Internet das Coisas: como o IoT está sendo aplicado nas empresas

4 minutos para ler

No processo de transformação digital dos negócios, uma tecnologia tem ganhado grande destaque: é a Internet das Coisas, também conhecida pela sigla IoT (do inglês, Internet of Things). Segundo recente pesquisa da consultoria KPMG, essa é a ferramenta que mais potencializará o resultado de empresas de todo o mundo até 2023.

Você já está preparado para receber essa inovação na organização em que trabalha? Elaboramos este conteúdo especial para que você saiba um pouco mais sobre o IoT e entenda como utilizá-lo para trazer resultados positivos. Continue a leitura!

O que é Internet das Coisas?

A Internet das Coisas é, basicamente, a conexão de diferentes ferramentas por meio da Internet. Em tempo real, é possível coletar dados, trocar informações e, a partir disso, tomar decisões e agir de forma muito mais ágil. O portal especialista em pesquisas de mercado, IoT Analytics, afirma que já existem mais de 7 bilhões de dispositivos de Internet das Coisas sendo utilizados em todo o mundo.

Qual é a sua aplicabilidade nos negócios?

É possível encontrar exemplos do uso de IoT nos mais diversos setores da economia: da indústria à agricultura, todos desejam otimizar os seus resultados e têm encontrado na transformação digital um bom caminho para isso. Conheça agora alguns exemplos de utilização dessa tecnologia!

Conectando a cadeia logística

Desde 2017, a empresa de logística DHL está utilizando a Internet das Coisas para que motoristas descarreguem suprimentos de forma mais ágil, o que impacta até mesmo na produção das indústrias. Um dispositivo é conectado aos caminhões e os condutores acompanham, em tempo real, quando há um espaço liberado nas docas para que possam se posicionar e fazer as suas entregas.

Controlando a produção

Por meio de sensores e etiquetas RFID, várias indústrias já conseguem ter um maior controle de quantas peças estão sendo produzidas, de quais as máquinas estão precisando de algum tipo de manutenção preventiva, bem como evitam a intervenção humana em zonas de alto risco. Tudo isso não só ajuda a aumentar a produtividade, como também a eficiência de todo o processo produtivo.

Gerando oportunidades para o varejo

Com as mudanças no comportamento do consumidor, que tem se tornado cada vez mais exigente para fazer as suas compras, é imprescindível conhecer as preferências dos seus clientes e do público que ainda pretende alcançar. Supermercados já conseguem acompanhar quais são os horários de maior entrada de clientes e as gôndolas em que eles ficam por mais tempo.

Vale a pena ter essa tecnologia na sua empresa?

As empresas que mais demorarem para implementar novas tecnologias, como a Internet das Coisas, verão os seus negócios perderem vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes. Isso porque os dados têm se tornado algo cada vez mais valioso no mercado e o IoT é uma das melhores formas de conseguir extraí-los de forma mais precisa.

Com essa inovação, você dá a oportunidade para o seu negócio conhecer os números reais que são gerados diariamente, para ser mais estratégico e, por fim, para oferecer os produtos e serviços que realmente atendam às necessidades da população.

A aplicabilidade da Internet das Coisas no mundo dos negócios é surpreendente e, em breve, virão diversas outras funcionalidades para transformar o dia a dia de empresas e consumidores. O importante é começar a ampliar horizontes, estudar as possibilidades e implementar essas inovações também na sua empresa. Afinal, não dá mais para ficar para trás na jornada digital.

Esse assunto interessou a você? Compartilhe o conteúdo nas redes sociais e apresente aos seus colegas essa inovação para os negócios!

Compartilhe!

Posts relacionados