Conteúdos
O universo dos negócios está muito longe do que era no século passado. Na era do metaverso, da realidade virtual e da wearable tech, as projeções futuristas de décadas atrás não parecem mais tão fantasiosas. Então, para se adaptar às transformações que também alcançam o mercado de trabalho, é importante saber como ser um empreendedor do futuro.
O nome pode parecer bonito, mas você sabe exatamente o que precisa fazer para ser considerado um? Criatividade, resiliência, maleabilidade, visão de negócios e mindset sustentável são algumas das qualidades presentes nesse profissional.
Então, desejar saber quais são as características do empreendedor do futuro, a relação delas como o empreendedorismo 4.0 e muito mais? Continue a leitura e fique por dentro!
O que é o empreendedor do futuro?
Primeiro, saiba que esse profissional deve ser capaz de analisar as necessidades e as demandas do mercado para se adaptar rapidamente a ele. Por exemplo, a Magazine Luiza reforçou o investimento em digitalização dos serviços ainda antes da pandemia, por entender que essa era uma necessidade do público.
Assim, quando a crise sanitária foi iniciada, ela não precisou passar por grandes transformações de forma rápida e sem planejamento. O resultado foi que, diferentemente de muitos varejistas, a empresa conseguiu aumentar as vendas durante a quarentena.
Contudo, a digitalização já presente na Magazine Luiza não foi motivo para ela se acomodar nesse quesito. Ao contrário, por entender as tendências de mercado, o negócio manteve o investimento em e-commerce e comunicação omnichannel.
De qualquer forma, não pense que para ser um empreendedor do futuro basta implementar mais recursos tecnológicos na empresa. A inovação também pode ocorrer de outras maneiras, como ao trazer mais diversidade no processo de recrutamento. Afinal, as empresas devem entender a maior preocupação do público com o assunto.
Junto a isso, a atenção ainda para outras temáticas sociais, como a sustentabilidade, precisa se fazer presente no empreendedor do futuro. Antes tal assunto poderia passar despercebido para a maioria dos consumidores, mas atualmente a realidade é diferente. Por exemplo, empresas como a Natura já se tornaram referência na área, mesmo antes disso se popularizar.
Qual é a relação entre empreendedor do futuro e empreendedorismo 4.0?
Você já entendeu do que se trata o empreendedor do futuro. Agora, é o momento de descobrir como esse conceito se relaciona com o empreendedorismo 4.0. Para isso, primeiro saiba que este último conceito citado é uma evolução das versões anteriores e foca no maior uso da tecnologia, como realidade virtual, drones, impressora 3D etc.
Anteriormente, contar com os recursos citados fazia parte de uma ideia mais futurística. É o que costuma ocorrer no empreendedorismo 3.0 ou 2.0, por exemplo. Agora, as evoluções tecnológicas possibilitaram que eles se tornassem parte da realidade.
Diante das transformações surgidas, agora as demandas podem ser executadas com mais eficiência, agilidade e personalização. Logo, tais benefícios são oferecidos para o público e passam a ser cada vez mais esperados por eles.
É nesse contexto que a relação entre empreendedor do futuro e empreendedorismo 4.0 fica clara. Ou seja, quando o empresário entende a realidade atual e como os recursos tecnológicos são úteis nas empresas, a atuação deles é otimizada, e ela se alinha com as demandas atuais do consumidor.
Quais são as características do empreendedor do futuro?
Liderança situacional
Consiste na capacidade de se adaptar e agir segundo o contexto encontrado. Isto é, é necessário ser flexível para saber qual é a melhor postura e decisão adotada diante das situações.
Sem a flexibilidade, a atuação do líder pode ser incoerente e muito rígida. Em outras palavras, é preciso “dançar conforme a música” nas profissões do futuro, principalmente a de empreendedor.
Por exemplo, em períodos de crise econômica, é natural que os colaboradores tenham dificuldades para gerenciar as emoções diante do medo do desemprego. Então, é especialmente importante que líderes analisem cada situação individualmente, de forma madura.
Pensamento crítico
Desenvolvê-lo é útil para que os empreendedores tomem decisões mais alinhadas com a criticidade do consumidor. Por exemplo, ao abrir um processo seletivo na sua empresa considere a importância da diversidade e como ela contribui para o melhor desempenho corporativo.
Ao pensar dessa maneira, os consumidores tendem naturalmente a enxergar os valores da empresa. Além disso, ela também ganha com mais inovação e melhorias nos processos. Lembre-se de que o mundo muda rapidamente, e é você que deve se adaptar a ele.
Resiliência
A expressão tornou-se ainda mais usual nos últimos anos, devido aos desafios enfrentados e a necessidade de superá-los. Afinal, esse conceito fala da capacidade de rápida adaptação às mudanças ou adversidades.
Colocar isso em prática é ainda mais importante. Aqueles que têm mais dificuldade com esse processo podem gerar problemas no gerenciamento e na manutenção da empresa.
Aprendizado contínuo
Outra característica essencial no empreendedor do futuro é a aprendizagem contínua. Afinal, como visto ao longo da leitura, as mudanças surgem rapidamente e os consumidores se tornam cada vez mais exigentes. Então, a melhor maneira de lidar com esse contexto é investir na educação constante para saber como agir em diferentes situações.
Percebeu como o empreendedor do futuro tem desafios que precisam ser driblados? Todos eles fazem parte da nova economia e surgem para acompanhar as mudanças de mundo. Então, se você souber desenvolver as características citadas, pode lidar com as transformações globais mais facilmente.
Quer continuar por dentro de conteúdos relacionados ao assunto? Curta a nossa página no Facebook agora mesmo!