Conteúdos
Você sabia que é possível empreender em qualquer idade? Para isso, é necessário bastante dedicação, perseverança e empenho na atividade que deseja realizar, a fim de garantir bons resultados na sua empreitada. Contudo, antes de iniciar os seus trabalhos no ramo de atuação específico, também é importante conhecer algumas ideias de empreendedorismo para jovens. A partir disso, conseguirá ter os insights necessários para fazer com que seu negócio inicie de forma correta e de acordo com o perfil profissional que tiver.
Então, que tal descobrir 6 ideias que vão ajudar você a empreender? Confira os tópicos que preparamos ao longo do artigo. Boa leitura!
1. Investir em infoprodutos
Esses são conhecidos como os produtos digitais não tangíveis que podem ser vendidos em forma de arquivo via download pela web. A partir deles, é possível transmitir conhecimentos que ajudam outras pessoas a compreender melhor sobre diversos assuntos, seja por meio de um e-book, curso online, podcast, audiobooks, vídeos tutoriais, programa de mentoria online, entre outros.
Os infoprodutos são excelentes ideias de empreendedorismo para jovens que estão iniciando agora a carreira. Isso porque é possível produzi-los sem grandes exigências de recursos. Assim, fica mais fácil se destacar em um nicho de mercado que tenha experiência no assunto, seja dinheiro e finanças, relacionamento, saúde e beleza etc.
2. Fazer a manutenção de bens
Como os jovens de hoje já nascem imersos no meio digital, muitos entendem melhor sobre as funcionalidades de diversos equipamentos, conseguindo consertar com facilidade um smartphone, um notebook, entre outros itens. Por isso, se você tem essa habilidade de fazer manutenção de bens, não deixe que o seu dom se desperdice. Você pode colocar em prática essa habilidade para empreender e ganhar dinheiro.
Comece divulgando o seu trabalho para amigos, conhecidos e familiares. Em seguida, crie um perfil nas redes sociais para que mais pessoas conheçam o seu trabalho e solicitem os seus serviços. Assim, aos poucos, conseguirá se destacar com seus serviços de manutenção.
3. Abrir uma franquia
Essa é mais uma das ideias de empreendedorismo para jovens que querem criar uma empresa que já seja conhecida e respeitada pelo público-alvo. Existem diversos tipos de franquias com um baixo investimento, seja no ramo de alimentos, roupas, entre outros.
Para escolher o negócio certo, é importante verificar, por exemplo, se a marca que deseja investir realmente agrada as pessoas. Nesse momento, também deverá prestar atenção ao ponto de localização do seu empreendimento, pois isso vai impactar diretamente as vendas. Mas, para que sua estratégia funcione, deverá saber qual o perfil do consumidor da franquia, seja homem/mulher, criança/jovem, entre outros.
Por meio de um plano de negócios, será possível descobrir como seu empreendimento se encaixa no mercado que pretende atuar. Além disso, vai entender as prioridades que precisam ser levadas em consideração no momento e os desafios que vai enfrentar durante essa jornada de crescimento.
Você também precisa “vestir a camisa” da franquia para que os clientes tenham mais confiança na hora de adquirir um item no seu estabelecimento. Isso significa que é preciso tratar os consumidores sempre com empatia e respeito, atendendo suas necessidades de forma integral, por meio de um serviço de qualidade.
4. Criar uma loja virtual
Com a disseminação das redes sociais, ficou ainda mais fácil criar uma loja virtual. Isso porque as plataformas digitais, como Instagram, disponibilizam ferramentas com as quais você pode publicar os itens que deseja vender de forma online. Desse modo, é possível atingir milhares de pessoas com a publicação das peças de roupas disponíveis para comercializar, por exemplo.
Além do auxílio das redes sociais, também poderá investir em um site para criar sua loja virtual e captar outras pessoas para efetivar compras no seu estabelecimento de maneira online. Isso porque o seu público-alvo consegue achar facilmente o seu negócio na internet ao pesquisar pela palavra-chave que representa a sua marca, como roupa feminina, roupa masculina, roupa infantil etc.
5. Desenvolver aplicativos
Já pensou em criar softwares? Essa é uma das ideias de empreendedorismo para jovens que têm sido bastante requisitadas por diversas organizações que desejam melhorar ainda mais a experiência do consumidor nos meios digitais.
Contudo, para que consiga empreender nessa área, é importante ter um bom conhecimento sobre esse ramo de atuação. Isso significa que é preciso um curso voltado para área da tecnologia. Assim, conseguirá realizar um trabalho efetivo, que o ajude na construção de carreira de empreendedor, se destacando no seu setor.
6. Oferecer consultoria
Sabe quando você é tão bom falando sobre um assunto que seus amigos dizem que você poderia dar aula sobre aquilo? Pronto! Essa é a sua chance de começar a carreira de consultor. Contudo, não precisa o tema abordado seja relacionado apenas a estudos, pode ser ligada aos relacionamentos entre as pessoas, comunicação, forma de se expressar, entre outras habilidades e temas.
Com o mundo evoluindo cada vez mais, as pessoas querem se destacar em diversas áreas da vida, não só a profissional. Então, se você tem alguma habilidade em “dar conselhos” sobre algum assunto específico, comece a colocar isso em prática de maneira empreendedora e comece a ganhar dinheiro fazendo aquilo que gosta.
Para alavancar o seu negócio também, é importante fazer uma pós-graduação que o ajude a entender sobre a nova economia. Tal curso o ajudará a ter uma melhor compreensão sobre as diversas transformações que vêm ocorrendo no mercado. E, a partir disso, vai aumentar sua competitividade na área de atuação, impulsionando a carreira e garantindo o sucesso profissional.
Como você pode perceber, existem diversas ideias de empreendedorismo para jovens, que podem ajudar você a ter um negócio consolidado. Entre elas: infoprodutos, manutenção de bens, franquia, loja virtual, desenvolvimento de aplicativos e consultoria. Mas, para colocá-las em prática efetivamente, é importante sempre investir em um aprendizado e aperfeiçoamento constantes. Só assim, conseguirá se destacar da concorrência e ser referência no setor.
E aí, você pretende aplicar alguma dessas ideias de empreendedorismo para jovens que listamos ao longo do artigo? Deixe seu comentário abaixo. Queremos saber o que pensa sobre o assunto!