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O comércio eletrônico continua em expansão na América Latina, sendo que, até 2021, as estimativas de crescimento são de 22% segundo dados da companhia de logística DHL. Nesse cenário, o Brasil conta com participação especial, pois estima-se um aumento de 17% nas vendas do setor.
Com a mudança de comportamento do consumidor na busca de maior comodidade na hora de comprar e com cada vez mais pessoas conectadas, fica fácil entender que é possível ter sucesso ao investir nesse tipo de negócio. Contudo, para sair na frente e conquistar os clientes, é necessário saber como fazer a gestão de e-commerce.
Se você já empreende no mercado virtual ou quer começar um negócio digital, não perca nosso post: apresentamos os principais desafios e as boas práticas de gestão para quem quer se destacar!
Desafios da gestão de e-commerce
Confira abaixo os principais desafios para quem empreende no setor.
Logística
Um negócio digital funciona 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, ou seja, as vendas são realizadas a qualquer momento. Por isso, esteja sempre pronto para atender o consumidor. Assim, ter uma gestão eficiente em logística é fundamental para ter estoque, fazer o controle de pedidos, separação e despacho, garantir os prazos de entrega e ainda realizar o rastreamento.
Gestão de estoque
É importante que o empreendedor saiba qual é a quantidade necessária de cada produto que é preciso ter em estoque para atender seus clientes. O que é necessário ter estocado e o que deve ser adquirido apenas sob encomenda? Como realizar o controle das entregas?
Nesse ponto, é essencial saber como escolher os fornecedores, priorizando aqueles que cumprem os prazos acordados.
Segurança
O consumidor busca as facilidades e comodidades de uma loja virtual, mas só faz a compra em um ambiente seguro. Desse modo, o ambiente deve oferecer segurança para não dar brecha para roubo de dados ou invasões, já que as pessoas inserem dados pessoais, endereço e informações de pagamento.
O recomendado é adotar um certificado digital para proteger todas as operações realizadas no site. Ter esse cuidado, inclusive, melhora o posicionamento do negócio em motores de busca, já que o Google reconhece e ranqueia melhor os sites protegidos com essa certificação.
Melhores práticas para gerir um e-commerce
Acompanhe a seguir algumas dicas para fazer a gestão de e-commerce.
Faça um controle financeiro eficiente
Faça um planejamento das receitas e despesas do negócio digital, além de um controle do fluxo de caixa para uma boa gestão. É importante considerar os impostos a serem pagos para saber realmente quanto o negócio tem de retorno, se é preciso cortar gastos, trocar de fornecedor, de empresa transportadora, entre outros fatores.
Automatize as ferramentas
Para seu negócio funcionar, é necessário o uso de várias ferramentas, como sistema de pagamentos, de gestão financeira, software de automação de marketing, entre outras. Desse modo, invista em tecnologia para automatizar essas soluções, sincronizando as informações de todas as etapas para permitir agilidade nos processos.
Procure conhecimentos da área de marketing
Para se destacar da concorrência e ter sucesso com vendas na web, obtenha conhecimentos de marketing para chegar em seu público-alvo. Entenda o que seus consumidores buscam para pensar em estratégias que atendam esses anseios.
Você pode criar um blog e desenvolver conteúdos voltados para seu segmento e também marcar presença nas redes socais.
Meça os resultados
Acompanhe os resultados medindo os indicadores, como a taxa de conversão, e comparando o número de compras finalizadas com o número de visitantes da loja virtual. Uma boa taxa de conversão mostra que as visitas estão se transformando em vendas, ou seja, que as estratégias utilizadas estão proporcionando uma boa experiência ao consumidor.
Para fazer uma boa gestão de e-commerce, além de driblar os desafios e colocar em prática as nossas dicas, busque conhecimentos em gestão de negócios digitais, realizando cursos conceituados na área, como o da HSM University.
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