Conteúdos
Alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional parece algo impossível. É preciso se dedicar à carreira, fazer as tarefas domésticas, passar um tempo com os amigos, separar um período para descansar e muito mais.
Esse é, certamente, um dos grandes desafios do século XXI. Alcançar o equilíbrio entre essas duas áreas da sua vida tem uma série de benefícios que podem ajudar na preservação da sua saúde e, acredite, na alavancagem da sua carreira.
Por isso, separamos algumas dicas que podem lhe ajudar nessa difícil, mas necessária missão. Confira!
Estabeleça prioridades
O primeiro passo para alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é elencar prioridades. Você precisa saber quais são seus objetivos, o que tem vontade de fazer e como gostaria que sua vida fosse daqui a cinco, dez e quinze anos.
Então, comece a listar quais são suas prioridades na vida profissional e pessoal. Faça, de fato, uma lista — pode ser no computador, no celular ou em uma folha de papel. Use esses objetivos para nortear suas ações e evitar que você gaste tempo e energia em coisas que não são seu foco.
Invista nas relações pessoais
Seja no mundo dos negócios ou na vida privada, as relações interpessoais sempre são importantes. Elas dão o equilíbrio necessário para que você alcance seus objetivos, seja por meio de networking ou por um relacionamento amoroso.
Procure por pessoas com interesses e objetivos parecidos com os seus. Se relacione com elas, crie redes de contatos e faça amizades. Entrar em contato com outros seres humanos é importante para que evitemos os excessos e possamos aproveitar a vida da melhor forma possível.
Tenha um bom planejamento
Lembra quando falamos das prioridades? Para que tudo dê certo, você precisa de um planejamento. Crie uma rotina equilibrada, definindo o seu período de trabalho e o tempo que se dedicará a seus objetivos na vida pessoal.
É claro que às vezes o trabalho demandará mais tempo, por causa de alguma urgência, mas isso deve ser a exceção, não a regra. O importante é se planejar, definir os horários, pensar a longo prazo e seguir com o que você estabeleceu.
Saiba fechar e abrir ciclos
Um dos grandes problemas na hora de separar a vida pessoal da profissional é que chegamos em casa e continuamos pensando no trabalho. Esse é um dos impasses mais comuns, principalmente na hora que estamos indo dormir.
Assim, é essencial que você aprenda a abrir e fechar ciclos. Ao entrar na sua empresa, foque no trabalho. Assim que terminar suas atividades, encerre essa etapa e volte sua atenção para o lazer e o descanso.
Alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional não é uma tarefa fácil, sabemos disso. Mas esse processo é necessário. Ao ter os devidos períodos de descanso, você fica mais produtivo, feliz e resiliente, além de viver com muito mais qualidade de vida.
Se o seu objetivo profissional é ter um negócio próprio, temos mais uma dica para você. Leia nosso texto sobre como ser um MEI!