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Investir no marketing pessoal é uma maneira de tornar os seus projetos mais conhecidos e as percepções sobre eles mais positivas. Isto é, imagine a sua imagem como uma vitrine de loja que precisa ser atraente para que o público pare para olhar.
Após captar a atenção dele, é necessário despertar o interesse pela entrada no estabelecimento e, por fim, a aquisição dos produtos vendidos. Por exemplo, o seu objetivo é trabalhar o marketing pessoal para melhorar a posição no mercado de trabalho? A atração do público pode levar à contratação dos seus serviços.
Então, quer saber mais sobre o assunto e como usá-lo a seu favor? Continue a leitura!
O que é marketing pessoal?
Tal conceito refere-se ao conjunto de técnicas e estratégias adotadas para melhorar a imagem de alguém diante de um público específico. Este pode ser clientes, fornecedores, colegas de trabalho ou gestores. Em outras palavras, é como se o seu desempenho fosse exaltado.
Qual é a importância do marketing pessoal?
O conjunto de estratégias e técnicas mencionadas pode elevar a visibilidade de alguém. Isso é importante porque quem não é visto, não é lembrado. Já ouviu essa expressão popular? Então, ao ser notado, suas chances de contratação e a realização de outros objetivos profissionais aumentam.
Além disso, como não basta ficar mais visível, o marketing pessoal também enfatiza as qualidades e os diferenciais. Logo, existe mais confiança do público em contratar seus serviços, indicar seu trabalho, renovar contratos profissionais etc. Saiba mais sobre os benefícios oferecidos a seguir!
Crescimento pessoal
As estratégias aprendidas com o marketing ensinam os indivíduos a terem cuidados com a imagem pessoal. Afinal, trata-se do cartão de visitas. Isso inclui:
- vestimentas usadas em cada ambiente;
- tom de voz adotado;
- linguagem corporal.
Naturalmente, esse aprendizado também contribui para o crescimento pessoal. Isso porque as pessoas entendem como se portar em diferentes contextos, o que é útil para tornar as relações sociais mais leves e saudáveis.
Crescimento profissional
O objetivo da adoção dessas estratégias é construir autoridade para o indivíduo. Assim, ele consegue fidelizar clientes, aumentar o nível de confiança com o público, fortalecer relacionamentos e muito mais. Todos esses benefícios ajudam a alavancar a carreira.
Como fazer marketing pessoal?
Para utilizar adequadamente as técnicas e estratégias, existem diversas dicas que podem ser adotadas. Confira:
- construa presença digital — investir em canais virtuais, como sites, blog, redes sociais profissionais e outros é uma maneira de elevar a visibilidade do seu trabalho;
- participe de eventos de mercado — isso torna o seu trabalho mais visível e amplia o networking;
- gere conteúdo relevante — crie materiais alinhados com os interesses do público para publicar como parte da comunicação corporativa;
- saiba o que não postar virtualmente — algumas exposições exageradas podem ser desnecessárias e prejudicar sua imagem, principalmente nos canais profissionais.
Como visto, o marketing pessoal ajuda no crescimento pessoal e profissional dos indivíduos. Para isso, é essencial que ele seja bem aplicado, como ao garantir presença digital, produzir conteúdo alinhado com as demandas do público e muito mais. Assim, a sua vantagem competitiva também é ampliada.
O nosso post sobre marketing pessoal foi útil para sanar suas dúvidas? Assine a newsletter e fique por dentro dos próximos conteúdos!