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Com o avanço das inovações e as rápidas evoluções nos processos gerenciais das empresas, ter uma gestão de mudança se tornou essencial. Isso porque o ambiente organizacional sofre influências internas e externas. E, se a companhia não acompanhar, perderá competitividade.
Essa necessidade de inovar pode ocorrer para a empresa se adequar à Transformação Digital, com a implementação de uma cultura de inovação, ou com o objetivo de reestruturar equipes, processos e estratégias, entre outros fatores.
Independentemente do contexto, nunca é fácil implementar transformações. Por isso, é preciso estar preparado para enfrentar esse cenário e saber gerenciar sua equipe da melhor maneira possível. É o que você vai aprender daqui em diante. Acompanhe a leitura e saiba qual a importância da gestão de mudanças e como implementá-la em sua empresa!
O que é gestão de mudanças?
A gestão de mudança é um conjunto de ações e ferramentas que tem como objetivo auxiliar as empresas e os stakeholders na execução de transformações. Ela pode ser utilizada para compor processos operacionais, estruturais ou táticos.
Consiste, portanto, em uma abordagem única que, na maioria das vezes, não é aplicada de forma adequada no ambiente empresarial, por ser vista como um sinônimo da gestão de pessoas. Entretanto, se a organização deseja implementar mudanças que realmente tenham retorno sobre o investimento, ela não pode ignorar a transição dos indivíduos por meio dessas transformações. Afinal, isso aumenta a probabilidade de sucesso dos projetos nas instituições.
Contudo, para garantir um gerenciamento eficiente, é necessário adotar o intraempreendedorismo. Mas do que se trata esse termo exatamente? Refere-se ao empreendedorismo interno, ou seja, equipes, colaboradores e gestores precisam ter pensamento alinhado com a cultura da inovação. Assim, todos devem compreender a importância da mudança e trabalhar as suas competências individuais para desenvolver as etapas do projeto.
Curva da mudança
Para implementar um processo de mudança na organização, é comum passar por quatro estágios que formam a curva da mudança. O objetivo é atravessá-la rapidamente para iniciar um novo ciclo dentro da empresa. Primeiro, é identificada a necessidade de inovar e, depois, são dados os primeiros passos até sua estabilização. Os quatro estágios da curva de mudança são:
- Status quo: momento em que os colaboradores estão acostumados à rotina habitual de trabalho. Quando há uma necessidade de mudança, é comum ficarem apreensivos e receosos.
- Disrupção: situação na qual já ocorre alguma mudança, gerando um gatilho para tomadas de decisão e trazendo a necessidade de realizar um novo projeto.
- Exploração: é o momento da virada, em que os stakeholders começam a demonstrar curiosidade sobre o processo de inovação, além de menos resistência.
- Reconstrução: após dar os primeiros passos em relação à mudança e obter resultados positivos, essa é a etapa de consolidação do projeto, na qual há benefícios reais e contínuos.
Qual é a importância da gestão de mudanças?
Em um cenário em que as mudanças são inevitáveis, não se adequar aos novos parâmetros é ser esquecido e deixado para trás. Mas não basta apenas aderir às tendências que surgem, é necessário ter total controle sobre as transições pelas quais sua empresa passará. Assim, a gestão de mudanças possibilita inúmeros benefícios para a otimização do negócio.
Esse processo é importante em qualquer tipo e tamanho de organização. Os fatores podem ser diversos, como avanços tecnológicos, concorrência de mercado, tendências do setor, entre outros. Portanto, é essencial se adequar às novas demandas e à realidade da empresa, bem como a de seus colaboradores, que devem crescer junto a ela.
Alguns exemplos de mudanças organizacionais incluem:
- implementação de processos;
- fusão e aquisição de negócios;
- reposicionamento de marca no mercado;
- troca de sistemas e de lideranças;
- adoção de novos sistemas e ferramentas;
- desenvolvimento de novos produtos ou serviços.
Como dar os primeiros passos para iniciar uma gestão de mudanças?
Tanto para se adequar às novas tecnologias quanto para adotar novos processos gerenciais, a comunicação entre empresa e partes interessadas é essencial. É preciso que todos compreendam a necessidade de acompanhar as inovações e os benefícios trazidos por elas. Nesse caminho, alguns passos são fundamentais, como você pode ver a seguir.
Defina os objetivos
Assim como todo planejamento, é fundamental começar definindo os objetivos da mudança dentro da cultura organizacional da empresa. O que é esperado? Quais serão os impactos positivos e negativos? Quais fatores deverão ser considerados? Como o projeto será estruturado?
Identifique o que precisa ser melhorado
Tendo em vista que mudanças ocorrem para melhorar processos, produtos ou resultados, é essencial identificar o foco e clarear as metas. Assim como identificar os recursos e os profissionais que serão responsáveis por implantar o processo e liderar a trajetória.
Envolva os stakeholders
Toda mudança organizacional gera impactos para as pessoas envolvidas. Essas são chamadas de stakeholders ou partes interessadas, segundo a linguagem do Guia PMBOK — referência em gestão de projetos no mundo. Para gerar engajamento, mapeie as expectativas e as necessidades de todos e trace estratégias efetivas.
Crie um plano de testes
Antes de implementar um novo processo ou uma nova tecnologia, estabeleça um período de testes para cada etapa do processo. Assim, a empresa pode se planejar diante de possíveis problemas que prejudiquem o fluxo de trabalho, ocasionando atrasos e transtornos para os clientes.
Nesse momento, as equipes terão as habilidades analisadas, contudo, deve haver mais motivação dos gestores. É a oportunidade que todos os colaboradores precisam para se adaptar ao que está por vir.
Faça avaliações
Durante todo o processo, deve ser implementada uma estrutura para medir o impacto das transformações no negócio. Ou seja, é necessário realizar avaliações para determinar sua eficácia e documentar as experiências e melhorias.
Certifique-se, também, de que tudo está conforme planejado e mostre aos colaboradores e clientes como o processo de implementação valeu a pena. Ao aplicar essas etapas, você conseguirá realizar uma excelente gestão de mudanças e garantir que a organização se adapte às situações mais complexas. Com isso, terá em mãos um grande diferencial competitivo e consolidará seu negócio no mercado.
Quais são os benefícios da gestão de mudanças?
Como vimos, o gerenciamento efetivo das mudanças aumenta significativamente as chances de um novo projeto atingir objetivos e obter sucesso. Nesse caso, quando implementada conforme as indicações específicas, a ferramenta se torna um elemento bastante decisivo para os resultados que as mudanças trarão para a empresa.
De modo geral, o gerenciamento de mudanças impulsiona a adoção e a utilização bem-sucedida de alterações dentro da companhia. Possibilitando que os colaboradores entendam e se comprometam com as novidades que estão sendo implantadas.
Assim, ela não apenas torna o processo mais fácil, como permite que a organização absorva um fluxo maior de modificações a serem realizadas. Isso aumenta a competitividade e eventualmente reduz os custos do negócio, já que a empresa diminui os erros e apresenta menor dificuldade ao aplicar novas alterações.
Além disso, podemos destacar outros benefícios da gestão de mudanças, tais como:
- aumenta a produtividade e a qualidade do serviço/produto prestado;
- traz prosperidade para a companhia;
- diminui os riscos;
- melhora a performance dos colaboradores;
- amplia as possibilidades de inovação;
- ajuda a fechar o gargalo entre requisitos e resultados;
- melhora a qualidade de vida da equipe;
- beneficia a comunicação interna;
- aumenta a lucratividade;
- gera vantagem competitiva.
É importante ressaltar, portanto, que, sem uma gestão de mudança organizacional eficaz, as transições podem ser difíceis e onerosas em termos de tempo e de recursos. Além disso, a ausência de uma gestão eficiente pode resultar em uma baixa eficiência dos profissionais, bem como em uma redução da produtividade e até mesmo o aumento do turnover na empresa.
Por esse motivo, uma gestão de mudanças requer engajamento e dedicação tanto de líderes quanto de colaboradores. Para obter resultados satisfatórios, todos devem ter a mesma visão e os mesmos objetivos, evitando desgastes desnecessários. Além disso, o processo precisa ser planejado e estruturado adequadamente.
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