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Uma liderança empresarial não deve ter somente a habilidade de delegar tarefas. O chamado líder do futuro precisa de algumas soft skills, que são competências de natureza emocional e social. Elas fazem parte, obrigatoriamente, de qualquer perfil de líder e são essenciais para o bom andamento dos negócios, tais como visão sistêmica, conhecimento multidisciplinar, pensamento resolutivo e proatividade.
As capacidades de comunicação e de controle emocional também são fundamentais para uma boa gestão em negócios e das equipes. Além disso, a pandemia do novo coronavírus pegou muitas empresas de surpresa, exigindo a necessidade de antecipação e de adaptação por parte dos gestores.
Pensando nisso, elaboramos este artigo com algumas das principais características do líder do futuro nas organizações. Continue a leitura e saiba quais são elas!
Ter habilidades sociais é uma das marcas mais procuradas entre os líderes do futuro. Isso porque a capacidade de um bom relacionamento interpessoal está entre as soft skills dos profissionais que estão à frente de equipes — sendo extremamente valorizada no mercado.
Saber ouvir os subordinados é fundamental para quem é um bom especialista em gestão de pessoas. Além disso, as habilidades sociais reforçam a cultura do feedback, visto que os canais de comunicação devem permanecer abertos entre todos.
A forma de comunicação do líder do futuro deve ser gentil, eficiente e imparcial. Por outro lado, os líderes sem habilidades sociais, que não conseguem se comunicar, são considerados arrogantes pelos seus subordinados.
Inteligência emocional
A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e lidar com os seus sentimentos e os da sua equipe. Um chefe com essa habilidade consegue manter o equilíbrio diante das adversidades do dia a dia, assim como estão sempre abertos ao diálogo para receber críticas, sugestões e reclamações. Também apresentam esperteza para resolver problemas e conflitos.
Manter o controle das emoções sob fortes pressões é essencial ainda para preservar a produtividade e estimular equipes diante dos maiores desafios empresariais. Afinal, a postura desequilibrada do líder influencia de maneira negativa os colaboradores, o que reflete nos lucros da empresa.
Antecipação do cenário
Uma das capacidades do líder do futuro é a da antecipação. Isso não quer dizer que a liderança adivinhe o futuro. O que as lideranças mais preparadas têm é a capacidade de analisar as situações presentes e enxergar o que vem à frente.
Isso significa que os líderes estão atentos a tudo e têm alta capacidade de análise, além de visão estratégica. Eles têm plena consciência das metas da organização e sabem o que é mais importante para os projetos do negócio. Durante a pandemia, por exemplo, essa capacidade foi de grande valia para que as empresas pudessem planejar suas atividades a fim de sobreviverem ao isolamento social.
Proatividade e agilidade
Lideranças proativas, dinâmicas, ágeis e colaborativas são as mais procuradas pelas organizações. A proatividade é uma característica determinante, visto que aumenta o engajamento da equipe e permite o alcance dos resultados superiores aos dos líderes autocráticos e com mais eficiência.
O conjunto dessas qualidades faz parte da chamada cultura maker. Essa modalidade de cultura empresarial forma colaboradores dispostos a construir e a reformular o que é necessário com suas próprias mãos. A cultura maker, quando é presente no comportamento do líder do futuro, é estimulada entre todos os subordinados. O conceito traz benefícios às empresas, como dinamismo, agilidade, comunicação e redução de custos.
Capacidade de inovação
Outro desafio dos líderes é manter a inovação contínua nas empresas. Por essa razão, o líder do futuro investe na cultura da inovação e da criatividade, descentraliza as decisões e promove a autonomia da equipe.
A liderança deve estar constantemente atenta às tendências com o intuito de preparar o capital humano da empresa. Afinal, adaptar-se ao que o mercado oferece é abrir a sua empresa a novas soluções.
Além disso, os colaboradores precisam se preparar adequadamente para as novidades — implemente-as apenas quando tiver certeza de que haverá adaptação por parte dos profissionais.
Aprendizagem contínua
O líder do futuro deve estar sempre bem informado e, inclusive, conhecer o valor das informações. Hoje em dia, quem tem informação, tem tudo. Além disso, em tempos de mudanças constantes, é necessário se reinventar permanentemente e garantir que o potencial de sua equipe esteja em desenvolvimento.
Dessa forma, o ideal é buscar o aprendizado contínuo e as informações certas para utilizá-las de forma eficaz. Cabe ressaltar que essa habilidade pode ser desenvolvida em treinamentos e cursos de especialização, que oferecem conhecimentos teóricos ajustados à realidade do mercado atual.
Atualização constante
Como dito, o líder do futuro está sempre em busca de aprendizado e evolução constante para se adaptar às tendências da sua área e fazer as mudanças necessárias em sua equipe. Essa é a melhor forma de desenvolver novas habilidades, atualizar-se conforme as inovações do mercado, promover o networking e trocar experiências.
Ao investir em atualização e treinamento, é possível abrir novas oportunidades para a organização, com a adoção de métodos e tecnologias a fim de aperfeiçoar os processos operacionais. Afinal, quando o gestor acompanha as inovações, ele consegue investir em recursos que podem ampliar a performance e a produtividade da equipe.
Resolução de conflitos
A dinâmica dos negócios e a pressão por resultados, inevitavelmente, faz com surjam conflitos no ambiente de trabalho ou outros problemas complexos. Nesse caso, o líder do futuro deve exercer o papel de gerenciador de conflitos.
Cabe a ele mediar os argumentos das partes envolvidas de modo a solucionar o impasse e amenizar o clima do ambiente, possibilitando que os colaboradores continuem desempenhando suas funções.
Para mediar os conflitos com maestria, é fundamental que o líder saiba separar as questões disfuncionais e funcionais, tratando-as de acordo com seus respectivos motivos e grau de intensidade.
Neste contexto, uma das atitudes imprescindíveis do líder do futuro é ser capaz de usar o conhecimento dos integrantes da equipe, valorizando a contribuição de cada um. Para isso, é preciso manter uma comunicação alinhada e um bom clima organizacional, em que todos possam colaborar e se ajudar.
O perfil acima deve caracterizar a atuação do líder do futuro. As habilidades sutis vão além das capacidades técnicas e permitem uma boa gestão de pessoal. As competências de comunicação e o controle emocional das chefias é que vão manter a motivação e a produtividade durante as crises.
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