5 habilidades emocionais importantes para a carreira do advogado

4 minutos para ler

A advocacia é altamente dinâmica e o profissional dessa área precisa estar atento às mudanças na rotina do cenário jurídico. É indispensável que o advogado esteja muito bem preparado para desenvolver comportamentos que poderão viabilizar a dinâmica do serviço.

O Direito é uma ciência em constante evolução, visto que há enorme quantidade de modificações legais para acompanhar as mudanças sociais, tecnológicas e econômicas. Mas, devido às transformações do mundo, pode-se considerar que a profissão por si só tem exigido novas técnicas.

Quer saber mais sobre a importância de aprimorar as habilidades emocionais no exercício na atividade? Fique por dentro de nossas dicas!

1. Desenvolva sua inteligência emocional

O operador do Direito lida essencialmente com a aplicação da lei. Mas, pelo fato de também participar de reuniões, fechar contratos e realizar audiências, demanda-se que se tenham consideráveis habilidades emocionais.

Essa perícia não se traduz apenas no tratamento com o cliente, mas na própria rotina. É necessário lidar com indeferimentos pelo juízo, cumprimento de prazos, divulgação do trabalho — o que não é uma tarefa fácil.

Ter inteligência emocional para lidar com esses percalços é altamente significativo, pois é preciso passar segurança para o cliente independentemente do que esteja ocorrendo. Manter uma boa gestão dos negócios pode ser uma boa solução para o melhor controle e segurança dos casos e processos.

2. Tenha capacidade de demonstrar empatia

Uma pessoa que está com problemas certamente já está preocupada com a resolução da demanda que a envolve. Saber ter empatia e entender a situação que o demandado está passando fortalece a confiança e o relacionamento interpessoal.

Isso ajuda, inclusive, no momento da mediação de desentendimentos. Os meios alternativos de solução de conflitos — conciliação e mediação — são procedimentos que requerem muita empatia, além do domínio de técnicas de negociação.

O mediador literalmente ajuda a resolver as contendas entre os particulares, ao ponto de chegar em acordos que sejam satisfatórios para ambas as partes. É um momento no qual se mostra indispensável a aptidão emocional de expor empatia e persuasão.

3. Seja um pouco mais resiliente

A resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se às mudanças e permanecer estável. Trabalhar na área jurídica demanda justamente saber conciliar os problemas pessoais e estar apto para resolver as questões do outro.

Com toda certeza, uma pessoa resiliente é capaz de enfrentar qualquer circunstância de uma situação problemática e se sair bem. Quando se tratam de escritórios e departamentos jurídicos, a resiliência tem papel fundamental, pois contribui muito para a eficiência operacional no setor.

4. Adote uma postura de chefia

Ter o próprio negócio nunca foi uma tarefa fácil, em nenhum ramo. No âmbito forense, é necessário que o gestor compreenda conceitos que perpassam a área de formação. Hoje em dia é relevante conhecer estratégias de marketing para propagar os negócios e performar da maneira que o mercado exige.

Sendo assim, ser um bom líder não se traduz apenas em coordenar uma equipe, mas em aplicar métodos novos. Mais do que isso, é preciso dispor de habilidades emocionais para lidar com todas essas questões.

5. Estimule a virtude da comunicação

A comunicação é a base de todo relacionamento, sem dúvidas. Mas, em especial, o advogado tem que ser habilidoso na oratória. Seja com seu patrocinado, com os colegas ou com um juiz, é primordial se comunicar bem.

Pode-se entender que a destreza emocional é essencial em muitos momentos e é fundamental para o alcance de um bom rendimento profissional. Afinal, todo jurista competente também é um bom comunicador, não é mesmo?

Diante de todos os pontos tratados, é possível perceber o valor que as habilidades emocionais proporcionam no desempenho laboral. Ainda mais para o advogado, algo que vai torná-lo mais centrado e competitivo na performance em qualquer empresa.

Agora, você já sabe de algumas competências que podem aprimorar seu caminho para o sucesso. Se quiser entender mais sobre como alavancar o desenvolvimento de sua carreira, fique por dentro de nossas dicas!

Compartilhe!

Posts relacionados

Deixe um comentário