Pensando em melhorar sua comunicação empresarial? Saiba como!

3 minutos para ler

Com um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que as empresas funcionem bem tanto na parte operacional quanto em clima corporativo. Nesse sentido, a comunicação empresarial ajuda na resolução de conflitos e a garantir um trabalho alinhado aos objetivos e necessidades da companhia.

Além disso, os colaboradores se sentem pertencentes ao ambiente corporativo. Isso tende a resultar em aumento de desempenho e melhores resultados entre as equipes. Logo, mesmo que seja uma tarefa complexa, trabalhar com comunicação é essencial para qualquer empreendimento.

Neste artigo, você entenderá como melhorar sua comunicação empresarial. Continue e não perca!

Qual a diferença entre comunicação empresarial e organizacional?

A comunicação empresarial é uma estratégia utilizada em diversos ambientes da companhia. Ela pode ser aplicada para transmitir informações, aumentar o engajamento, melhorar a imagem da empresa e atingir os resultados desejados. Portanto, essa ferramenta estratégica é fundamental para a sobrevivência das organizações. O lucro que ela tende a oferecer pode ser social, de imagem ou financeiro.

Já a comunicação organizacional é um conceito mais amplo. Ela se refere à gestão e otimização das relações com diferentes públicos. Assim, se destina a colaboradores, consumidores, acionistas, empresários, entidades de classe, entre outros, e o objetivo é sincronizar interesses internos e externos.

Quais são os principais tipos de comunicação empresarial?

Agora que você conhece o conceito, vale entender quais são os principais tipos de comunicação empresarial que podem ser aplicados em uma organização.

A escrita, por exemplo, é uma das mais utilizadas e pode ser aplicada de diversas formas. Entre elas, estão:

  • e-mail corporativo;
  • redes sociais;
  • quadro de avisos;
  • agenda compartilhada.

É importante que esse tipo de comunicação seja utilizada com planejamento e desenvolvida de forma clara. Isso evita que ocorram maus entendidos e torna os processos mais efetivos. Outro tipo bastante utilizado é a comunicação verbal.

Ela é útil para a troca de informações rápidas entre gestores, colaboradores e demais profissionais. A comunicação verbal pode ser utilizada em diversos formatos, como em reuniões, palestras e confraternizações. Ela facilita a troca de informação e a compreensão da mensagem que precisa ser transmitida.

Como melhorar sua comunicação empresarial?

Existem diversas técnicas que ajudam a melhorar a comunicação empresarial. Nesse sentido, a primeira dica é escolher o canal adequado. Isso dependerá das necessidades e da preferência da empresa e dos colaboradores.

Também é importante compartilhar apenas informações úteis nos canais oficiais. É possível ter possibilidades para tornar a comunicação mais fluida, mas a distinção ajuda a ter maior eficiência operacional. Isso evita conversas em paralelo que podem distrair ou prejudicar a transmissão da mensagem.

Outro ponto essencial é evitar a disseminação de boatos e notícias falsas. Se isso ocorrer, a comunicação empresarial pode perder credibilidade, além de prejudicar a imagem da empresa, tanto interna quanto externamente.

Agora que você sabe o que é comunicação empresarial, pode se interessar em fazer um curso para melhorar esse aspecto. Com a pós-graduação em Gestão Estratégica Empresarial da HSMU, você desenvolverá conhecimentos de gestão empresarial na era digital. Assim, se tornará um especialista capaz de liderar organizações.

Ficou interessado? Então conheça o curso de Gestão Estratégica Empresarial e conquiste seu diploma de pós-graduação digital em 6 meses!

Posts relacionados