Conteúdos
Empreender tem sido um dos caminhos escolhidos pelos brasileiros para driblar crises econômicas e se reinventar na carreira. Essa prática ganhou ainda mais impulso com as facilidades de ser um microempreendedor individual (MEI).
Os números confirmam: segundo pesquisa do Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, foram criadas cerca de 2,5 milhões de organizações em 2018 no Brasil — 80% delas sendo MEIs. Em meio a tantas boas ideias, a inovação nunca foi tão necessária para se destacar e conquistar o mercado.
Foi pensando nisso que reunimos, neste post, algumas ideias de negócios inovadores para que você possa investir em 2019. Acompanhe conosco!
1. Aplicativos e Inteligência Artificial
O número de brasileiros que utilizam smartphones é impressionante: são mais de 400 milhões de aparelhos ativos, o que equivale a 2 dispositivos por habitante. Isso significa que as pessoas estão cada vez mais dependentes das soluções proporcionadas não só por essa, mas também por diversas tecnologias.
Os aplicativos são essenciais nesse cenário. Por isso, criar uma empresa que produz apps de todos os tipos pode ser um negócio lucrativo — o setor de games, inclusive, está bastante em alta. Da mesma forma, soluções que utilizam Inteligência Artificial conquistam grande público, pois apresentam ganhos em otimização de tempo e de esforços cotidianos.
2. Realidade Virtual
Você sabia que o mercado de Realidade Virtual deve ultrapassar os 370 milhões de reais em 2020? Isso significa que empreendimentos com esses recursos trarão bastante lucro para os seus idealizadores.
Nesse cenário, é possível criar soluções que permitam aos consumidores provar roupas, conhecer novos lugares, visualizar transformações nos cômodos de uma residência e pilotar um veículo moderno por meio da tecnologia — às vezes, sem nem mesmo sair de casa.
3. Consultoria e coaching
Se você é especialista em algum assunto ou sabe como motivar outros profissionais a repensarem as suas carreiras, essa é uma boa área de investimento. O mercado tem recebido com bons olhos essas iniciativas, que têm como objetivo desenvolver novas competências, principalmente em pessoas com interesse em cargos de liderança.
É possível, inclusive, aliar essa ideia ao primeiro tópico que trouxemos neste post, fazendo um aplicativo para conectar as pessoas interessadas aos consultores ou coaches.
4. Serviços de beleza
O mercado da beleza é um dos que mais cresce em todo o mundo, sobrevivendo até mesmo às crises econômicas. Apesar de ser conhecido há décadas, ele pode ser muito inovador se aliado às novas tecnologias e pesquisas da área. Além disso, recebeu grandes investimentos diante do crescente interesse de homens por produtos de estética.
Desde produtos de pele com soluções que parecem mágica até serviços de self-service de beleza (com benefícios de pacotes mensais ou atendimento a domicílio), as possibilidades são infinitas! As redes sociais, inclusive, são agentes potencializadores para a divulgação e o engajamento do público.
5. Aluguel
Os serviços de aluguel são velhos conhecidos do mercado imobiliário. Mas não é somente nesse setor que surgem os bons negócios. Além de imóveis, é possível colocar para locação malas de viagem, aparelhos de videogame, câmeras digitais, entre outros aparatos.
Por meio de uma plataforma online, as pessoas podem fazer os seus anúncios e estipular um preço para as diárias do aluguel. Se você quiser investir em um serviço como esse, só não se esqueça de definir muito bem as políticas do negócio, garantindo que os usuários não sofrerão prejuízos.
6. Coworking
As mudanças nas formas de trabalhar foram também herança da transformação digital. Os profissionais do futuro almejam não apenas bons salários, mas também ambientes que propiciem a sua produtividade. Nessa onda, os escritórios de coworking surgiram como excelentes soluções.
Esses espaços compartilhados favorecem não somente os trabalhadores assalariados que optam por jornadas home-office — os freelancers e autônomos também têm muito a ganhar com isso.
Viu só quantas ideias de negócios inovadores? Muitos empreendimentos facilitam a vida das pessoas, utilizando a tecnologia como grande aliada. Para ter sucesso nessa empreitada, basta escolher a área em que deseja investir e não deixar de estudar o mercado para ter insights valiosos.
Gostou deste conteúdo e quer ter acesso a outros materiais como este? Então, curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as novidades!