Conteúdos
O setor de franquias faturou quase R$ 170 bilhões em 2020, mesmo com a pandemia da Covid-19. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Por razões como essas, investir nesse tipo de negócio pode ser bom para você.
Contudo, para tomar essa decisão, é necessário analisar muito mais do que o faturamento do setor. Por exemplo, o seu perfil de investidor e objetivos financeiros também devem impactar na sua escolha. Caso contrário, são altas as chances de arrependimento.
Para ajudar você a tomar decisões acertadas, preparamos este post. Continue a leitura e entenda mais sobre o setor de franquias, as vantagens de investir nele e muito mais!
O que é uma franquia?
Primeiro, entenda que esse negócio é um modelo de negócio que possibilita o desmembramento de uma marca para expansão dos negócios. Por exemplo, o proprietário do McDonald ‘s é um franqueador que concede os direitos da empresa ao franqueado, o investidor.
Assim, é possível usar nome, logo, comunicação e demais aspectos da empresa citada para comercializar os produtos. É por esse motivo que essa marca existe em vários pontos físicos, já que há investidores por trás disso.
Como funciona uma franquia?
Para que o modelo de negócio citado funcione, é necessário que ambos envolvidos cumpram com seus direitos e deveres. Afinal, o investidor leva o nome da empresa e precisa se alinhar aos valores dela, já preestabelecidos.
Para isso, existe um contrato firmado, acordado com quem desenvolveu o negócio e transformou ele em franquia. Ao garantir que todas as regras sejam cumpridas, há mais chances de a sociedade ser bem-sucedida e o investimento ter o sucesso almejado.
Quais são as vantagens de investir em uma franquia?
Agora que você já sabe como funcionam esse tipo de negócio, é o momento de compreender as vantagens desse modelo de negócio. A partir disso, fica mais fácil decidir se vale a pena o investimento. Confira!
Menor risco de fracasso
Franquias surgem a partir de empresas e marcas que já deram certo e têm o aval do público. É por esse motivo que quem desenvolveu o negócio decide expandi-lo e procura investidores para isso. Ou seja, são menores os riscos de fracasso ao iniciar esse tipo de empreendimento.
Isto é, ao começar um negócio do zero, existe o desafio de encontrar mercado, satisfazer o público e alinhar diversos outros aspectos. Por outro lado, a franquia já tem todo esse processo finalizado, você só precisa replicar e alinhar para a realidade da localidade. Isso também significa que o investidor deve gastar menos com gestão de crise, comunicação e outros pontos importantes.
Oferecimento de treinamento e suporte
Outra vantagem de investir em uma franquia é explicada pelos treinos e apoio oferecido por ela. Isso ocorre porque o franqueador precisa garantir que a unidade esteja alinhada com a marca e contribua para expansão. Assim, ele deve aprender como estimular o empreendedorismo nas franquias.
Então, a partir do treinamento e suporte, considere que você recebe uma espécie de ‘’fórmula de sucesso’’ para ajudar nas vendas. Esse é outro aspecto que minimiza os riscos de investir em uma franquia. Contudo, não são todas que oferecem isso. Logo, é importante priorizar as que disponibilizam um plano de suporte ao franqueado.
Marketing personalizado
Ao investir em um negócio, adotar estratégias de marketing é sempre um desafio. Afinal, se o empreendimento começou do zero, fica a dúvida de onde divulgá-lo, como fazer isso, qual linguagem adotar etc. Felizmente, ao investir em uma franquia esse processo é facilitado.
Isso porque já existe um plano de comunicação e marketing para a empresa, testado, aprovado e otimizado pelo franqueador. Logo, a sua missão será adaptar tal plano para a realidade da sua franquia, assim como para as diferenças geográficas. Dessa maneira, o marketing fica mais personalizado e com maiores chances de sucesso.
Financiamento seguro
Outro ponto positivo ao investir em uma franquia é que se trata de um patrocínio pouco arriscado. Afinal, além do investimento ocorrer em um negócio cujo sucesso já é comprovado, ele é planejado conforme o perfil e localidade do investidor.
Isto é, o franqueador deve efetuar uma triagem dos investidores para não comprometer a reputação da empresa nas mãos erradas. Essa triagem acontece com base em diversas características, como as já citadas perfil e localidade do franqueado. Tudo isso é importante para minimizar oscilações de fluxo de caixa.
Como escolher a franquia para investir?
Após conhecer as principais vantagens de investir em uma franquia, é fundamental saber como escolher a melhor delas. Para isso, confira algumas dicas a seguir para aderir à franquia ideal!
Faça uma autoanálise
Entenda qual é o seu perfil de investidor, dividido entre conservador, moderado e arrojado. Depois, defina objetivos financeiros. Encontrar essas respostas é indispensável para a escolha da franquia. Junto a isso, saiba o que gosta de gerenciar, quais as condições financeiras para investir etc.
Avalie o mercado
Apesar dos benefícios citados ao longo do texto, todo investimento envolve riscos. Logo, mesmo que estes sejam menores, avalie o mercado para escolher um negócio que minimize tais ameaças. Afinal, isso também varia conforme a região em que a franquia será instalada.
Por exemplo, uma franquia que oferece rodízio de pizza pode satisfazer um grande público. No entanto, existe quem prefira consumir o alimento em delivery ou à la carte. Nesse caso, o investimento tende a não ter lucratividade.
Estude o franqueador
Além da avaliação do mercado, é importante estudar o franqueador para tomar decisões mais acertadas. Por exemplo, ele deve oferecer a Circular de Oferta da Franquia (COF), com informações essenciais para análise do negócio. Esse documento precisa ser entregue pelo menos 10 dias antes da assinatura do contrato.
Ao analisar as informações, certifique-se de não cair em métricas de vaidades, como prêmios recebidos, citação por celebridades e outras. O mais importante é que o negócio tenha lógica. Se necessário, realize um treinamento da franquia para observar tais informações de perto.
Então, entendeu o que considerar ao investir em uma franquia e quais as vantagens disso? Existem muitos negócios de impacto e filantropia que podem ser considerados no investimento. Assim, coloque em prática as recomendações citadas e também o mindset exponencial, que estimula uma visão mais ambiciosa da empresa.
Quer continuar de olho em nossas atualizações de conteúdo? Nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!