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Até pouco tempo, a Inteligência Artificial era vista por muitos empresários e profissionais de marketing digital como uma solução para otimizar processos e potencializar a produtividade unicamente voltada a grandes indústrias e marcas.
Bem, na atualidade, isso já pode ser considerado um mito. Até mesmo pequenos negócios podem se beneficiar desse tipo de solução tecnológica. De maneira geral, a Inteligência Artificial está ficando mais barata, arrojada e a chamada machine learning (aprendizagem de máquina) está transformando setores cruciais das organizações, como é o caso do marketing.
Quer saber como a Inteligência Artificial pode transformar a maneira de o marketing operar em sua empresa e impulsionar os negócios da organização? Então, não saia daqui.
A Inteligência Artificial no Marketing
De acordo com a consultoria alemã de estatísticas Statista, as redes sociais contam com mais de 2,6 bilhões de usuários. Para os negócios, esse número é excelente, pois é provável que todos os seus clientes estejam lá. Mas como alcançá-los de forma rápida, eficiente e certeira?
No presente cenário de transformação digital, a Inteligência Artificial pode ajudar a sua empresa a criar estratégias mais eficazes de marketing e mídia social. Além de fornecer dados confiáveis e reais sobre o perfil de seu consumidor ideal, essa tecnologia pode ajudá-lo a melhorar as jornadas de compra, a maneira como você atrai leads (clientes em potencial) e se relaciona antes, durante e depois da venda.
A Inteligência Artificial permite que os profissionais de marketing criem experiências de consumo altamente personalizadas que custam significativamente menos do que as campanhas tradicionais de alto valor. Toda interação que um cliente em potencial ou efetivo tenha com um produto ou uma solução é utilizada para otimização futura.
Além disso, a Inteligência Artificial padroniza a comunicação, dialoga com os consumidores em tempo real, apresenta a solução exata para aquilo que estão procurando, bem como elimina a ocorrência de erros humanos. Tudo isso proporciona estratégias com alta probabilidade de resultado.
4 exemplos de aplicação prática
Veja a seguir alguns pontos onde aplicar a Inteligência Artificial no marketing.
1. Análise de dados
Um dos exemplos mais úteis da Inteligência Artificial no marketing é a análise de dados. Em razão do grande volume de dados que fica no rastro de todas as interações do consumidor nos meios digitais, é possível saber com precisão qual mensagem atrai quem. O melhor é que isso é feito de forma independente pelos computadores e softwares, em uma escala impossível para um ser humano.
2. Construção de personas
O segredo para criar um perfil verdadeiramente abrangente que determine o seu consumidor ideal está na captura de dados. Os profissionais de marketing digital podem usar as soluções de Inteligência Artificial para incrementar esses perfis, refinar as campanhas e criar conteúdos altamente personalizados.
2. Previsão de negócios
Existem muitos fatores e forças complexos que influenciam o presente e o futuro de um negócio no mercado. Com a Inteligência Artificial, o processo preditivo acontece de maneira acelerada e com elevada eficácia. Isso porque a máquina foi projetada para aprender automaticamente padrões nas diversas entradas de dados e coletar informações mais fidedignas para as mais diferentes métricas.
3. Atendimento ao cliente
Um dos recursos avançados da Inteligência Artificial é a capacidade de analisar grandes blocos de conteúdo e identificar tendências. Isso permite que as marcas interajam diretamente com os consumidores em tempo real por meio de conversas com robôs ou eventos online, fornecendo informações-chave e resolvendo problemas.
A comunicação com os consumidores no “momento decisório” pode influenciar diretamente as decisões de compra. Além disso, a Inteligência Artificial permite o monitoramento desses diálogos para identificar conversas relevantes para um diálogo cada vez mais aproximado do humano.
4. Ferramentas de busca
Os algoritmos em ferramentas de busca conseguem fazer processamento de linguagem natural e pesquisa semântica, que levam aos melhores resultados. Com isso, durante as pesquisas ― seja no Google, seja em um e-commerce ― os usuários obtêm a resposta desejada mais rapidamente e ainda podem ser apresentados a produtos úteis, mesmo que não saibam exatamente o que estão procurando.
Agora que você sabe um pouco mais sobre o uso da Inteligência Artificial no marketing, fique sabendo das novidades e tenha acesso a vários conteúdos exclusivos sobre tecnologia e mercado, seguindo o canal no YouTube e as páginas no Facebook e LinkedIn.