Conteúdos
Saber como lidar com a geração Z no mercado de trabalho se tornou a preocupação de muitos gestores, sendo fundamental que as empresas considerem essa questão no planejamento empresarial de longo prazo.
Trata-se de uma geração de colaboradores que estão altamente conectados com a tecnologia, contam com uma linguagem própria e, em geral, têm inclinação para novos projetos e desafios.
Tem interesse pelo tema e quer conhecer mais como lidar com a geração Z no mercado de trabalho? Então, continue a leitura deste post e confira mais detalhes. Não perca!
Como a geração Z se comporta no mercado de trabalho?
De maneira geral, podemos dizer que os profissionais da geração Z contam com algumas soft skills que são muito relevantes para o mercado de trabalho da atualidade, como criatividade, pensamento rápido, proatividade e agilidade.
Eles também são capazes de fazer diversas tarefas ao mesmo tempo com facilidade, conseguem lidar com imprevistos e costumam ser positivos, mesmo ao encarar problemas.
Mais um comportamento positivo da geração Z é que eles conseguem trabalhar bem em equipe e são abertos à diversidade. Por outro lado, eles podem ter dificuldades para lidar com a hierarquia verticalizada, não costumam gostar de horários fixos e de rotina.
Como a empresa pode se preparar para esse público?
Como é possível notar, o perfil dos profissionais da geração Z é distinto das gerações anteriores. Por isso, as empresas devem se preparar para receber esse público e reter os melhores dessa geração.
O estereótipo nos faz pensar que comodidades, como sala de jogos, piscina de bolinhas, meditação, entre outros, são consideradas pela nova geração ao escolher um trabalho, mas, em geral, isso não é verdade. De acordo com um estudo publicado pelo MIT Sloan School of Management, costumam ser os fatores mais relevantes para atração e retenção da geração Z:
- bônus;
- horários flexíveis;
- plano de saúde;
- trabalho voluntário durante o expediente;
- academia ou creche.
Quais estratégias usar para lidar com esses colaboradores?
Para ajudar você com essa tarefa, vamos apresentar algumas estratégias que costumam ser eficazes para lidar com a geração Z no mercado de trabalho! Acompanhe!
Tenha uma postura firme sem autoridade excessiva
O autoritarismo não costuma funcionar com a geração Z, mas evitar esse comportamento não quer dizer ser excessivamente permissivo. Apesar de não gostarem de hierarquia, os jovens devem ter bons líderes para nortear suas ações.
Acelere o trabalho
O fluxo de trabalho burocrático, em geral, desmotiva os talentos da geração Z. Por isso, o ideal é dar autonomia para que os profissionais realizem suas atividades de maneira própria, sem diversas fases de aprovação. Ao praticar o autogerenciamento, eles devem conseguir entregar resultados ágeis e poderosos.
Ofereça feedbacks
Apesar de essa geração apresentar sinais de expectativa, eles costumam ser inseguros, já que ainda são prematuros no mercado de trabalho. Por isso, o ideal é oferecer feedbacks de maneira prática e constante para esses profissionais.
Quais conhecimentos podem ajudar a lidar com essa situação?
Para que seja possível se acostumar com os colaboradores da geração Z, o recomendado é contar com conhecimentos na área de gestão de pessoas para ter mais controle quanto ao comando da equipe. Para isso, o ideal é que o profissional realize cursos voltados para a área de gestão.
Agora que você já sabe como entender a geração Z no mercado de trabalho, coloque as nossas dicas em prática para se tornar um gestor ainda mais qualificado e não deixe de se manter atualizado com os temas relacionados à área.
Por isso, continue a visita em nosso blog e descubra como superar as crenças limitantes e ser um bom profissional!