3 tecnologias de inteligência de dados para usar na empresa

4 minutos para ler

Em um mercado cada vez mais saturado e competitivo, com consumidores conscientes e exigentes, surge a inteligência de dados como forma de auxiliar na gestão eficiente de negócios.

Trata-se do processo de gestão criado para sanar as demandas atuais do mercado, utilizando o cenário organizacional altamente conectado, onde milhões de dados são gerados e compartilhados.

No conteúdo de hoje, vamos falar sobre o que é, como funciona e quais os benefícios trazidos pelas tecnologias de inteligência de dados para sua empresa. Confira a seguir!

O que é inteligência de dados?

No mundo totalmente conectado onde vivemos, a todo instante novos dados e informações são compartilhadas por meio de diferentes fontes — muito úteis para a gestão organizacional. No entanto, por mudarem constantemente, pode ser difícil filtrar, analisar e obter informações seguras por elas.

A inteligência de dados, por sua vez, trata-se do processo pelo qual se torna possível organizar dados e informações, depois integrá-los em um sistema capaz de analisar e interpretar o que eles significam no contexto da sua empresa.

A grande vantagem da sua utilização está no fato de que negócios em que a gestão é amparada por dados concretos analisam de maneira assertiva as próprias métricas e conseguem identificar e corrigir falhas mais eficientemente.

Como ela pode ajudar sua empresa?

Os benefícios práticos da inteligência de dados são variados e aprimoram toda a cultura organizacional de um ambiente coorporativo.

Estrategicamente, como já mostramos, a gestão se torna mais assertiva e eficiente. Isso porque as decisões necessárias para o gerenciamento do negócio passam a ser respaldadas de modo lógico e racional, minimizando erros subjetivos.

Em virtude de melhorias na gestão estratégica, a empresa fica mais competitiva, o que garante resultados mais rentáveis, otimizando a margem de lucro da companhia.

O estabelecimento de metas também se beneficia das informações compiladas pela inteligência de dados, uma vez que ela fornece noções seguras para definição e acompanhamento dos processos da empresa.

Geralmente, ao utilizar a inteligência de dados como apoio na gestão estratégica da organização, todo o ambiente organizacional se torna um ecossistema de inovação.

A gestão de dados, por meio de análises preditivas, é capaz de detectar mudanças de comportamento do mercado e tendências de consumo, bem como apontar direções para a busca de inovação.

Quais tecnologias podem ser usadas na sua empresa?

Como todo processo de gestão, o uso da inteligência de dados requer ferramentas tecnológicas para sua implantação adequada. Abaixo, veremos algumas dessas tecnologias presentes no mercado atual.

1. A Google Data Studio

A Google Data Studio é a solução oferecida pela Google para análise de dados: uma plataforma gratuita, que permite reunir informações de múltiplas fontes.

Trata-se de uma ferramenta robusta e uma ótima opção para pequenas e médias empresas que querem começar a fazer gestão de dados e informações em seu negócio.

2. A Domo

A Domo é uma plataforma que busca informações e dados em nuvem, oferecendo recursos que possibilitam a implementação da inteligência de dados personalizada a diferentes setores e funções organizacionais.

Apesar de altamente adaptável, a Domo apresenta instrumentos que visam principalmente atender a CEOs, departamentos de marketing e vendas e outros setores que requerem gestão estratégica.

3. A Dundas BI

Comumente usada para criar dashboards e scorecards, bem como gerar relatórios-padrão, a Dundas BI pode ser adaptada à análise e visualização de dados para diferentes tipos de usuários — avançados ou padrões.

Portanto, consiste em uma excelente ferramenta para utilizar em variados setores de uma empresa, atendendo aos seus tipos de profissionais.

Toda e qualquer empresa pode — e deve — se beneficiar do emprego da inteligência de dados em sua gestão. Há várias ferramentas a se implementar, das mais simples às mais robustas. De modo geral, o importante é a iniciativa de começar.

Gostou do conteúdo e quer se aprofundar na gestão de dados? Considere conhecer nosso curso para analista de dados e sobre Big Data Analytics!

Compartilhe!

Posts relacionados