Empreendedorismo 4.0: o que é, como funciona e quais as vantagens?

6 minutos para ler

Empreender vai muito além de simplesmente abrir um negócio. São criadas, periodicamente, inúmeras ferramentas que possibilitam a coleta e o tratamento de dados, de modo a gerar estratégias cada vez mais direcionadas e bem-fundamentadas, como o Big Data, por exemplo.

O empreendedorismo 4.0 permite a utilização de inteligência artificial e softwares para melhorar a performance dos processos internos. Nesse cenário, a adoção dessas tecnologias permite a expansão dos mercados e o aumento da margem de lucro por meio da inovação e da eficiência. Interessante, não é mesmo?

Venha conosco e saia na frente!

O que é o empreendedorismo 4.0?

Uma pessoa empreendedora age buscando novas formas de fazer negócios, desenvolver serviços, produtos e atividades. Assim, está sempre à procura de novas oportunidades e inovação. Por isso, empreender é diferente de simplesmente abrir uma empresa, já que demanda um engajamento maior e um desejo por buscar sempre o aprimoramento e a criação de algo novo.

A partir daí, é fácil pensar que o empreendedorismo 4.0 está diretamente relacionado à automação industrial, como o ato de associar a atitude da iniciativa privada ao uso das inúmeras ferramentas tecnológicas disponíveis hoje no mercado.

Recursos como o Big Data, automação dos processos, inteligência artificial, realidade virtual e tantas outras soluções tecnológicas promovem uma expansão quase ilimitada das possibilidades de negócios, aumentando a eficiência dos processos e garantindo alcance a novos mercados.

Qual o diferencial do empreendedorismo 4.0?

Quando pensamos nos diferenciais deste tema, podemos destacar a modernização dos processos e a inovação. A agilidade na detecção e solução de problemas, possibilidade de integração de sistemas e setores, redução das falhas humanas e eficiência são alguns dos mais relevantes.

Porém, tal conceito não se limita a utilizar as ferramentas disponíveis, mas está sempre em busca de encontrar formas melhores e mais eficazes de realizar tarefas e fazer negócios, a fim de que seja o mais funcional, rentável e produtivo possível.

O empreendedor da era digital usa a criatividade para fazer melhor com o mínimo de recursos possíveis, de modo a automatizar processos que antes demandavam muito tempo e a participação de várias pessoas.

Graças a essas pessoas, a cada dia vemos negócios em maior volume aplicando recursos antes desconhecidos ou pouco conhecidos, como a realidade virtual ou aumentada, a inteligência artificial e máquinas que conseguem ampliar a produtividade e reduzir erros.

Neste cenário, destaca-se a experiência do usuário (UX), o que afeta não apenas o design, mas também a maneira como a pessoa interage com os dispositivos e/ou projetos. Todo o talento, dessa forma, é direcionado para encontrar novas soluções e formas de tornar os processos melhores, a fim de melhorar a experiência do usuário — tornando-a mais suave, contínua e positiva.

Como funciona o empreendedorismo 4.0?

Uma pesquisa recente do Serasa Experian mostrou que 73,4% dos empreendedores passaram a vender online durante a pandemia causada pela Covid-19 e, dentre eles, 83,1% afirmam que pretendem manter os negócios pela internet.

Da mesma forma, segundo dados levantados pelo órgão, somente em março de 2022, surgiram 357 mil novos negócios no Brasil, em sua maioria microempresas individuais, com aproximadamente 76% de participação.

Na era 4.0, não basta acreditar no próprio trabalho e ter determinação. Além dos entraves jurídicos, também é necessário ter disposição para aprender e investir em mais criatividade para buscar formas inovadoras de fazer negócios.

O empreendedorismo 4.0 demanda atualização constante, já que as novas tecnologias surgem quase diariamente. Nesse cenário, não basta montar um modelo inovador e se acomodar com o sucesso. É essencial buscar a melhora constante e o aprimoramento para que o empreendimento funcione de forma mais enxuta e lucrativa possível.

Quanto mais rapidamente você se adaptar, menos prejuízos e perdas vai sofrer e maiores as chances de se manter à frente da concorrência.

Quais as principais vantagens do empreendedorismo 4.0?

Se você chegou até aqui já deve conseguir vislumbrar algumas das inúmeras vantagens do empreendedorismo 4.0. Ainda assim, separamos algumas das mais relevantes para servir de inspiração. Veja a seguir!

Personalização dos produtos

Todo cliente gosta de pensar que aquele produto ou serviço foi pensado exclusivamente para atender às necessidades dele. E com as constantes inovações tecnológicas, já é possível criar produtos personalizados em larga escala.

Atuação na pré e no pós-venda

Todo cliente passa por uma jornada até efetivamente fechar negócio. O uso da tecnologia permite a criação de campanhas bem-delineadas, de modo a conduzir o comprador em potencial até a conclusão da venda.

Você consegue entender quem é o seu consumidor em potencial, quais são as necessidades dele e apresentar uma solução personalizada e bem-direcionada apenas usando as ferramentas do Big Data, entre outros recursos.

Na pós-venda, tais ferramentas contribuem para a melhoria no atendimento, solução de problemas e logística reversa, sempre com foco em criar uma ótima experiência de consumo em todas as etapas do funil de vendas.

Integração entre diversos dispositivos

A Internet das coisas (IoT – Internet of Things) está relacionada à conexão entre diferentes utensílios utilizados no dia a dia, como eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Com apoio nesses sistemas, é possível montar escritórios e casas inteligentes integradas por meio da internet.

No ambiente empresarial, sistemas, máquinas e aparelhos integrados viabilizam o acesso de qualquer lugar de modo que todos os usuários consigam a visualização dessas informações. Além de reduzir ruídos e facilitar a incorporação entre os diferentes setores, ainda simplificam a realização de teleconferências e possibilitam atividades em home office.

Sustentabilidade

Este é outro benefício marcante do empreendedorismo 4.0. Entender a necessidade de cuidar do planeta e criar produtos sem agredi-lo é uma característica marcante desses novos modelos de negócios.

Sem falar que o bom aproveitamento da tecnologia reduz o uso de insumos e evita desperdícios. Tal atitude contribui para a preservação do meio ambiente e ainda fortalece a imagem da sua marca no mercado.

O empreendedorismo 4.0 faz parte dessa nova economia e possibilita criar negócios com capacidade de crescimento praticamente ilimitada. Contudo, a construção de carreira dentro dessa realidade demanda estar sempre por dentro das inovações tecnológicas e buscar por capacitação constante.

Está esperando o que para se tornar um empreendedor 4.0 e aproveitar todas essas oportunidades? Siga a gente no LinkedIn, Instagram e YouTube para descobrir como se qualificar para acompanhar as tendências do mercado!

Compartilhe!

Posts relacionados

Deixe um comentário