Por que o compliance e a governança corporativa são fundamentais na empresa?

4 minutos para ler

A preocupação constante das empresas com a própria imagem no mercado faz com que os holofotes sejam direcionados para o compliance e para a governança corporativa. 

Essas práticas devem ser trabalhadas em conjunto para assegurar a boa gestão e a reputação das organizações. Contudo, esses dois conceitos, essenciais ao sucesso do negócio, ainda causam certa confusão para muitas pessoas.

Pensando em ajudar você a entender o tema, hoje vamos falar sobre as principais diferenças e benefícios do compliance e da governança corporativa. Continue a leitura e confira os detalhes!

Qual é a diferença entre compliance e governança corporativa?

Governança corporativa é um processo pelo qual as companhias são monitoradas, dirigidas e incentivadas, de forma a integrar a relação entre os sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e demais partes interessadas, evitando os possíveis conflitos de interesse que possam surgir entre tais atores.

Em outras palavras, é um conjunto de práticas que visa a conciliar os interesses dos stakeholders (acionistas, diretores e sócios) com os do governo e dos órgãos de fiscalização e regulamentação, auxiliando nas tomadas de decisão e garantindo credibilidade.

O compliance, por sua vez, busca a adequação ao cumprimento das leis e normas às quais a empresa está sujeita. Ambas as práticas procuram reforçar os valores éticos e conservar a integridade e a longevidade do negócio.

Podemos dizer que o compliance é um elemento presente na governança corporativa. Os dois conceitos se relacionam ainda com a transparência, sendo essa altamente exigida no mercado atual.

Portanto, ambos se complementam para mostrar o compromisso com a ética e conformidade com a Lei, de maneira transparente, permitindo melhor posicionamento no mercado.

Quais são os benefícios dessa estratégia?

Ambas as práticas dão suporte à credibilidade da empresa perante os interessados, de modo a atrair investimentos, o que é fundamental para qualquer empresa.

Por isso, grandes corporações que ainda não adotaram os padrões de governança e compliance estão sujeitas a problemas envolvendo a má gestão e têm mais chances de serem alvos de escândalos.

O processo de governança corporativa se relaciona com as estratégias de desenvolvimento e política empresarial que buscam uma gestão baseada na eficiência e são capazes de gerar valor. Assim possibilita mais segurança aos acionistas e a sustentabilidade do negócio.

O compliance reforça a visão ética por meio da adequação a leis e regulamentos. E, ao ser combinado com sucesso ao processo de governança, é possível transformar a organização a partir do desenvolvimento e consolidação de uma cultura de valores éticos, integridade e controle interno. Garantido, assim, a eficiência necessária para a sobrevivência do negócio.

Como aplicar o compliance e a governança corporativa?

Você pode começar a aplicar a governança corporativa em um negócio seguindo estas etapas:

  • defina papéis e responsabilidades;
  • crie um conselho administrativo;
  • estabeleça uma política para gerenciar riscos;
  • monitore os processos implementados.

Já para empregar o processo de compliance, atente para os seguintes pontos:

  • avalie todos os riscos do negócio;
  • desenvolva um ambiente ético;
  • crie rotinas de controle interno;
  • estruture canais de denúncias e processos de investigação;
  • monitore os processos implementados. 

Para melhores resultados ao aplicar essas práticas, é imprescindível adquirir conhecimento especializado no assunto, como inteligência competitiva acerca de modelos de negócios.

O curso de Pós-graduação em Gestão Estratégica Empresarial, da HSM University, é indicado para aqueles que desejam se aprofundar em compliance e governança corporativa, já que se trata de uma especialização voltada ao desenvolvimento de conhecimentos fundamentais de gestão empresarial na era digital.

Agora que já sabe por que compliance e governança corporativa são fundamentais para uma empresa, se você tem o desejo é atuar na área, não deixe de aprofundar os conhecimentos no tema por meio de uma especialização!

Faça inscrição em nosso curso de Gestão Estratégica Empresarial!

Compartilhe!

Posts relacionados

Deixe um comentário