Comportamento do consumidor: entenda o que mudou na Era Digital

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Você já parou para pensar sobre como anda o comportamento do consumidor na Era Digital? O acesso à informação mudou, e muito, ao longo dos anos, e por conta disso, as marcas precisaram se adaptar a essa nova realidade. Quanto mais o cliente sabe, mais exigente ele se torna, e o produto ou serviço precisa acompanhar essa evolução.

Mas como esse processo funciona? E o que observar para que o negócio atenda aos padrões atuais com excelência? Saiba mais sobre o assunto neste artigo!

O que influencia o comportamento de compras?

Você já parou para pensar em como seu cliente pensa e age? Fatores externos e internos são determinantes para descobrir essa questão.

Cultura, manifestações sociais, hábitos pessoais, interesses e gostos, e fatores emocionais e psicológicos são apenas alguns exemplos que interferem no perfil de seu cliente. Daí a importância de conhecê-lo muito bem, para oferecer o que ele precisa antes mesmo que ele perceba a necessidade da aquisição.

Quais as principais tendências do comportamento do consumidor na Era Digital?

E quais são as principais tendências do comportamento do consumidor na Era Digital? Aqui está uma lista para ficar sempre de olho.

Compras em redes sociais e apps

O comportamento de compras das pessoas mudou muito durante a pandemia da Covid-19. As pessoas passaram a comprar mais em redes sociais e apps, e a praticidade dessa ação veio para ficar.

Aumento do uso de dispositivos móveis

Com apenas alguns cliques, é possível resolver tudo na palma da mão. É difícil encontrar alguém que não tenha um dispositivo móvel, e oferecer meios de comprar de maneira fácil e rápida por ele é muito valorizada pelo consumidor moderno.

Uso de omnichannel

Omnichannel nada mais é do que oferecer uma única experiência para o usuário em vários canais diferentes. Suas plataformas precisam se adaptar a vários dispositivos móveis. Se você vende na internet e presencialmente, é interessante oferecer a opção de comprar por e-commerce e retirar na loja. As possibilidades desse conceito são inúmeras.

Poder nas mãos do consumidor

O consumidor digital prefere se sentir no controle de suas ações. Ele é exigente e quer que a compra funcione do jeito dele. Portanto, é essencial oferecer recursos que permitam que ele tenha total autonomia sobre as ações.

Marketing de influência

O marketing de influência tem um papel importante no comportamento do cliente. Quem influencia, humaniza, conversa, se aproxima e consegue manter um contato genuíno com o público.

Quais são as principais características do novo consumidor digital?

Para completar, o comportamento do consumidor na Era Digital também envolve novos hábitos. Na internet, ele pesquisa tudo e compara marcas e preços.

Busca, ainda, por empresas que não tenham burocracia, facilitem a compra e contem com sistemas de segurança. E, como quer se sentir parte da comunidade, procura por opinião de quem já teve experiência com a marca.

Como você pode ver, o comportamento do consumidor na Era Digital é repleto de exigências. No entanto, quando elas são atendidas, é praticamente certeza de que ele não apenas efetivará a compra, mas se tornará um cliente fiel da marca.

Portanto, não deixe de acompanhar as mudanças que continuam a acontecer conforme a tecnologia se torna mais presente em nossa vida. Assim, sua empresa não fica para trás.

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