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Olhar para as diferenças e enxergar oportunidades de ajudar o próximo: essa é a visão de quem hoje aposta no empreendedorismo social como um caminho para fazer o bem. Em um levantamento realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com o Sebrae, foram identificados mais de 800 negócios que seguem esse modelo no Brasil.
Preparamos este post especial para explicar a você um pouco mais sobre esse conceito, apresentar quais setores e áreas da sociedade mais têm obtido ganhos com os negócios sociais e ajudá-lo a refletir sobre quais iniciativas a sua empresa pode promover para apoiar os projetos de impacto social. Boa leitura!
O empreendedorismo social é aquele em que a geração de renda e de oportunidades para comunidades locais e pessoas em vulnerabilidade social são os principais focos do negócio. Nesse modelo, o lucro é esperado e bem-vindo, mas todo o faturamento é revertido na própria manutenção e no crescimento da empresa para levar impacto positivo para cada vez mais pessoas.
Nos negócios sociais, novos produtos e serviços são desenvolvidos para resolver problemas que, geralmente, o governo ou a iniciativa privada ainda não conseguiram. Algumas vezes, elas também atuam em parceria com esses outros setores da sociedade para conseguir potencializar as suas ações.
Quais são as principais áreas de atuação?
Tendo como o principal propósito de vida ajudar o próximo e o ambiente em que vivem, os empreendedores sociais colaboram, com as suas ideias, para minimizar os impactos:
- da pobreza;
- da falta de assistência para pessoas com deficiência;
- da falta de acesso à educação básica de qualidade;
- dos constantes processos de degradação do meio ambiente;
- dentre muitos outros fatores que ampliam as desigualdades econômicas e sociais.
Como a minha organização pode ajudar?
O mundo corporativo, com as suas ferramentas e experiências no mercado, pode ajudar os negócios sociais a atingirem os seus objetivos. Isso porque, muitas vezes, é difícil conseguir fazer tantas boas ações sem um suporte inicial para se tornar cada vez mais forte e consolidado. Veja o que você deve começar a fazer na sua empresa para se aproximar do empreendedorismo social!
Foque em sustentabilidade
Entenda como a sua empresa pode fomentar o consumo sustentável: se vocês contam com uma lanchonete, você pode guardar as latas de alumínio e doar para negócios que trabalham com reciclagem de produtos, por exemplo. Campanhas internas, em que líderes dão o exemplo, podem ser realizadas para incentivar todos os funcionários a colaborarem.
Ofereça soluções com melhores custos
Caso a sua empresa tenha um produto que possa ajudar negócios sociais, faça propostas com custos ou formas de pagamento que se encaixem no orçamento dessas organizações. Uma pequena economia faz muita diferença para a geração de novas oportunidades dentro de empreendimentos sociais.
Coloque em prática a inclusão
Alguns negócios sociais são focados na inclusão de pessoas com deficiência, transsexuais, negros e outros grupos minoritários que, por uma série de fatores e preconceitos, não conseguem empregos com facilidade. Contrate-as para tornar a sua empresa mais diversa. Afinal, quanto mais pluralidade de perfis, maior a chance de obter mais lucros.
O empreendedorismo social tem aberto novos caminhos para as pessoas que mais precisam, mas que, muitas vezes, não têm acesso a direitos básicos e novas oportunidades. Qualquer ajuda, principalmente da iniciativa privada, é muito bem-vinda. Unindo esforços, é possível ajudar a transformar o Brasil em um lugar mais acessível para todos.
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