O que é a gestão de facilities, qual a importância e quais as características do profissional da área?

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A gestão de facilities, que corresponde ao gerenciamento dos serviços gerais, é muito relevante. Se esse setor for negligenciado, a empresa pode enfrentar acidentes, elevar os riscos para o desenvolvimento de doenças e muito mais. 

Além disso, considere que instituições que deixam a desejar quando o assunto é limpeza não são bem-vistas diante do público. Então, para evitar problemas, a gestão de facilities precisa ser implementada adequadamente. 

Quer saber mais sobre o assunto e entender quais características o profissional da área precisa ter? Continue a leitura!

O que é gestão de facilities?

Conforme mencionado, esse tipo de gestão refere-se ao gerenciamento dos serviços gerais, existentes em todo negócio físico, independentemente do segmento ou porte. Esse gerenciamento serve para coordenar atividades de manutenção, higiene, segurança, organização e conforto de um espaço. 

Para isso, é necessário gerenciar a equipe responsável por essas operações e os equipamentos que atendem a tais demandas. Isto é, sabe quando você encontra colaboradores responsáveis pelo cuidado a limpeza de banheiros em shopping, por exemplo? 

Esses profissionais não devem executar essa ou outra demanda aleatoriamente. Eles são conduzidos por outros colaboradores, o gestor de facilities, que deve organizar todas as atividades estrategicamente. Para isso, é preciso ter conhecimento de finanças, liderança, noções de RH e muito mais.

Qual é a importância da gestão de facilities?

No início do artigo, citamos que esse tipo de gerenciamento é tão importante quanto qualquer outra em uma empresa, como a gestão de riscos, por exemplo. Afinal, sem ela, os colaboradores tendem a ficar perdidos quanto ao que devem executar, além de enxergar o local de trabalho como desorganizado e negligente. Isso pode impactar diretamente na motivação deles para trabalhar.

Além disso, ignorar a gestão de facilities também prejudica a empresa perante a visão do público externo, como clientes. Isso porque, se uma empresa não consegue garantir o adequado funcionamento de serviços gerais, como manutenção e limpeza, como pode assegurar qualidade em outros setores?

Quais são as principais características de um gestor de facilities?

Ao longo da leitura, você já percebeu que o gestor de facilities tem muitas responsabilidades, o que exige o domínio de algumas qualidades. Confira mais sobre elas a seguir!

Comunicação eficiente

Boa comunicação é fundamental para que o gestor de facilities transmita as recomendações adequadamente para os colaboradores. E, ainda, ela é útil para que o profissional converse com os usuários e entenda o que eles esperam.

Capacidade de liderança

Como visto, o gestor de facilities é o responsável por comandar diversas operações ocorridas nos bastidores. Diante disso, a capacidade de liderança é essencial para que os colaboradores confiem e sigam as instruções do gestor.

Organização

A gestão de facilities refere-se à garantia da organização empresarial. Sendo assim, é esperado do gestor de serviços ligados a infraestrutura predial que ele seja suficientemente organizado para garantir que seus comandos ocorram como o planejado. Isso é possível ao ser também um agilista, por exemplo.

Você já entendeu quais características um gestor de facilities deve ter. Agora, saiba que para atuar nessa área você pode fazer um curso. Assim, o conhecimento adquirido ajuda a ter mais expertise e passar credibilidade no mercado.

Quer continuar se atualizando em gestão? Acompanhe nosso post sobre trilhas de carreira não lineares e fique por dentro!

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