Conteúdos
Colocar ideias de negócios em prática no Brasil é uma tarefa árdua. Desde o processo de abertura da sua MEI até o início das operações você gasta muito tempo e dinheiro. Somado a isso, ainda é preciso lidar com os custos da empresa, impostos e contratações.
Para completar, o mercado nacional oscila constantemente, a economia muda do dia para noite e as relações políticas causam grande impacto no comportamento de consumo. Para alcançar o sucesso no meio de tantos desafios, é preciso ter uma ideia boa e saber como executá-la.
Por isso, separamos 4 opções de negócio que você pode investir para começar a empreender já no caminho certo. Confira!
1. Alimentação saudável
O mercado da alimentação saudável e do mundo fitness cresce a um ritmo acelerado. Constantemente vemos novos canais no YouTube falando sobre esse estilo de vida, reportagens na grande mídia mostrando os benefícios da rotina saudável e vários adeptos desses hábitos aparecem a cada dia.
Isso significa, também, que as pessoas estão mais exigentes com a sua própria alimentação. Então, o ramo de alimentação saudável é uma excelente aposta — ainda mais se tiver um público bem segmentado.
Assim, você pode focar em comidas de baixa caloria e alta concentração de proteína para atender ao mercado fitness. Outra alternativa é dar atenção a quem tem alguma restrição alimentar, como diabéticos, celíacos (intolerância ao glúten) e intolerantes à lactose.
2. Consertos e reparos
O mercado de consertos e reparos é outro bastante interessante. No Brasil, as pessoas ainda preferem consertar produtos a comprar novos. Isso se acentua em momentos de crise econômica e redução do poder de compra.
Seja para arrumar uma televisão, ajustar uma roupa ou corrigir o defeito de alguma porta, o consumidor sempre se pergunta se vale a pena comprar um item novo ou se é melhor fazer um reparo.
Dessa forma, com a estratégia certa e o marketing bem trabalhado, empresas que atuam nesse ramo ainda tem um grande espaço para crescer e podem alcançar todo o mercado nacional — talvez até o global.
3. Economia compartilhada
A economia compartilhada é uma das grandes promessas para o mercado do futuro. A ideia é muito simples: a empresa cria um modelo de negócio e ele funciona por meio do compartilhamento de bens e serviços.
A Uber e a Airbnb são excelentes exemplos disso. As companhias criaram o modelo e estruturaram uma plataforma. Depois, os usuários compartilharam seus recursos (carros, apartamentos, casas) e todos os lados saíram ganhando: a empresa, os clientes e as pessoas que tinham bens e agora podem compartilhar.
De acordo com a estimativa da PwC, em 2025 a economia compartilhada movimentará $335 bilhões. Isso é vinte vezes mais que o valor gerado em 2014. Como esse é um mercado em ascensão, excelentes oportunidades ainda podem vir dele.
4. Mercado pet
No Brasil, o número de cães de estimação já superou o de crianças. Atualmente 44% dos domicílios têm ao menos um cachorro, o que dá, em média, 52 milhões de animais, enquanto temos apenas 45 milhões de crianças.
Somado a isso, o número de pets vem crescendo e o total de filhos por casal tem reduzido anualmente. Isso tem acontecido por diversos fatores, mas o importante para este texto é que o mercado pet tem aumentado de tamanho.
o faturamento foi de mais de $ 20 bilhões em 2017 — período de plena crise econômica. Logo, essa é uma área interessante para quem quer começar o primeiro negócio em um ramo que aponta crescimento.
Independentemente de qual dessas ideias de negócios mais chamou sua atenção, lembre-se que o bom planejamento é essencial. É com ele que você garantirá que sua empresa dê certo e seja um verdadeiro sucesso.
Para conseguir isso, você deve saber como fazer a gestão estratégica de negócios. Por isso, recomendamos que leia nosso texto sobre o assunto!