Descubra como a competência core pode te ajudar entender mais sobre neuromarketing

4 minutos para ler

Toda empresa possui suas habilidades, isto é, os fatores que realiza com mais aptidão, sendo essas funções chamadas de competência core. No geral, é possível dizer que ela comprova que o negócio é tão bom quanto a concorrência. É um componente essencial da estratégia de marketing, que leva ao reconhecimento da marca e ao crescimento dos negócios.

Essas competências da empresa, quando se trata de gestão, servem para apontar aos colaboradores quais as diretrizes e cultura organizacional que precisam ser seguidas. Inclusive, a competência core ajuda a entender mais sobre neuromarketing.

A fim de compreender melhor tais conceitos, falaremos a respeito neste post. Vamos lá?

O que são competências core?

São capacidades e habilidades que integram as vantagens estratégicas de uma empresa. Em uma gestão empresarial mais moderna, uma empresa precisa definir e explorar as competências core para se destacar diante da grande concorrência.

Basicamente, essas competências são atributos que criam destaque para uma empresa em relação a outras. Algumas competências essenciais pessoais incluem pensamento criativo, habilidades analíticas e de resolução de gargalos.

Quais as vantagens das competências core definidas?

Elas são o grande diferencial da empresa, devido ao fato de ser uma habilidade em que a organização consegue entregar um valor mais significativo para os clientes; em outras palavras, o maior motivo pelo qual ela é mais lembrada por eles.

Ao definir as competências core, é possível trazer várias vantagens para quem as trabalha com dedicação. Uma delas é saber onde é preciso ter foco para criação e desenvolvimento de novos produtos e de que elas serão criadas e lançadas.

É possível também saber onde se atentar mais na produção dos serviços, identificando onde exatamente há investimentos para otimizar os processos e é preciso terceirizar, a fim de assegurar a qualidade sem perder o foco nas habilidades especiais que a organização apresenta.

Outra vantagem importante é nortear a estratégia quando o assunto é custo e qualidade para construir a vantagem competitiva da empresa. E no caso das grandes instituições, compreender as competências core permite saber como passar a fazer parte de mercados que tragam vantagens para o negócio, oferecendo grande possibilidade de crescimento.

Como fazer para definir as competências core?

Não há uma “receita mágica” para defini-las em uma organização. Todavia, existem três elementos principais a serem analisados que ajudam nessa missão. Veja!

  • seja difícil de imitar;
  • promova acesso a diversos mercados;
  • disponibilize benefícios aos clientes, como uma experiência diferenciada, por exemplo.

A primeira etapa é avaliar a rentabilidade relativa — a comparada a dos concorrentes — e o grau de lealdade dos seus consumidores. É possível definir o core business por uma tecnologia, um sistema de fabricação com valor menor, um modelo como um ramo do mercado, entre outros.

Lembrando que é importante ter cuidado para ter equilíbrio entre amplitude e foco. Normalmente, é negativo ter um core business muito amplo. Por essa razão, o mais indicado é enxergar as regiões adjacentes como oportunidades de crescer. Logo, é um meio de reposicionar a empresa, procurando novas fontes de lucrar e de responder à todas as demandas do mercado.

Como o curso de neuromarketing pode te ajudar a entender mais sobre isso?

Ao realizar o curso, você se torna um especialista em compreender melhor o comportamento do novo consumidor, aprendendo a delinear estratégias para as empresas. Além disso, você vai aprender a utilizar estratégia competitiva, conceitos de inteligência empresarial e aplicação na área de vendas.

Com isso tudo unificado, é possível compreender mais sobre as competências core da sua empresa e, dessa forma, conquistar, reter e fidelizar clientes.

Por fim, em um mercado altamente competitivo, é essencial que se encontre o grande diferencial de sua empresa, afinal de contas, isso pode ser o segredo para fidelização de seus clientes e fazer com que eles se lembrem sempre de você. Lembre-se de investir na sua competência! É preciso ser diferente e único, pois esse é um dos grandes segredos para ter sucesso.

Agora que você sabe como o curso de neuromarketing pode te ajudar a entender mais sobre a competência core, entre já em contato com a HSM University e conheça nosso curso!

Compartilhe!

Posts relacionados

Deixe um comentário