O que é a gestão da experiência do cliente e como implementá-la?

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Alguns elementos são fundamentais para que uma empresa seja bem-sucedida. Não importa o segmento ou porte da organização, o sucesso está vinculado às melhorias operacionais, habilidades profissionais, ferramentas tecnológicas e transformação digital. E algo que não deve faltar nisso tudo é a gestão da experiência do cliente.

Muitos gestores de marketing e vendas ainda têm dificuldades para oferecer uma experiência de compra memorável aos seus consumidores. Isso porque alguns desconhecem a existência de abordagens comerciais com foco na fidelização do público.

Pensando nisso, elaboramos este material. Nele, você vai compreender um pouco mais sobre este assunto. Confira!

O que é a gestão da experiência do cliente?

A gestão da experiência do cliente nada mais é do que gerenciar a percepção do público em relação à sua marca durante a jornada comercial. Essa gestão soma todas as experiências vividas pelos clientes ao longo de toda a duração de seu relacionamento.

Além disso, esse processo pode ser expandido quanto à visão que o público tem de qualquer contato (físico ou digital) com um negócio, o que inclui:

  • atendimento presencial;
  • conversas por telefone;
  • chat on-line;
  • e-mails;
  • embalagem;
  • prestação de serviços;
  • conexões com publicidade;
  • recursos de uma mercadoria.

Qual é a importância de oferecer uma boa experiência do cliente?

A resposta é simples: a intenção é desenvolver uma conexão emocional com os consumidores, garantindo o melhor tratamento durante a jornada de compra. Quando as pessoas vivenciam esse tipo de abordagem, há grandes chances de se tornarem fiéis à sua empresa. Ainda existem outros benefícios provenientes da gestão da experiência do cliente, como:

  • melhoria na percepção de mercado (público, fornecedores e parceiros);
  • maiores chances de consumidores retornarem às compras;
  • geração de defensores da marca.

Como implementar o mindset da experiência do cliente?

Basta seguir quatro etapas. Vejamos abaixo.

Faça a prospecção de clientes

Esse é o pontapé inicial para fazer vendas e fidelizar a clientela. Logo, é preciso montar um bom portfólio de produtos e serviços para definir o perfil de público que sua empresa deseja influenciar com suas abordagens comerciais.

Considere dados como idade, gênero, região, condição monetária, demandas (produtos físicos e/ou serviços digitais) e necessidades. Nesse caso, é importante que você levante tudo o que for necessário para identificar o nicho de mercado ideal para seu negócio.

Monitore o relacionamento com os clientes

Após criar campanhas de captação de consumidores e fisgá-los, é preciso monitorar o relacionamento construído para que ele permaneça. Ou seja, não basta vender e contar com a sorte para que as pessoas retornem.

É importante conservar o contato, observar como está sendo a utilização do produto/serviço, disponibilizar canais de contato (telefone, e-mail, aplicativo de mensagem e redes sociais) em caso de dúvidas. Enfim, demonstre preocupação verdadeira em compreender o público para oferecer as melhores soluções.

Fique de olho na concorrência

Conhecer o que os concorrentes fazem no mercado é indispensável. Avaliar a atuação das marcas rivais é importante para conhecer se o que está sendo ofertado por você é inovador ou antiquado, se é exclusivo ou sujeito a cópias. Ter esse conhecimento é obrigatório para impedir que seus clientes migrem para a concorrência.

Cuide do pós-venda

Pós-venda é a abordagem realizada após a conclusão de uma compra. Esse processo demonstra o comprometimento da sua empresa com os consumidores, além de permitir que você consiga feedbacks para melhorar as suas abordagens e serviços.

Algumas ações de pós-venda são essenciais para fortalecer o relacionamento entre empresa e público, como:

  • suporte técnico;
  • concessão de dados (aprovação de pagamento, código de postagem/rastreio e segunda via de boleto);
  • programas de fidelidade;
  • informação de promoções e lançamentos;
  • atualização de dados de contato.

Tudo isso ajuda a manter o vínculo mesmo após a conclusão do negócio.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a compreender um pouco mais sobre gestão da experiência do cliente e como implementá-la na sua empresa. Basta alinhar as dicas mencionadas acima a fim de preparar lideranças, gerenciar equipes e definir metas com foco no seu público consumidor.

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