Conteúdos
O empreendedorismo sustentável é uma abordagem holística e de longo prazo na gestão não apenas dos riscos ambientais, mas também sociais e financeiros. E os empreendedores hoje enfrentam um grande dilema: como é possível ajudar a criar uma realidade pós-pandemia?
Eles têm a responsabilidade de considerar as ramificações futuras da tecnologia e das práticas de negócios e utilizar estratégias, que priorizem a saúde a longo prazo da sociedade em geral, além do crescimento sustentável.
Neste post, tiraremos todas as suas dúvidas acerca do assunto. Acompanhe!
O que é empreendedorismo sustentável
Trata-se da combinação da prática empresarial convencional com a consciência ambiental e uma gestão inteligente. Além disso, também agrega positivamente ao meio ambiente, por meio das atividades empresariais.
Qual o objetivo do empreendedorismo sustentável?
Seu foco está em uma ideia de negócio que consegue equilibrar os impactos sociais, econômicos e ambientais das atividades, engajando as empresas estrategicamente em práticas sustentáveis na busca por competitividade e eficiência nas áreas da sustentabilidade.
Quais as vantagens do empreendedorismo sustentável
As vantagens são inúmeras e, a seguir, você vai conferir algumas delas.
Aumenta a produtividade
O empreendedorismo sustentável melhora a produtividade à medida que as empresas e os trabalhadores se tornam mais eficientes. Inclusive, os custos caem. Já os lucros, os rendimentos e a procura, aumentam e o crescimento econômico e a criação de empregos aceleram.
Otimiza a imagem da marca e ajuda a obter vantagem competitiva
Quando um negócio é sustentável, automaticamente, a imagem da marca melhora. Isso acontece devido ao fato de os clientes de hoje estarem mais conscientes das preocupações ambientais. Eles provavelmente comprarão da organização conhecida por praticar a sustentabilidade. Dessa forma, também ajuda a empresa a obter vantagem competitiva no mercado.
Entenda as métricas ESG
A sigla ESG se origina do inglês “Environmental, Social and Governance” e significa “Ambiental, Social e Governança”. Porém, o significado vai bem além do termo em si, devido ao fato de ser uma métrica ou índice referente às boas práticas de negócios com objetivos sustentáveis.
As métricas ESG (ambientais, sociais e de governança) são importantes também para os investidores. Há uma série de estatísticas e dados que se enquadram nessa categoria e podem afetar o resultado de projetos e relacionamentos de investimento. Os líderes organizacionais podem integrar princípios dessas áreas na política da empresa, relatórios e operação por meio de análise ou benchmarking.
Como colocar o empreendedorismo sustentável em prática na sua empresa
Adquira novos equipamentos
É sabido que equipamentos antigos podem oferecer grandes prejuízos financeiros, além de causar danos ao meio ambiente. Dessa forma, quando se pretende colocar o empreendedorismo sustentável em prática é importante ter em mente que é é preciso substituir esses maquinários pelos que consomem menos energia.
Reserve um orçamento para organizações que ajudam a combater as mudanças climáticas
Trabalhar em iniciativas internas de sustentabilidade é louvável, mas o problema da mudança climática persiste até que todos estejam remando na mesma direção. Quando você aloca uma parte dos lucros ou despesas operacionais para fortalecer as organizações que ajudam nessa missão, todos nós nos beneficiamos do aumento do investimento em sustentabilidade.
Envolva sua equipe em sua visão de sustentabilidade
A chave para construir um negócio sustentável é encontrar maneiras de fazer com que todos os membros da equipe de todos os níveis se engajem e se motivem pessoalmente em relação à sustentabilidade diária. É preciso envolver colaboradores em questões ligadas à sustentabilidade e treiná-los para implementar esse conceito nos processos da empresa.
Por fim, agora você entende como o empreendedorismo sustentável pode fazer toda a diferença no negócio. Isso não apenas agrega valor a marca, mas também incentiva os clientes a escolher sua empresa.
Agora que você sabe mais sobre o empreendedorismo sustentável, aproveite para saber também como o empreendedorismo social se aplica no mundo corporativo!