podemos comparar a área de marketing com a de contabilidade. De um lado (no marketing), temos pessoas mais flexíveis e que gostam da inovação. Do outro (na contabilidade), precisamos lidar com um grupo mais pragmático, lógico e que gosta de regras bem definidas.
Existem exceções? Sim, com certeza! Entretanto, essa “identidade” facilita a elaboração do treinamento de equipe e melhora a absorção do conteúdo pela maior parte das pessoas. Além disso, essa definição também ajuda a selecionar o profissional ideal para ministrar a capacitação.
Escolha a abordagem correta
Além disso que falamos, é preciso, também, ter atenção ao que será trabalhado no treinamento. Algumas equipes precisam receber mais dicas práticas. Nesse caso, a capacitação operacional, por meio de atividades, é a mais indicada.
Por outro lado, alguns grupos podem não entregar demandas como deveriam porque não se adaptaram à cultura organizacional. Essa situação é bem diferente e o treino precisa ser pensado como um modelo de vivência e ensino.
É preciso avaliar o caso a caso e entender qual é a abordagem correta para suprir a demanda que está aparecendo para você!
Avalie os resultados
Assim como tudo na empresa, o treinamento também deve ser acompanhado de perto pelos gestores. Os resultados precisam ser mensurados, já que eles servirão de parâmetro para ações futuras.
Então, lembre-se de comparar os dados de antes e depois da capacitação e veja se o problema foi solucionado, se a produtividade aumentou ou se houve alguma diferença comportamental no grupo que recebeu orientações.
Como você pôde ver, o treinamento de equipe exige planejamento, mas não é nada tão complexo assim. O gestor precisa tomar o cuidado de mensurar todas as ações, fazer o registro dos conteúdos e acompanhar o impacto de cada capacitação. Essa é uma ótima ferramenta de gestão e, portanto, deve ser usada com frequência.
Agora, queremos saber de você: como sua empresa faz os treinamentos? Deixe um comentário e vamos debater!