Gestão do comportamento organizacional: o que é e como funciona?

4 minutos para ler

Uma empresa necessita de missão, de visão e de valores bem-definidos para criar a própria identidade e dar propósito ao negócio.

Também é importante que, por menor que seja, ela tenha líderes e colaboradores alinhados a tudo isso, concorda? Caso contrário, grandes divergências, bem como falta de responsabilidade ou de comprometimento podem surgir, afetando tanto o desempenho, quanto a imagem.

Mas de que maneira realizar tudo isso? Conhecendo a gestão do comportamento organizacional e entendendo como ela funciona! Gostaria de aprender mais sobre? Então, basta continuar com a leitura!

O que é a gestão do comportamento organizacional?

Comportamento organizacional nada mais é do que a forma como líderes e colaboradores se comportam dentro de uma empresa. Trata-se da gestão de pessoas, do modo como elas se relacionam entre si e lidam com as atividades que precisam ser realizadas em seu ambiente de trabalho.

Enquanto o estabelecimento de uma gestão estratégica empresarial ajuda uma empresa a gerir melhor recursos para atender as demandas, a gestão do comportamento organizacional auxilia a empresa a criar um ambiente de trabalho saudável, com uma equipe sempre motivada a atingir bons resultados.

Como esse tipo de gestão pode ajudar a empresa e com quais ferramentas?

Com o comportamento organizacional alinhado aos valores da empresa, é possível melhorar a comunicação entre todos os trabalhadores, respeitando complexidades. O que contribui para o desenvolvimento pessoal de cada um deles e melhora relações entre eles.

Dessa maneira, os colaboradores tendem a buscar melhores resultados para a empresa, pois sentem que as motivações e necessidades que possuem são levadas em conta e as regras e objetivos são estabelecidos de maneira clara e saudável para todos.

Para isso, uma avaliação de perfil comportamental pode ser realizada para o mapeamento de traços de personalidades e comportamentos. Com esse tipo de ferramenta, a empresa poderá compreender melhor o capital humano e de qual forma as habilidades dos funcionários podem ser mais aproveitadas.

Há softwares, como o Coaching Assessment e o M.A.R.E., que conseguem realizar esse tipo de avaliação. Mas é importante que a empresa procure por um profissional especializado em Psicologia Organizacional para que os testes e critérios da empresa sejam aplicados e interpretados com sucesso.

Como um curso de pós-graduação pode ajudar no entendimento e aplicabilidade do conceito?

Manter-se atualizado nas exigências do mercado e nos conhecimentos que deseja adquirir dentro de uma área pode ser complicado, não?

Cursar uma pós-graduação ajuda você a se tornar um profissional qualificado e especializado. Pode ser um ótimo meio, também, de ampliar seu networking e obter melhores remunerações. Sabia que pós-graduados chegam a ganhar até 70% mais do que aqueles que não fazem uma pós-graduação?

A HSM University oferece cursos de especialização a distância e de início imediato. Dentre eles, a Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas, com metodologia inovadora e certificado reconhecido pelo MEC!

O curso conta com 360 horas distribuídas em um semestre e entrega todo o conhecimento que você precisa para ser um grande líder na sua área, com habilidades para desenvolver equipes e alcançar grandes resultados.

Aprender a fazer uma gestão do comportamento organizacional é essencial para quem quer criar uma empresa com boas sinergias e profissionais motivados e capacitados.

Então, que tal conhecer mais da Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas da HSM University e dar uma alavancada na sua vida profissional?

Posts relacionados