Com um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que as empresas funcionem bem tanto na parte operacional quanto em clima corporativo. Nesse sentido, a comunicação empresarial ajuda na resolução de conflitos e a garantir um trabalho alinhado aos objetivos e necessidades da companhia.
Além disso, os colaboradores se sentem pertencentes ao ambiente corporativo. Isso tende a resultar em aumento de desempenho e melhores resultados entre as equipes. Logo, mesmo que seja uma tarefa complexa, trabalhar com comunicação é essencial para qualquer empreendimento.
Neste artigo, você entenderá como melhorar sua comunicação empresarial. Continue e não perca!
Qual a diferença entre comunicação empresarial e organizacional?
A comunicação empresarial é uma estratégia utilizada em diversos ambientes da companhia. Ela pode ser aplicada para transmitir informações, aumentar o engajamento, melhorar a imagem da empresa e atingir os resultados desejados. Portanto, essa ferramenta estratégica é fundamental para a sobrevivência das organizações. O lucro que ela tende a oferecer pode ser social, de imagem ou financeiro.
Já a comunicação organizacional é um conceito mais amplo. Ela se refere à gestão e otimização das relações com diferentes públicos. Assim, se destina a colaboradores, consumidores, acionistas, empresários, entidades de classe, entre outros, e o objetivo é sincronizar interesses internos e externos.
Quais são os principais tipos de comunicação empresarial?
Agora que você conhece o conceito, vale entender quais são os principais tipos de comunicação empresarial que podem ser aplicados em uma organização.
A escrita, por exemplo, é uma das mais utilizadas e pode ser aplicada de diversas formas. Entre elas, estão:
- e-mail corporativo;
- redes sociais;
- quadro de avisos;
- agenda compartilhada.
É importante que esse tipo de comunicação seja utilizada com planejamento e desenvolvida de forma clara. Isso evita que ocorram maus entendidos e torna os processos mais efetivos. Outro tipo bastante utilizado é a comunicação verbal.
Ela é útil para a troca de informações rápidas entre gestores, colaboradores e demais profissionais. A comunicação verbal pode ser utilizada em diversos formatos, como em reuniões, palestras e confraternizações. Ela facilita a troca de informação e a compreensão da mensagem que precisa ser transmitida.
Como melhorar sua comunicação empresarial?
Existem diversas técnicas que ajudam a melhorar a comunicação empresarial. Nesse sentido, a primeira dica é escolher o canal adequado. Isso dependerá das necessidades e da preferência da empresa e dos colaboradores.
Também é importante compartilhar apenas informações úteis nos canais oficiais. É possível ter possibilidades para tornar a comunicação mais fluida, mas a distinção ajuda a ter maior eficiência operacional. Isso evita conversas em paralelo que podem distrair ou prejudicar a transmissão da mensagem.
Outro ponto essencial é evitar a disseminação de boatos e notícias falsas. Se isso ocorrer, a comunicação empresarial pode perder credibilidade, além de prejudicar a imagem da empresa, tanto interna quanto externamente.
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