Saiba como é feita a contratação de executivos e como se destacar

4 minutos para ler

Muitas pessoas desejam ocupar cargos executivos, mas não sabem o que deve ser feito para atingir essa posição. Inicialmente, é preciso ressaltar que um profissional desse tipo conta com grande responsabilidade na companhia, já que ele gerencia equipes e tem o poder de decisão.

Por conta dos desafios da função e em razão da sua complexidade, a contratação de executivos costuma ser criteriosa — afinal, os profissionais devem contar com grande inteligência empresarial para conquistar resultados para o negócio.

Tem interesse pelo tema e quer saber como a contratação de executivos é realmente feita? Então continue a leitura deste post e confira os detalhes. Não perca!

Como são os processos seletivos para a contratação de executivos?

Quem deseja ocupar cargos executivos deve ter o perfil de liderança, afinal, em seu dia a dia profissional você deve procurar por meios de aumentar a produtividade da companhia e gerenciar equipes de alta performance.

No entanto, isso não tem relação com ser um chefe autoritário que não respeita os profissionais da equipe, sendo que hoje em dia esse tipo de conduta costuma ser reprovado pelas empresas.

O executivo deve estar ao lado dos colaboradores, saber como delegar tarefas com base nas características de cada indivíduo e manter uma comunicação aberta com todos. Assim, são esses pontos que costumam ser analisados em processos seletivos para contratação de executivos.

Além disso, experiências, currículo e habilidades interpessoais também costumam contar bastante nesse momento. Um bom executivo deve ser o espelho de seus colaboradores, sendo o primeiro a dar bons exemplos e influenciar pessoas.

Como se diferenciam das contratações de profissionais de outros níveis?

A seleção para a contratação de executivos costuma ser diferenciada. Isso acontece para evitar a contratação de profissionais com poucas habilidades técnicas e de relacionamento e que não contam com a bagagem técnica necessária para suprir a demanda do cargo.

Por isso, para a contratação de um executivo, o processo seletivo deve ser ainda mais cuidadoso a fim de conseguir explorar as capacidades técnicas e comportamentais de cada candidato.

Cada empresa tem um processo distinto. No entanto, em geral, para esse tipo de contratação a seleção costuma contar com diversas etapas e não deve ser feita às pressas ou por indicação sem se ater às exigências do cargo.

O que um recrutador espera no currículo de um candidato a executivo?

Mais um ponto que é relevante conhecer para atuar na área é saber o que um recrutador espera no currículo de um candidato a executivo. Nesse sentido, podemos destacar os seguintes quesitos:

  • bom nível de conhecimento técnico;
  • especializações para atuar na área;
  • identificação entre o profissional e a cultura da empresa;
  • capacidade de negociação;
  • saber como liderar e trabalhar em equipe.

Por que uma especialização em gestão pode ser um diferencial?

Ter uma especialização em gestão, sem dúvidas, pode ser um diferencial durante a contratação de executivos, afinal, trata-se de um indicativo de que o profissional se dedicou e estudou para ocupar esse cargo.

Além disso, para ser um gestor, é necessário mais do que habilidades técnicas. Como vimos, é preciso saber manter boas relações interpessoais, liderar, ser um exemplo para os seus colaboradores, entre outras competências necessárias.

Nesse sentido, a fim de desenvolver todos os requisitos exigidos pela vaga, o ideal é optar por fazer a especialização em uma instituição que, além dos conhecimentos técnicos, também saiba aprimorar as soft skills dos estudantes.

Agora que você já sabe como a contratação de executivos é feita, se você deseja atuar nessa área, procure se capacitar para ter as competências que são exigidas para o cargo.

Gostou deste post? Então curta nossa página no Facebook!

Compartilhe!

Posts relacionados