Método GTD: aprenda a se manter organizado

3 minutos para ler

O método GTD (Getting Things Done) vai além de organizar as tarefas, trazendo mais clareza mental e espaço para pensar. Com isso, você planeja melhor todas as etapas e toma decisões mais acertadas, à medida que tem acesso às informações importantes no momento em que precisa.

O GTD gerencia projetos — não apenas no campo profissional, como também no pessoal, de forma que você tenha mais bem-estar e equilíbrio psicológico para enfrentar os desafios do dia a dia. Um dos objetivos do método é permitir que a mente esteja livre para criar oportunidades.

Quer saber mais sobre o método GTD? Continue a leitura e entenda!

Afinal, o que é o método GTD?

O Getting Things Done é um método que ajuda as pessoas a organizarem suas atividades e terem um maior controle da sua rotina. Por isso, a ferramenta é muito eficiente para ajudar com a produtividade pessoal.

A metodologia não promete transformar a vida de qualquer pessoa em pouco tempo. Na verdade, o indivíduo deve se envolver no processo até aprender os princípios do GTD. Como a adaptação é progressiva, o aprendizado tende a ser permanente.

Para que a técnica seja aplicada com sucesso, é importante criar um modelo mental. Primeiro, devemos conhecer e nos acostumar com as bases do modelo e, depois, é possível partir para a implementação do método.

Como ele é aplicado?

É necessário criar alguns hábitos para que a metodologia seja efetiva. Os principais pontos a seguir são:

  • capturar: aqui, a ideia é anotar tudo o que você precisa realizar a curto e médio prazo para que a mente possa focar no que realmente importa;
  • esclarecer: nesse momento, você deve retomar as anotações e analisar cada item para definir se é necessário agir ou não sobre aquele item;
  • organizar: essa etapa se refere a definir listas com o momento mais adequado para executar cada tarefa;
  • refletir: periodicamente, é necessário revisar e atualizar todas as obrigações para criar uma perspectiva diferente sobre suas definições;
  • engajar: o objetivo da última etapa é que você esteja pronto para se dedicar às tarefas daquele momento, sem que nada distraia a sua atenção.

Quais são seus benefícios?

Os principais benefícios de aplicar o método no seu dia a dia são:

  • fomenta a criatividade: quando você permite que sua mente esteja sem nenhuma preocupação causada pela falta de organização, você tem mais espaço para ser mais criativo e pensar em novos projetos;
  • aumenta a produtividade: ao gerenciar melhor seu tempo, você passa a realizar as tarefas de forma qualitativa e quantitativamente superior, tornando-se mais produtivo;
  • melhora a concentração: por montar um sistema confiável, sua mente se liberta de distrações. Tudo o que for superficial ou irrelevante é deixado para depois, de modo que você pode focar no que realmente importa no momento.

O método GTD é uma ferramenta de organização simples, acessível e que fornece ótimos resultados em termos de produtividade. Quando você mantém o foco e está comprometido a alcançar novos níveis de trabalho, consegue melhorar seus desempenho e garantir o sucesso profissional!

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades! Estamos no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Compartilhe!

Posts relacionados