Entenda aqui o que é um curso livre e quem pode fazê-lo!

6 minutos para ler

Você sabe como os cursos livres funcionam? Eles são ótimas opções para pessoas que pensam em elevar o nível da carreira profissional. Afinal, quando estamos desempregados ou em busca de posições mais altas em uma determinada empresa, precisamos nos destacar. Gerentes de RH gostam de encontrar candidatos com currículos recheados de experiências e conhecimentos relevantes.

Por isso, indicamos algum curso livre — e não precisa ser sobre um conteúdo da sua área. Quem sabe você não amplia seus horizontes e networking após a conclusão? Está com dúvidas sobre como essa modalidade funciona? Continue a leitura do artigo e conheça os diferenciais!

O que são os cursos livres?

Os cursos livres são focados em um aprendizado pontual para qualificação profissional ou pessoal em determinada área, não sendo necessários pré-requisitos. No Brasil, há diferentes cursos ofertados dessa forma, como os de idiomas, de artesanato, de fotografia e de culinária.

Neles, os alunos são expostos a um determinado conteúdo e vertentes dele durante seis meses ou mais. Isso pode ocorrer de maneira remota ou presencial, dependendo da instituição de ensino, e qualquer indivíduo pode participar.

Quais são os objetivos dos cursos livres?

Por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os cursos livres passaram a integrar a modalidade de educação profissional, que tem por objetivo a qualificação e a educação continuada dos profissionais, não se enquadrando nas categorias formais de cursos técnicos nem profissionalizantes.

Sendo assim, os cursos livres visam oferecer um conhecimento de aplicação muito rápida ou até imediata para o desenvolvimento de capacidades e/ou habilidades específicas para o mercado de trabalho.

Quais são as principais características?

Cursos livres contam com curta duração e não são regulamentados pelo Ministério da Educação. Trata-se de uma maneira flexível de desenvolver a carreira que você deseja e, eventualmente, aumentar seus conhecimentos em áreas diferentes.

É preciso ressaltar que eles são reconhecidos pela Constituição Federal, logo são respeitados no mercado de trabalho. Não se deve desconsiderar a importância deles, afinal professores e instrutores são capacitados para lecionar sobre diversos temas para turmas de jovens e adultos.

Além disso, como os cursos têm uma duração menor, eles tendem a apresentar valores mais baixos. Isso possibilita que os profissionais façam diversos cursos para ampliar conhecimento em determinado assunto.

Como eles se diferenciam dos cursos de extensão?

Os cursos de extensão são reconhecidos pelo MEC. Há muitas instituições de ensino superior renomadas em todo o país que os oferecem para a sociedade. Essas aulas acontecem no próprio espaço universitário, sendo compartilhado com os alunos da graduação.

Eles costumam ter uma duração bem maior do que os cursos livres e é comum que tenham alguns requisitos, como idade mínima e escolaridade. Os cursos de extensão oferecidos por universidades são frequentemente buscados por profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos em alguma área.

Para quem esse tipo de curso é indicado?

De modo geral, qualquer pessoa pode fazer um curso livre, dependendo do seu objetivo. Contudo, eles são ideais para os profissionais que desejam se aprofundar ou se atualizar em algum assunto específico.

Eles ainda são voltados a pessoas com interesses pessoais, como lazer e vontade de aprender algo novo, mudar de carreira, desenvolver um projeto pessoal ou ampliar habilidades.

Em suma, os cursos livres são uma ótima alternativa para quem deseja dar continuidade aos estudos e aperfeiçoar os conhecimentos, pois, com os conhecimentos obtidos através deles, é possível se familiarizar com a área desejada e chegar ao mercado de trabalho com mais preparo.

Por que investir em um curso livre?

A seguir, mostraremos os principais motivos para investir em um curso livre. Confira!

Apresenta valor acessível

Por não terem uma carga horária muito extensa e serem ofertados a distância, os cursos livres acabam sendo mais baratos que os demais, o que é um grande atrativo para os profissionais que estão entrando no mercado de trabalho.

Isso possibilita que os estudantes administrem a vida financeira com mais tranquilidade e garantam bons resultados mais rapidamente com os conhecimentos recém-adquiridos.

É adaptável à rotina

Independentemente de qual seja o seu ramo de atuação, certamente sua rotina é bastante agitada. São diversas responsabilidades para lidar no dia a dia, como família, trabalho e vida social. Por isso, quando se trata de algo para incluir no cotidiano, é necessário que seja flexível e acessível. E é exatamente isso que o curso livre oferece!

Garante autonomia

Muitas pessoas não conseguem acompanhar o modelo fechado de ensino. Algumas apresentam uma maneira de aprendizado diferente, e esse tipo de curso dá liberdade para que o ensino seja realizado da melhor forma possível para o estudante.

Além disso, é possível utilizar os recursos disponíveis naquele momento e que mais se adéquam à realidade do profissional.

Proporciona interatividade

No mundo dos negócios, é preciso desenvolver contatos. A melhor maneira de divulgar o seu trabalho, além de usar um bom marketing pessoal, é realizando contato com outros profissionais da sua área. E o curso livre é uma ótima oportunidade para isso, pois, por meio dele, é possível ter interatividade com os estudantes e docentes, trocar experiências e agregar valores.

Como escolher um bom curso livre?

Alunos e profissionais podem passar horas pensando em qual curso livre fazer. Algumas pessoas têm mais facilidade e outras, não. Mas não se preocupe, pois estamos aqui para ajudar. Primeiramente, identifique em qual área você se enquadra, seja do ensino médio, seja no emprego atual.

Depois, entenda o motivo de querer estudar novos assuntos. Reflita sobre sua vida profissional e qual carreira deseja seguir. Por fim, limite suas opções. Faça listas e deixe apenas os cursos que você tem mais chances de começar a fazer.

Se deseja trabalhar na área do curso livre escolhido, é interessante que seja algo com o qual você tenha familiaridade. Quando optamos por um curso que não é do nosso setor, temos de nos informar bastante sobre a grade curricular. Além de avaliar essas questões, é fundamental se matricular em uma instituição de ensino adequada.

Está pensando em começar algum curso livre? Temos ótimas oportunidades para você, confira nossos cursos agora mesmo! É sua chance de fazer um curso moderno e diferente. Não fique de fora, entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Posts relacionados