Mentoria de carreira: o que é e como pode ser útil?

4 minutos para ler

Ao longo de nossa vida profissional, é muito comum nos depararmos com questionamentos a respeito do melhor caminho a seguir. A mentoria de carreira pode ser bastante útil se você está passando por essa fase. Seja por uma oportunidade de mudança de emprego inesperada, por um descontentamento com sua atual posição ou por não saber como obter desenvolvimento profissional .

Para que você entenda o que significa a metodologia da mentoria de carreira, como ela pode auxiliar em tomadas de decisão mais assertivas e como encontrar o melhor mentor, siga conosco na leitura deste artigo!

O que é uma mentoria de carreira?

A mentoria de carreira é uma abordagem que ajuda indivíduos a perceberem a trajetória profissional e traçarem estratégias para a conquista de metas e objetivos.

O que pode incluir desde a construção de um planejamento de educação continuada para aquisição de mais habilidades e conhecimentos, a busca por um novo emprego ou nova oportunidade profissional e até mesmo a transição de carreira.

Nesse sentido, a mentoria de carreira pode ser utilizada em qualquer fase da vida profissional. Além disso, como as organizações estão cada vez mais complexas, já não existe aquele critério de ascensão mais linear, como antigamente. Isso exige de cada colaborador realizar diversos movimentos para ampliar a própria experiência e se preparar para uma função maior.

Logo, ser estratégico em relação aos movimentos de carreira é mais importante do que nunca, motivo pelo qual a mentoria de carreira se tornou valorizada. Alguns dos principais tipos são:

  • desenvolvimento de liderança;
  • imagem profissional;
  • mentoria de talentos ― ajuda profissionais a trilharem os rumos nas carreiras;
  • mentoria executiva ― para desenvolvimento de habilidades em altos cargos de gestão;
  • mentoria onboarding ― para profissionais que estão iniciando um novo trabalho;
  • transição de carreira e recolocação profissional.

Como a mentoria de carreira pode ajudar?

A mentoria de carreira utiliza várias técnicas de desenvolvimento comportamental que permitem ao profissional construir uma mentalidade de crescimento e saber quais passos dar para atingir os próprios objetivos.

Essas técnicas incluem Programação Neurolinguística (PNL), Coaching, Outplacement (metodologia oriunda do RH para capacitar profissionais demitidos de uma empresa para sua reinserção no mercado), Design Thinking (abordagem para solução de problemas e planejamento com foco na inovação), entre outras.

Com elas, o profissional vai conquistar autoconhecimento e uma visão crítica do cenário onde se encontra atualmente e para onde deseja migrar. Dessa maneira, será possível traçar um planejamento consistente, com as estratégias de ação mais adequadas ao que deseja.

Como conseguir uma boa mentoria de carreira?

Existem muitos programas de mentoria de carreira, alguns ligados a empresas, outros comandados por consultores individuais. Seja qual for sua escolha, o passo inicial para encontrar um bom mentor é reconhecer seu próprio propósito como mentorado.

Feito isso, considere os seguintes pontos para seu mentor:

  • experiência e formação: procure mentores que floresceram na carreira e desenvolvem um trabalho amparado por técnicas consagradas;
  • compatibilidade: procure profissionais com valores semelhantes aos seus, já que você precisa se sentir confortável com as propostas sugeridas;
  • didática: certifique-se de que o mentor utiliza uma didática consistente e se comunica de maneira clara;
  • acolhimento: embora o relacionamento seja uma via de mão dupla, com o mentorado você precisa ter a certeza de que o profissional esteja realmente disposto a investir tempo e esforço em ajudar você.

Encontrando o profissional ideal para seu perfil, as chances de a mentoria de carreira funcionar aumentam significativamente. Veja alguns resultados que você conquistará:

  • aprenderá com a experiência do mentor;
  • alcançará uma visão holística de sua performance profissional;
  • aumentará significativamente o autodesenvolvimento geral;
  • exercitará pensamento crítico e autonomia em decisões;
  • evitará decisões equivocadas que estagnam ou afastam você de sonhos e objetivos.

Se você está sentido que precisa tomar um novo rumo profissional, considere participar de uma mentoria de carreira, pois ela encurtará seu caminho de autodescobertas.

Como você percebeu, o sucesso profissional está muito ligado à maneira como gerimos nossa mente. Então fique conosco mais um pouco e confira este outro artigo sobre como superar as crenças limitantes e ser um bom profissional.

Posts relacionados