Dicas de estudo: como encontrar tempo para estudar?

3 minutos para ler

Mesmo quem já trabalha e tem uma carreira estável deve voltar à sala de aula para se atualizar. Porém, quem faz estágio ou tem um emprego em período integral precisa conseguir conciliar as horas de trabalho e de atividades extras. Para isso, existem algumas dicas de estudo que podem ajudar a ter uma rotina mais organizada.

Os principais desafios de quem tem que combinar a vida dupla é ter um período livre para estudar e evitar o desgaste físico e mental. Por isso, muitas pessoas desistem de ter uma formação complementar.

Para evitar que você deixe de investir no seu futuro, preparamos este artigo com algumas dicas de estudo para conciliar com o trabalho. Boa leitura!

Organize o tempo

O primeiro passo é entender a sua rotina para deixá-la cada vez mais eficiente. A partir disso, organize o seu tempo e monte um cronograma com as tarefas que você deve cumprir.

Divida o seu dia entre todas as atividades, como estudar, trabalhar, dormir, fazer atividade física, organizar a casa etc. No planejamento dos estudos, defina os conteúdos que você deve ler diariamente, sobretudo para evitar que eles se acumulem.

Depois de montar todo o seu plano, lembre-se de que ele deve ser cumprido. Imprevistos acontecem. No entanto, é fundamental criar esse tipo de compromisso para que o seu tempo renda muito mais.

Use ferramentas que ajudam na produtividade

Quando não é bem aplicada, a tecnologia pode se tornar uma grande inimiga da produtividade e da organização. Imagine o seguinte contexto: você chega ao final do semestre com tarefas atrasadas e trabalhos pendentes e só tem o período da noite livre, logo após a faculdade.

Usar esse horário para atualizar as redes sociais ou assistir à sua série preferida não parece uma boa ideia, não é mesmo? Por esse motivo, a tecnologia deve estar alinhada à disciplina e ao bom planejamento para que seja aliada da produtividade.

Existem diversos aplicativos que evitam distrações com o celular e ajudam a otimizar os seus estudos. Eles também podem ser usados no computador, especialmente os organizadores de tarefas.

Estude a distância

Os cursos de ensino a distância (EAD) oferecem ao aluno a oportunidade de estudar em qualquer lugar, quando puder. A maior vantagem dessa modalidade de ensino é a possibilidade de conciliar trabalho e estudo de forma simples e flexível.

Afinal, é possível assistir às aulas a qualquer momento, de acordo com o seu cronograma. Além disso, não há perdas de tempo com deslocamento e você pode aproveitar para transformar esses momentos em mais horas de estudos.

Outro benefício é que os cursos EAD também são capazes de oferecer a mesma qualidade de ensino dos presenciais. Por isso, além da autonomia para estudar, os alunos recebem um certificado reconhecido no mercado.

Nem todos podem se dedicar apenas à vida acadêmica. Quem precisa trabalhar e estudar enfrenta uma série de desafios e sofre com o cansaço físico e mental que pode comprometer a qualidade de vida. Por isso, seguir essas dicas de estudo é fundamental para ter uma rotina mais equilibrada e tranquila.

Gostou das dicas? Então, complemente a leitura e descubra por que apostar no estudo a distância!

Compartilhe!

Posts relacionados