Conteúdos
Os conceitos de gestão de Peter Drucker deixaram muitos ensinamentos sobre o desenvolvimento empresarial e as visões do futuro, que agora se fazem presente. Embora tenha vivido em uma época diferente da atual, o filósofo, professor, escritor e economista enxergava a inovação e as pessoas como o sucesso de um negócio.
Mas por que ele é chamado de pai da gestão? Basicamente, com seu olhar nada convencional sobre a administração e a forma de construir suas ideias, Peter influenciou muitos empresários com visões inovadoras. Além disso, suas contribuições foram necessárias para ver a gestão como é atualmente e que continua a se reinventar.
A seguir, reunimos algumas informações sobre o seu legado e as principais lições que ele nos deixou.
Conheça o legado de Peter Drucker
Peter Drucker (1909 — 2005) nasceu em Viena, Áustria. Quando adulto, formou-se em Direito na Universidade de Frankfurt, Alemanha, e trabalhou como editor-chefe do Jornal de Frankfurt na área de gestão empresarial.
Dez anos depois, passou a viver e trabalhar em Londres, casou-se com Doris Schmitz e foi para os EUA em 1937, onde atuou como correspondente do jornal de economia Financial Times. Já em 1939, iniciou sua carreira em consultoria na General Motors, posteriormente lançando seu primeiro livro “The End of Economic Man”.
Ainda, tornou-se presidente honorário da Drucker Foundation, foi professor de ciências sociais da Claremont Graduate University, Califórnia, EUA, além de publicar mais diversos livros. Peter recebeu os principais líderes sociais em sua casa enquanto viveu em Claremont, em quase quatro décadas.
Lições de gestão de Peter Drucker
Com mais de 30 livros publicados, o pai da gestão tem muito a nos ensinar. Por isso, reunimos aqui cinco lições que você precisa conhecer e colocar em prática em sua organização. Acompanhe nos próximos tópicos.
1. Autogerenciamento
Drucker aponta que os profissionais precisam saber quais são as suas forças e os seus valores, a que lugar pertencem e quais devem ser as suas contribuições para a empresa. O principal motivo disso é a mudança no formato de administrar uma organização. Cada vez menos percebemos gestores autoritários no topo das decisões.
Com isso, toda a cadeia produtiva ganha espaço nas contribuições para o crescimento do negócio, exigindo mais poder de autogerenciamento dos colaboradores. Portanto, eles devem saber gerenciar seu tempo e seu trabalho de maneira autônoma em busca de aperfeiçoamento.
Nesse sentido, um bom líder trabalha junto à equipe e traz recursos necessários, como:
- treinamentos e ações para atualização constante;
- mudanças estratégicas e culturais na empresa;
- incentivo para a colaboração entre equipes e mais autonomia;
- ambiente de diálogo e decisões bilaterais.
2. Descentralização
Como dissemos, o líder autoritário perdeu espaço para uma gestão descentralizada, ou seja, todos os setores da empresa têm mais autonomia e poder nas tomadas de decisões. O foco de Peter sempre foi nas pessoas e em como elas podem contribuir para o sucesso de um negócio.
Sendo assim, toda organização precisa desenvolver seu capital humano e suas relações dentro do ambiente de trabalho. Afinal, segundo o autor, mesmo que a área de desenvolvimento de produtos seja perfeita no serviço realizado, se a equipe de gestão de pessoas não entregar resultados alinhados e satisfatórios, o negócio enfrentará problemas.
3. Criatividade e inovação
De acordo com Drucker, a criatividade nasce a partir do comprometimento com a inovação. Dessa forma, apostar em projetos inovadores pode ser desafiador, enquanto demandará mais conhecimento e engajamento dos profissionais. Para isso, é preciso ter uma boa gestão estratégica de negócios.
Ele listou sete oportunidades para considerar quando surgirem diante de sua empresa. São elas:
- mudança de percepção;
- novo conhecimento;
- mudança demográfica;
- ocorrências inesperadas;
- mudança na indústria ou mercado;
- processos necessários;
- incongruências.
4. Coragem nas decisões
Como Peter Drucker costumava dizer, continuar fazendo a mesma coisa é mais arriscado que buscar mudanças. Por isso, devemos ter coragem em nossas decisões. O medo de sair do lugar-comum pode até privar a empresa de alcançar novas conquistas. Aliás, o mundo dos negócios é cercado de desafios e decisões a serem tomadas estrategicamente.
Os ensinamentos de gestão de Peter Drucker influenciaram o marketing e a administração moderna. Muitos de seus conceitos visavam o futuro. Portanto, é esse pensamento que devemos seguir. Sendo assim, grandes gestores precisam se manter atualizados. E para ajudar na preparação desses profissionais, a HSM University é referência no assunto.
Quer levar essas lições para outras pessoas? Então, compartilhe o texto em suas redes sociais!