O que é comunicação corporativa e como se desenvolver na área?

5 minutos para ler

A área da comunicação é uma das mais importantes para qualquer organização. Ela é capaz de promover imagem e reputação, impulsionar negócios, estreitar relacionamento com públicos de interesse, bem como mitigar riscos na administração de crises.

Por isso, investir em conhecimentos da Comunicação Corporativa pode ajudar você a se desenvolver profissionalmente e até trabalhar em uma área-chave da sua empresa, independentemente da sua primeira formação. Então, entenda o que é Comunicação Corporativa e como trabalhar na área!

O que é Comunicação Corporativa?

Comunicação Corporativa é uma área da Comunicação Social que estabelece as melhores estratégias e práticas para que as organizações se comuniquem com públicos internos e externos. Estamos falando de clientes, prospectos, acionistas, colaboradores, fornecedores, imprensa, governo e órgãos reguladores, comunidade em geral.

Entre os principais objetivos da Comunicação Corporativa, destacamos:

  • estreitar o relacionamento com os públicos de interesse;
  • atrair, converter e fidelizar clientes;
  • construir uma imagem positiva da empresa;
  • promover a cultura organizacional;
  • melhorar a comunicação interna;
  • engajar colaboradores;
  • ampliar as relações públicas;
  • conseguir espaço na mídia espontaneamente;
  • desenvolver uma gestão de crises;
  • aumentar os negócios.

Vale ressaltar que a estratégia de comunicação corporativa deve ser adequada ao público com o qual se deseja dialogar. Por exemplo, assumindo um tom de voz variado, por meio de veículos e conteúdos com os quais essas pessoas tenham contato. Nesse sentido, a comunicação corporativa pode utilizar-se de:

  • veículos de comunicação de massa (público em geral): jornais e revistas de grande circulação, rádio e TV, utilizando publicidade paga ou mídia espontânea;
  • produção de conteúdo para a internet (comunicação com públicos segmentados, como leads e clientes, de maneira dirigida): site corporativo, mídias sociais, canais de vídeos, blogs;
  • comunicação aproximativa (relações com públicos específicos, como lideranças comunitárias, jornalistas, colaboradores, governo): ações sociais, eventos, relações com a imprensa, trabalho conjunto com o setor de recursos humanos, e muito mais.

Por que um profissional com Comunicação Corporativa é valorizado?

A estratégia de Comunicação Corporativa somente será eficaz se for construída de maneira coordenada. Para tanto, é preciso de um profissional dedicado a entender as necessidades de cada um dos públicos e auxiliar os gestores a pôr em prática ações que corroborem os objetivos da organização.

Como a comunicação, hoje, se reafirma como um dos principais eixos para que uma empresa se posicione com competitividade no mercado, o profissional especialista na área é cada vez mais valorizado. Ele deve ter as seguintes habilidades:

  • dominar bem a escrita;
  • apresentar uma boa postura física, liderança, vocabulário e articulação na fala;
  • conhecer as principais tecnologias, mídias digitais e estratégias de comunicação baseadas em dados;
  • ter habilidades de pesquisa e pensamento crítico;
  • saber as aplicações da comunicação estratégica.

Como se desenvolver na Comunicação Corporativa?

Se você tem interesse em atuar na Comunicação Corporativa, especializar-se na área é fundamental. Isso porque é importante interpretar os objetivos da sua empresa, reconhecer barreiras nos processos de comunicação, traçar soluções e propor um plano de comunicação permanente, utilizando os formatos e tecnologias mais adequados.

Para tanto, não é indispensável que você tenha feito ou faça uma graduação na área de Comunicação. Já que, se você tem formação em outra área, também pode optar por uma pós-graduação lato sensu ou cursos livres de alto nível, como os ofertados pela HSMU.

O mais importante é escolher uma formação adequada às necessidades do cargo que você ocupa. Lembre-se de que, quanto mais ferramentas e habilidades tiver em mãos, maior domínio terá na Comunicação Corporativa.

Como o curso livre da HSMU sobre Comunicação Interpessoal e Corporativa pode ajudar?

A HSMU oferece o curso livre de Comunicação Interpessoal e Corporativa na modalidade EAD. O programa tem 40 horas de duração e desenvolve habilidades de comunicação para o ambiente corporativo, levando em consideração as competências interpessoais e técnicas para esse fim. Confira o conteúdo programático:

  • Entendendo a comunicação interpessoal;
  • Compreendendo as barreiras da comunicação;
  • Desenvolvendo a comunicação em um mundo em rede;
  • Desenvolvendo a comunicação com diferentes públicos organizacionais;
  • Plano de comunicação corporativo;
  • Estruturando o marketing de relacionamento como diferencial competitivo;
  • Criando ações de marketing de relacionamento;
  • Entendo os principais instrumentos para as comunicações.

Você participa de todas as atividades online, ao longo de dois meses, com possibilidade de diminuir o tempo, conta com um time de tutores especialistas e, ao final, recebe a certificação.

Viu como é fácil começar a atuar com Comunicação Corporativa? Desenvolva-se nessa área-chave e destaque-se! Vamos começar agora? Então, não perca tempo e faça sua matrícula na HSMU.

Compartilhe!

Posts relacionados