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Administrar uma empresa não é tarefas simples. Uma maneira de otimizar esta função é dividir projetos e decisões com os demais colaboradores e, nesta linha, uma gestão democrática pode trazer inúmeros benefícios, como potencializar planos, objetivos e recursos.
Aliás, a divisão de tarefas permite que os colaboradores possam realmente vestir a camisa da empresa, que crescerá de forma mais acentuada quando as decisões deixam de ser tomadas de cima para baixo. Porém, esta não é questão fácil e sua implantação requer atenção e muita orientação.
Se ficou interessado neste processo e quer saber mais sobre a democracia nas empresas, confira este artigo que preparamos para você!
A gestão democrática
A gestão democrática é aquela em que todos os colaboradores podem contribuir com sugestões e com a tomada decisão. É a que oferece o maior nível de engajamento entre todos do time, que passam a ter uma participação ativa e intensa nos rumos da empresa, reduzindo a carga de responsabilidade do gestor, que poderá dedicar mais atenção à expansão do negócio.
Neste modelo de gestão, a comunicação passa a ter prioridade, já que muitas das decisões precisam ser tomadas em conjunto, o que permite o debate, a argumentação e a discussão em torno da melhor solução.
Diante deste cenário, é necessário que o gestor tenha experiência e preparo, para saber lidar com os colaboradores e encaminhar as decisões para o melhor da empresa, deixando de lado questões pessoais.
Outros modelos de gestão
A gestão democrática é um sistema que pode trazer vários benefícios às empresas, porém existem outros, como a gestão meritocrática, que, como o nome sugere, é baseada na meritocracia, ou seja, são escolhidos os colaboradores com maior desempenho e performance dentro da empresa. Há também a gestão com foco em resultados, na qual traçar metas e alcançar objetivos é a principal intenção. Assim, cada funcionário tem autonomia para tomar suas decisões.
Outro modelo é a gestão com foco em processos, em que a busca pelo aprimoramento dos procedimentos e métodos é contínua. E há ainda a gestão autoritária, na qual todas as decisões giram em torno do próprio gestor, responsável em tomar todas as decisões, tirando toda a voz dos colaboradores.
Conheça sua equipe
Por mais que a liderança democrática apresente os melhores benefícios, é necessário atenção e cautela antes de implementá-la. O primeiro passo deve ser um levantamento detalhado sobre o organograma da empresa e as funções que cada um desempenham.
Conhecendo profundamente sua equipe e quais suas responsabilidades, fica mais fácil identificar potenciais líderes que poderão auxiliar na condução do processo, o tornando mais natural.
Como aplicar na sua empresa
Na sequência, é hora de aplicar os conceitos democráticos. Para isso, invista em bons programas de treinamento e, por fim, trabalhe sua própria equipe para que eles possam contribuir de forma mais efetiva nas tomadas de decisão.
Como é possível observar, o modelo de gestão democrática é o que apresenta as melhores possibilidades para um crescimento contínuo da empresa, com colaboradores dispostos a realmente vestir a camisa e promover o negócio.
Lembre-se sempre que a flexibilidade é o segredo de toda gestão. Se aqueles que trabalham contigo tiverem o mesmo pensamento, focados e prontos, os resultados poderão ser maravilhosos.
Se gostou de nosso artigo sobre gestão democrática, e como ele pode ser aplicado em sua empresa, leia agora mesmo o material que preparamos sobre como gerenciar uma equipe com diferentes perfis. Boa leitura!