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Lealdade, credibilidade e melhores vendas. Esses são apenas alguns dos benefícios quando se conta com o mapa da jornada do cliente. Afinal, com tal estratégia, você conhecerá o caminho que seu público percorre na sua empresa para guiar, da melhor forma, a decisão de compra.
Quer entender melhor como funciona a jornada do cliente e de que modo aplicar o modelo ideal para você? Então leia este post até o final e descubra por que esse fator é crucial em melhorar a experiência do cliente e contribuir no crescimento dos negócios. Acompanhe!
O que é mapa da jornada do cliente?
É uma estratégia de marketing no mundo empresarial, a qual permite conhecer toda a trajetória do consumidor, as dores e as necessidades dele para contribuir com a melhor decisão de compra.
Quando você faz um mapeamento detalhado, consegue responder os principais questionamentos, como os problemas em relação à sua marca, fatores que dificultam as conversões, assim vai proporcionar a melhor experiência ao público.
Como funciona?
A jornada do cliente funciona em cinco etapas essenciais. Confira quais são:
- aprendizado ou descoberta — é quando o cliente ainda não tem total conhecimento das soluções apresentadas pelo seu negócio, produto ou serviço;
- reconhecimento do problema — nesse estágio, começa a compreensão de que há uma dor, mas também uma solução possível que será o seu produto ou serviço;
- consideração da solução — quando o cliente já entende que existe uma solução e está em busca de que atendam a sua necessidade;
- decisão de compra — fase de conversão na qual o cliente decide efetuar a compra do seu produto ou serviço;
- relacionamento e fidelização — momento em que se trabalha para manter a proximidade ao público, favorecendo mais possibilidades de vendas futuras.
Qual é a sua importância para o negócio?
O principal intuito do mapa da jornada do cliente é trazer mais conversões de vendas dos produtos e serviços da sua empresa, sendo um verdadeiro aliado no empreendedorismo digital. Entenda com detalhes os principais pontos abordados a seguir.
Experiência
Com o mapeamento eficaz, será possível encontrar falhas na jornada e corrigi-las. Isso contribuirá para o crescimento contínuo do seu negócio e o aproveitamento, da melhor forma, dos pontos fortes para a gestão de experiência do cliente.
Satisfação
Esse fator é a chave para o sucesso dos negócios. De acordo com uma pesquisa realizada pela RigthNow, cerca de 85% dos consumidores estão dispostos a gastar 25% mais em empresas para terem um atendimento melhor. E essa é a essência do mapa da jornada: guiar até a compra e trazer satisfação garantida.
Planejamento
Organização é outro ponto crucial para o mapeamento. Nessa etapa, avalia-se conforme os dados já disponíveis pelos processos de compra e comportamento de usuários, a fim de delimitar a estratégia de maneira eficiente. Uma outra modalidade que pode ajudar nessas questões é o Customer Centric.
Como criar um mapa da jornada do cliente?
Para fazer o mapa para o seu negócio, separamos os principais pontos que trarão uma visão mais ampla para melhores vendas. Tome nota:
- definir objetivos com clareza;
- elaborar uma persona;
- levantar parâmetros com informações já obtidas de vendas anteriores;
- delimitar o tempo para a jornada;
- utilizar estratégias como customer experience;
- identificar os pontos de contato como redes sociais, blogs, e-mails etc.
Portanto, contar com o mapa da jornada do cliente será crucial para resultados cada vez mais escalares às vendas e para a fidelização. Domine essa estratégia e tenha mais controle do seu negócio.
O post sobre esse tema foi esclarecedor e quer saber mais sobre como implementar estratégias de autodesenvolvimento na sua carreira profissional? Então, assine nossa newsletter gratuita agora mesmo e aprimore seus conhecimentos!