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A verificação de dados e a tecnologia são capazes de auxiliar no desenvolvimento de soluções empresariais por meio do estudo dos perfis de clientes e da concorrência.
Uma maneira de realizar essa tarefa é por meio do CRM, sigla para Customer Relationship Management — um processo que vai além de apenas um software ou uma plataforma e é usado por empresas de todos os portes.
Se você tem interesse em entender, de uma vez por todas, sobre Customer Relationship Management, continue a leitura do post que vamos apresentar os principais detalhes sobre o tema. Não perca!
Para que serve o Customer Relationship Management?
O Customer Relationship Management (que pode ser traduzido como Gestão do Relacionamento com o Cliente) costuma ser usado como ferramenta de marketing digital, uma vez que ele contribui para aprimorar os processos relacionados à relação entre a empresa e o cliente.
O CRM pode ser usado para fazer a análise e o gerenciamento de interações com clientes, antecipar desejos e necessidades, aumentar as vendas, melhorar a rentabilidade e personalizar campanhas que visam captar novos clientes
Tal recurso permite a reunião, em um único local, de todos os dados e interações de clientes e leads — uma das funções do marketing. Entre os seus principais tipos, há os seguintes:
- operacional: relacionado ao dia a dia, ao contato direto com o cliente;
- analítico: referente à análise dos dados que devem ser usados para traçar o perfil dos clientes da companhia;
- colaborativo: que visa promover a colaboração entre todas as áreas do negócio;
- de vendas: ajuda as equipes de vendas a definirem o planejamento e as metas do período.
Qual é a importância do CRM na rotina empresarial?
O CRM pode ser relevante para uma empresa por diferentes motivos. A seguir, vamos apresentar alguns dos principais motivos!
Ajuda a melhorar o relacionamento com os clientes ativos
Ao usar o CRM, torna-se possível aumentar a satisfação do cliente, já que todas as negociações passam a ser feitas de maneira sistemática e organizada, o que potencializa a gestão estratégica de vendas do negócio.
Pode aumentar o ticket médio
Com as informações coletadas pelo sistema de CRM, é possível saber o ticket médio dos clientes, ou seja, a média de gastos em cada compra. Esses dados devem ser usados para aumentar as vendas.
Proporciona maior poder gerencial ao líder de vendas
O CRM também pode ser usado como uma ferramenta gerencial, já que proporciona ao gestor os dados necessários para verificar a força de venda do negócio, produtividade, entre outros indicadores.
Em geral, com somente alguns cliques já é possível gerar relatórios do desempenho de cada vendedor ou da equipe, de maneira geral — isso ajuda na criação de planos de ação, resultados e metas.
Quando é interessante implementar uma ferramenta de CRM?
Existem diversos motivos pelos quais a ferramenta de CRM pode ser relevante para uma empresa, como quando a companhia tem problemas para manter contato com os clientes.
Com o CRM os problemas de comunicação são diminuídos, já que o programa funciona como uma intersecção entre as áreas, porque ele deve ser alimentado com dados de todos os setores.
Essa ferramenta ainda é indicada para aqueles que não conhecem a fundo o comportamento dos seus clientes, pois a reunião e centralização de informações sobre consumidores possibilita compreender os comportamentos e perfis dos frequentadores.
Além disso, como se trata de uma estratégia de gestão completa, é possível usar o CRM para metrificação, administração e ajustes necessários.
Agora que você já sabe o que é CRM e como é aplicado em uma empresa, lembre que para aprender mais sobre Customer Relationship Management, é indicado fazer uma especialização na área, como a Pós-Graduação em Digital Business, da HSM University.
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