Conteúdos
A cada dia, as empresas estão buscando novas soluções para reduzir custos operacionais e crescer de maneira sustentável. Pensando nisso, o conceito de lean startup ou lean business ganhou destaque nos modelos de negócio. As vantagens vão desde a redução de riscos e custos até o aumento da rentabilidade.
A metodologia foi introduzida pelo empreendedor Eric Ries e mostrada em seu livro Lean Startup (A Startup Enxuta). No entanto, o conceito surgiu há muitos anos em fábricas japonesas, por volta de 1950. O autor se apoia no modelo de produção industrial chamado de Sistema Toyota de Produção.
Fique conosco neste artigo, pois preparamos tudo para você entender mais sobre tal metodologia, como funciona e de que forma aplicá-la em seu negócio para tornar processos mais ágeis, diminuir custos e gerar crescimento!
Afinal, o que é lean startup?
Como o nome sugere, trata-se de uma metodologia enxuta muito usada pelas startups em meio à transformação digital, mas que está sendo adotada por empreendimentos de vários portes. A proposta é testar o modelo de negócios antes de lançá-lo no mercado com aplicação em grande escala. Assim, é possível evitar desperdícios de custos, recursos e tempo.
As estratégias usadas na metodologia lean são fundamentais para o bom funcionamento de uma startup, a redução de gastos e a produtividade alta nos projetos.
Como funciona esse modelo?
O lean startup se baseia em testar a aplicabilidade do modelo de negócio. Um de seus pilares é o produto mínimo viável — conhecido também como Minimum Viable Product (MVP). A estratégia consiste em lançar um produto no mercado, mas sem estar completamente concluído, ou seja, em fase de testes e aprimoramento.
É criado um mínimo necessário do produto para expor ao público e a possíveis investidores. Com isso, o empresário consegue avaliar a aceitação dos clientes e realizar mudanças conforme as necessidades e demandas apresentadas. Ainda, outros termos são comuns nessa estratégia. Veja quais são:
- product x market fit: prioriza o foco no cliente e o encaixe entre o produto desenvolvido e as necessidades do mercado;
- pivotar: termo que indica uma mudança radical no produto ou modelo de negócio. É realizada quando não se obtém bons resultados, realinhando a estratégia com a realidade do cliente ou do mercado.
Quais são as suas vantagens?
Suas vantagens são o crescimento sustentável da empresa. Ao utilizar o conceito de lean startup, não é necessário forçar o seu financeiro para lançar novos produtos e desenvolver novos negócios. Os passos são dados lentamente, um de cada vez, à medida que forem gerando resultados.
Seu custo operacional é baixo, a metodologia lean trata-se de negócios enxutos e econômicos, eliminando despesas desnecessárias e acabando com o desperdício dentro das empresas.
O crescimento de empresas com a metodologia lean é outro ponto muito positivo e importante. Isso ocorre de modo recorrente, pois os gestores estão em constante mudança e evolução nos negócios. Além disso, a produtividade da equipe costuma ser sempre na mais alta intensidade. Portanto, não pense duas vezes antes de empregar as estratégias da metodologia lean na sua startup.
Como aplicá-lo na gestão da empresa?
Como mostramos, é importante testar o modelo de negócio. Há diferentes formas de mensurar resultados e verificar a sua aplicabilidade por meio de testes A/B, protótipos e pesquisas de interesse do público.
Empregar uma metodologia na empresa não é tarefa tão simples, é necessário uma série de mudanças em alguns processos e ferramentas que antes eram feitos de maneira diferente.
A seguir, confira algumas ferramentas fundamentais para implantar a metodologia na gestão de projetos da sua empresa e aproveitar os resultados do método.
Use a metodologia Canvas
O Canvas é uma ferramenta voltada para a criação e o desenvolvimento de modelos de negócio — mostrando como a empresa pode inovar e criar valor aos seus clientes e para o mercado. As ideais são apresentadas, adaptadas e reestruturadas para obter o melhor resultado.
Trata-se de uma das soluções mais eficientes e simples para que empresários consigam visualizar e administrar planejamentos estratégicos dentro do seu negócio.
O principal objetivo do Canvas é estruturar todo o modelo de negócios da empresa de modo simples e prático, oferecendo uma análise organizada e inteligente.
Com o Canvas, é possível ter um mapa visual feito com a utilização de cada um dos pilares da sua empresa e tornar a visão de negócios cada vez mais prática.
Invista em estratégias ágeis
Aplicar metodologias ágeis como XP e Scrum permite o aprendizado por meio de feedbacks dos clientes, percebendo o que está dando certo ou não. Isso auxilia nas correções e evita desperdício de recursos e de tempo, pois o produto é desenvolvido de maneira incremental e interativa.
O desenvolvimento ágil possibilita mais colaboração entre os funcionários que trabalham juntos. Faz total diferença no crescimento da empresa esse conjunto e empenho em busca de melhores soluções para a resolução de problemas e objetivos.
A comunicação também ganha um grande aliado na metodologia de desenvolvimento ágil. Ela estabelece sempre conversas claras e objetivas sobre determinado assunto, evitando distrações e sempre cara a cara.
Isso favorece todos os envolvidos no projeto e oferece mais produtividade na procura pelo objetivo final.
Aposte na elaboração do MVP
Ao elaborar o MVP, cria-se um protótipo do modelo de negócio utilizando o mínimo de recursos, contudo, mantendo um padrão de qualidade. Isso evita que empreendedores se arrisquem ao lançar algo novo em grande escala sem ao menos saber se ele será aceito no mercado, gerando prejuízos financeiros e impedindo o progresso da empresa.
O MVP é uma série de testes feitos com o objetivo de validar e garantir a viabilidade do negócio. Com tais testes, é possível ter a garantia de que todos os investimentos realizados serão suficientes e analisar os recursos mínimos para manter o projeto funcionando.
Faça a elaboração do MVP na empresa para ter total controle sobre os processos dela, diferenciar os custos indispensáveis e dispensáveis e calcular o balanço financeiro.
Não se esqueça de mensurar os resultados
Após estabelecer o MVP na sua empresa, é preciso ajustar e aprimorar o modelo desenvolvido. Para que isso aconteça, são utilizadas métricas de desempenho, aceitação, causa e efeito. O teste A/B consiste em oferecer versões de um mesmo produto a diferentes grupos e em um determinado tempo. A partir do desempenho, a empresa define a melhor alternativa para ser utilizada.
As mudanças acontecem a todo tempo, e novas estratégias, como o lean startup, surgem para atender às demandas de mercado. Com isso, as empresas buscam inovar e procurar profissionais que apresentem habilidades necessárias e mindset empreendedor. Com esse perfil, tais funcionários conseguem alcançar grandes resultados e escalar a sua empresa cada dia mais.
Se você quer ter uma startup de sucesso, que venha a evoluir e se tornar uma grande empresa no futuro, contar com essas estratégias nos setores da sua empresa é fundamental. Não deixe de aplicar as metodologias citadas no texto na sua ideia.
Contar com cursos e especializações na área é fundamental para se manter atualizado e criar diferencial competitivo dentro do seu negócio, e a aplicação da lean startup auxilia bastante nisso.
Gostou do assunto? Quer mais conteúdos como este, ou está buscando capacitação na área? Siga nossas redes sociais para receber mais todos os dias. Estamos no Facebook e no LinkedIn.