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Para crescer saudável e ter bons resultados, uma empresa precisa de indicadores de performance (KPI) — seja ela uma multinacional, seja uma startup de sucesso. Do inglês Key Performance Indicators, eles nada mais são do que métricas propostas, com objetivos claros, para garantir que a estratégia direciona o negócio ao sucesso.
Com eles, é possível acompanhar de perto o que está dando certo dentro da organização e quais aspectos podem ser otimizados, de modo a conquistar vantagem competitiva no mercado. Mas os benefícios não param por aí.
Quer saber por que os indicadores de performance são imprescindíveis e quais são os principais para adotar em uma estratégia organizacional? Saiba mais neste artigo!
Qual é a importância dos indicadores de performance para um negócio?
Em uma era pautada por tecnologia e inovação, ter um bom controle dos dados que chegam ao negócio é fundamental. Porém, ainda mais importante é saber o que fazer com eles, transformando insights em estratégias decisivas para obter lucros e reconhecimento. Nesse cenário, nem sempre o planejamento reflete esses bons resultados.
Quando a empresa se antecipa aos problemas, ela consegue contorná-los antes que eles impactem negativamente o negócio. Para isso, é preciso que esses indicadores sejam relevantes e mensuráveis.
Para o setor de Marketing, por exemplo, acompanhar quantos visitantes estão chegando ao blog da empresa por meio de busca orgânica e qual é o custo por aquisição de um lead são KPIs de relevância. No entanto, mensurar quantos likes uma publicação recebeu nas redes sociais não traz tantas informações úteis para transformar em oportunidades.
Quais são os indicadores mais importantes?
Existem diversos KPIs que podem ser analisados por um negócio. No entanto, de nada adianta ter dados sobre diversos deles, aumentando os esforços de toda a equipe, sem que eles sejam, de fato, relevantes para as suas estratégias. Além disso, dependendo das escolhas feitas, o que se vê é um retrato equivocado da situação — é o caso do número de likes e curtidas, por exemplo.
Por essa razão, o foco apenas em poucos e certeiros KPIs é o mais recomendado. Confira os tipos existentes e quais são os principais indicadores!
KPIs primários
Esses indicadores são primordiais, pois se relacionam diretamente ao objetivo do negócio. Afinal, eles informam se a empresa está tendo retorno com os seus produtos ou serviços ofertados. Alguns dos exemplos são custo por aquisição de leads, taxas de conversão, receita por compra e receita total.
KPIs secundários
Não pense que, por serem secundários, esses indicadores são menos importantes. Na verdade, eles complementam os insights conquistados pelos primários. Podem ser analisados os assinantes do blog ou da newsletter da organização, o preço médio por transação, o custo detalhado por leads e a origem do tráfego.
KPIs práticos
Para se aprofundar ainda mais nas informações adquiridas com os KPIs anteriores, temos os práticos — que podem ser page rank, tráfego, interações sociais e bounce rate, por exemplo.
Os indicadores de performance são essenciais para as empresas que desejam ter controle de suas tomadas de decisão e, consequentemente, de seu crescimento. Vale lembrar que é preciso fazer um estudo aprofundado para definir quais KPIs se adequam melhor ao seu negócio.
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