Conteúdos
O gerenciamento de estoque é uma etapa importante para evitar o desperdício e garantir o abastecimento dos produtos. Por essa razão, a adequada gestão deste setor tende a ser um dos desafios do e-commerces e lojas físicas.
Um dos motivos para isso é o maior senso de urgência do público. Assim, deixar o estoque preparado para otimizar o tempo é fundamental. Caso contrário, a comercialização e entrega dos produtos disponíveis fica comprometida e o consumidor tende a ficar insatisfeito.
Logo, otimizar o gerenciamento de estoque é uma estratégia que não pode faltar nos seus planos. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
O que é gestão de estoque?
Primeiro, saiba que a gestão de estoque consiste na organização do setor que fornece suprimentos para uma empresa. Isso envolve controle de recursos (como mão de obra, tempo e dinheiro) e, ainda, o fluxo das mercadorias (como estocagem e ponto de vendas dos produtos oferecidos). Então, ao gerenciar e ter o controle dessas informações, é possível responder a perguntas, como:
- quando reabastecer o estoque;
- quanto comprar de insumo;
- qual preço pagar pela aquisição de insumo;
- quando certo produto deve ser vendido etc.
Qual é a importância do gerenciamento de estoque?
Até aqui, já entendemos o que é gestão de estoque. Agora, saiba que é importante garantir o gerenciamento de estoque para que o consumidor sempre tenha o que busca. Isto é, se o seu depósito for desabastecido, o cliente deve procurar a concorrência para preencher essa lacuna.
Da mesma maneira, manter o mesmo insumo por muito tempo no estoque também é prejudicial. Afinal, muitos podem ter prazo de validade ou perder o timing, o que prejudica as vendas e gera desperdício para o negócio. Por exemplo, se você trabalha com moda e não consegue vender determinada peça no momento de alta demanda , dificilmente conseguirá fazer isso depois, a menos que crie uma boa estratégia promocional.
Felizmente, o controle de estoque e vendas fornece informações essenciais para evitar problemas e potencializar os resultados. Ou seja, ele é importante para fornecer dados para indicadores, aperfeiçoar as compras, potencializar o atendimento de demandas etc.
Como realizar um gerenciamento de estoque com eficiência?
Após conhecer a importância do gerenciamento de estoque, é preciso conhecer algumas dicas para aperfeiçoar esse processo. Confira 3 delas!
1. Ter um fluxo de entrada e saída
Ao ter noção do fluxo de entrada e saída, fica mais fácil definir quais são os produtos mais populares na empresa. Assim, estes tendem a ter uma maior demanda e consequentemente, é preciso ter cuidado para não haver falta no estoque. A mesma lógica é válida para produtos com menor demanda, que precisam de incentivos para serem vendidos.
2. Defina processos
Você pode definir processos como a quantidade mínima de produtos disponíveis em estoque, por exemplo. Definições como essas ajudam a sistematizar os pedidos com fornecedores e evitar problemas na gestão de estoque.
3. Utilize a tecnologia
A tecnologia também pode ser útil na gestão de estoque. Isso porque ela automatiza as tarefas, o que diminui erros, eleva a eficiência e otimiza o tempo e a gestão de risco. Assim, você consegue se dedicar ao planejamento estratégico com mais facilidade.
Entendeu o que é o gerenciamento de estoque e como ele pode ser otimizado com as dicas fornecidas? É importante colocá-las em prática desde a elaboração do plano de negócio. Assim, é possível minimizar falhas.
O nosso post foi útil para sanar dúvidas sobre gerenciamento de estoque? Compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a ficarem por dentro!